SAÚDE

Idosos sofrem com altas temperaturas

Alterações corporais elevam risco de desidratação e mascaram sintomas

Idosos sofrem com altas temperaturas Vista-se com roupas leves e de cor clara
Crédito: BANCO DE IMAGENS
Com o registro de sensação térmica de até 54,8ºC em regiões do país, a atenção aos cuidados com a saúde durante o verão deve ser redobrada. Além disso, a população deve ficar de olho em quem mais sofre com as altas temperaturas: os idosos. Com alterações naturais ocasionadas pela idade, a atenção deve ser redobrada. Isso porque, de acordo com o cardiologista Luiz Antônio Bettini, professor de Medicina da Universidade Positivo, a percepção de calor após determinada idade fica alterada, o corpo desidrata, há menos suor e a temperatura corporal pode aumentar. “Idosos perdem, com o tempo, a adaptação ao calor devido a alterações dos pontos térmicos do corpo e, com isso, não percebem as grandes variações térmicas”, explica.
Outro fator importante para essa faixa etária é a perda de líquidos. “Com o passar dos anos, o sistema nervoso central diminui ou deixa de enviar para o corpo os estímulos nervosos responsáveis pela sensação de sede e pelo controle da urina – isso faz com que os idosos bebam pouca água, mesmo no verão, e urinem com bastante frequência, podendo desidratar-se sem sentir”, conta Bettini.
Para os idosos que apresentam quadros de diabetes e hipertensão, o alerta é ainda maior, já que a medicação para esses casos pode influenciar na eliminação dos líquidos. "Os idosos que sofrem de tais doenças devem procurar seus médicos nesta época do ano para remanejar o tratamento. Não dá para ingerir as mesmas doses de diuréticos e insulina que usam durante o resto do ano”, explica Bettini. 

O especialista dá algumas dicas para garantir um verão saudável:

• Beba grande quantidade de água durante todo o dia, mesmo sem sede;
• Procure abrigo em lugares cobertos ou em áreas que possuam ar condicionado;
• Vista-se com roupas leves e de cor clara;
• Evite atividades físicas e ao ar livre na parte mais quente do dia (entre 10h e 16h);
• Use protetor solar, chapéu ou boné ao ar livre;
• Evite ingerir cafeína e álcool, pois são bebidas que contribuem para a desidratação;
• Se sentir cansaço, náuseas, tonturas ou desenvolver dores de cabeça, saia imediatamente debaixo do sol, procurando abrigar-se numa sombra, local arejado e beba água.

Comentários