Basta as temperaturas subirem para usarmos roupas mais leves ou que deixam o corpo mais à mostra. Nesse momento, é comum surgir aquela preocupação com o peso e a silhueta e, então, começa uma corrida contra o tempo para enxugar alguns quilinhos a mais durante o verão. Confira algumas dicas da nutricionista Carolina Pimentel, membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife Nutrition do Brasil, para acelerar esse processo:
1- Beba mais água e chás
Consumir líquidos é imprescindível para manter o corpo hidratado e eliminar toxinas que possam atrapalhar o emagrecimento. "Fora que a sede muitas vezes é confundida com fome, fazendo você ingerir mais calorias", comenta a nutricionista Carolina Pimentel.
No dia a dia: Beba bastante água, de preferência, gelada! Ao ser aquecida pelo organismo, ela ajuda a gastar algumas calorias a mais. Os chás também são bem-vindos e ajudam a dar mais pique para os exercícios se tiverem cafeína.
2 - Consuma mais proteína
Segundo a nutricionista Carolina, elas costumam levar mais tempo para serem digeridas, por isso saciam e ajudam a controlar a fome nas demais refeições. Justamente por darem mais trabalho para a digestão, também são consideradas ótimos termogênicos, pois demandam mais energia nesse processo, contribuindo para o déficit total de calorias do dia.
No dia a dia: Consuma carnes magras, como frango e peixes. Suplementos proteicos como whey protein, também são práticos e ótimos para consumir nos lanches.
3 - Mantenha-se ativo e aposte no HIIT
O exercício com peso (musculação) é importante para fazer a manutenção dos músculos, responsáveis por queimar calorias. Mas, vale mesclá-los com os treinos intervalados de alta intensidade, interessantes para acelerar o metabolismo e manter o gasto calórico elevado por horas mesmo após a sessão de treino. Fora que alguns protocolos são treinos bem curtos, perfeitos para quem não tem muito tempo disponível. Mas é preciso caprichar na intensidade, hein?
E o bacana é que o método pode ser aplicado em qualquer exercício, como corrida, bike, polichinelo, natação, elíptico e até na escada da sua casa!
No dia a dia: Alterne 20 segundos de exercício na intensidade máxima que conseguir com 10 segundos de descanso. Repita 8 vezes para totalizar 4 minutos!
4 - Consuma mais vegetais
Apesar da plant-based diet ser uma tendência cada vez mais forte devido à maior consciência das pessoas sobre impacto de suas escolhas no meio ambiente, ela também surge como um contraponto ao fast food e às comidas prontas. Mas não é só. Ela oferece muitos benefícios para a saúde e para a silhueta por ter mais nutrientes, substâncias anti-inflamatórias, além de um menor teor de gordura e calorias, contribuindo para a redução de peso.
"Os vegetais também são ricos em fibras, importantes para a saciedade e o bom funcionamento do intestino", complementa a nutricionista.
No dia a dia: Invista em mais legumes, verduras e frutas nas refeições.
Comentários