ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Artigo: Nutrição Esportiva

A nutrição esportiva está voltada para atletas de alto rendimento e para praticantes de atividade física

Artigo: Nutrição Esportiva Nutrição Esportiva
Crédito: BANCO DE IMAGENS

*Por Andréa Marim - Nutricionista clínica e funcional

 

Nutrição esportiva é a área da nutrição que estuda a relação entre o alimento e a prática de atividade física e o esporte, com objetivo de melhorar a performance/ desempenho e também otimizar a recuperação pós-exercícios. A nutrição esportiva está voltada para atletas de alto rendimento e para praticantes de atividade física.  

O esforço físico pode provocar alterações fisiológicas e desgaste nutricional do atleta, por isso, é preciso fazer a correta compensação, por meio dos alimentos ou suplementação, tendo como objetivo melhorar sua performance, rendimento e recuperação.  

A nutrição esportiva também é voltada para praticantes de atividade física 'esportistas', que buscam melhorar seu rendimento, sua saúde e modificar sua composição corporal, assim como ganhar massa muscular, perder gordura corporal e trabalhar a saúde cardiovascular .

Os principais atributos do nutricionista esportivo são:

 

• Avaliar a composição corporal;

• Elaborar dieta para treinamento: o plano alimentar de quem pratica atividade física ou de um atleta deve ser diferenciado e individualizado, de acordo com o tipo de exercício executado respeitando carga, intensidade, frequência;

• Estratégias para competições, desenvolver planos para hidratação;

• Incluir auxílios ergogênicos (suplementação) e nutricionais obtidos através da alimentação.

 

Fonte: Andréa Marim – CRN 15233 - Nutricionista clínica e funcional, pós-graduada em nutrição esportiva, realiza acompanhamento clínico com esportistas de diversas modalidades, com objetivo de melhorar composição corporal, performance e rendimento. Dedica-se, também, ao atendimento nutricional personalizado para crianças e adultos em geral, voltado para a reeducação alimentar, emagrecimento, melhorando a qualidade de vida, através da nutrição funcional.

Comentários