SAÚDE

O que é necessário para manter a boa imunidade?

Combinar vitaminas e minerais favorece o funcionamento do sistema imunológico em adultos e crianças  

O que é necessário para manter a boa imunidade? O que é necessário para manter a boa imunidade?
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Durante a pandemia, o mundo tem observado uma mudança radical de costumes e hábitos e a acentuada preocupação das pessoas em relação à saúde e principalmente nos cuidados para manter uma boa imunidade.  

"Combinar vitaminas e minerais favorece o funcionamento do sistema imunológico e isso vale para adultos e crianças. Essa combinação deve estar presente na alimentação. Vitaminas C, D e E, além de zinco e selênio são fundamentais, mas quando a quantidade não supre a necessidade diária, a suplementação pode ser uma excelente opção, desde que seja orientada por um médico", comenta o Dr. Daniel Magnoni, chefe de nutrologia do Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo.  

Com o delicado momento atual da pandemia, as restrições e o distanciamento social, as atividades cotidianas voltaram a ser feitas em casa, sobrecarregando consideravelmente as pessoas. E manter uma rotina atribulada é uma das grandes vilãs da dieta saudável.  

"Com as atividades em casa é mais difícil manter uma dieta rica em alimentos que forneça as necessidades diárias das principais vitaminas e minerais. Esse é o cenário ideal para a suplementação, que se mostra eficaz e muito prática, inclusive com opções em gomas mastigáveis que podem ser consumidas sem água", comenta Dr. Magnoni.  

 

O que não pode faltar?

 

Vitamina C - Muito importante na função dos leucócitos, que formam as defesas do organismo, por isso tem o papel de auxiliar com a imunidade e disposição. (1)  

 

Vitamina D - Importante regulador do sistema imune e auxilia com a absorção de minerais como o cálcio, fundamental na formação de ossos e dentes. (1)  

 

Vitamina E - É uma das vitaminas em que a suplementação em concentração acima da recomendada contribui positivamente com a função imune. (1)  

 

Selênio - Essencial para o sistema imune, tanto inato quanto adquirido, com papel fundamental no equilíbrio de oxidação-redução e proteção do DNA. (2)  

 

Zinco - Auxilia no funcionamento do sistema imunológico, cicatrização de ferimentos, além de fortalecimento de unhas e cabelo. (3)  

 

Referências  

• Nutrição e imunidade no homem; Sandra Gredel  

• Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Selênio / ILSI Brasil; Cristiane Cominetti, Graziela Biude Silva Duarte e Silvia Maria Franciscato Cozzolino  

• Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Zinco / ILSI Brasil; Cristiane Cominetti, Bruna Zavarize Reis e Silvia Maria Franciscato Cozzolino  

Informações para imprensa  

Target Estratégia em Comunicação  

Italo Genovesi - italo@targetsp.com.br  

Ronald Nicolau - ronald@targetsp.com.br  

Comentários