SUPLEMENTOS

Artigo - Beta-alanina: O suplemento que pode melhorar seu pré-treino

Este aminoácido retarda a fadiga muscular e é utilizado para melhorar o desempenho dos atletas nos treinamentos

Artigo - Beta-alanina: O suplemento que pode melhorar seu pré-treino Beta-alanina: O suplemento que pode melhorar seu pré-treino
Crédito: BANCO DE IMAGENS

*Por Eduardo Rauen - Nutrólogo e Médico do Esporte  

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou, no fim do ano passado, a comercialização da beta-alanina no mercado nacional. Este aminoácido retarda a fadiga muscular e é utilizado para melhorar o desempenho dos atletas nos treinamentos.

A beta-alanina diminui a acidez muscular ao induzir o aumento de concentrações de carnosina, substância que gera maior resistência ao cansaço e eleva a força do músculo, com muitos benefícios nos exercícios de alta intensidade.

 

Com a liberação da substância no Brasil, beta-alanina reforça a lista de suplementos com comprovação científica utilizados para ganho de performance. Neste rol já temos a cafeína, o bicarbonato de sódio, o nitrato e a creatina.

 

Até novembro de 2020, a beta-alanina era classificada como medicação no país e sua venda não poderia ser realizada sem prescrição médica. Agora, a indústria de suplementos já tem a permissão para incluir a substância em seus produtos. Já existem várias opções no mercado, mas vale a orientação para que o consumidor confira no rótulo se há aprovação da Anvisa e tenha certeza da procedência do produto, para evitar substâncias de origem clandestina.

 

A beta-alanina é responsável pela sensação de “pinicar” e pode causar formigamento na pele, efeito transitório, que não apresenta riscos.

 

Algumas fórmulas prontas disponíveis já misturam cafeína e beta-alanina, e podem ser usadas nos pré-treinos. Essa orientação vale, principalmente, para quem não tem problemas com sono ou doenças cardíacas. Alguns pacientes que utilizam a cafeína relatam problema de insônia e devem evitar toma-la depois das 16h. Para quem já utiliza cafeína ou toma muito café, é possível usar o aminoácido separado, para auxiliar no ganho de performance.

 

Por isso, é sempre imprescindível a indicação do médico ou de nutricionista para prescrever o que é adequado para cada atleta, segundo o perfil do treino e do organismo, para que tenha melhor proveito dos suplementos.

 

*Eduardo Rauen é nutrólogo e médico do Esporte (CRM-SP 108133)

Comentários