Cada vez mais pessoas estão interessadas e até preocupadas em relação a forma com que se alimentam. A nutricionista e consultora da FDC, Karla Maciel comenta que houve um aumento de pacientes interessados por uma alimentação de qualidade e mais nutritiva. Essa mudança de hábitos muitas vezes reflete uma preocupação com a qualidade de vida a longo prazo e até com questões ambientais. Nesse sentido, podemos observar como aumentou a população vegetariana no Brasil. Segundo uma pesquisa do IBOPE Inteligência, cerca de 30 milhões de brasileiros se declaram vegetarianos. Outro dado que revela essa mudança de comportamento alimentar é do Datafolha, a pesquisa mostrou que cerca de 63% da população pretende reduzir o consumo de carne.
Muitas pessoas que começam esse tipo de dieta alimentar chegam aos consultórios com dúvidas sobre como podem conseguir todos os nutrientes necessários através de alimentos de origem vegetal, comenta Karla. As vitaminas do complexo B, sobretudo a vitamina B12 é o principal micronutriente que as pessoas vegetarianas se preocupam em suplementar, já que ela é encontrada em maiores concentrações nos alimentos de origem animal. A nutricionista explica que essa vitamina atua junto a outras do complexo B, principalmente a B6 e a B9, conhecida também por ácido fólico, para produzir células vermelhas e auxiliar na formação de hemoglobina, benefício responsável pelo transporte de oxigênio aos tecidos.
Quando as vitaminas B12, B6 e B9 estão em falta, um quadro chamado anemia megaloblástica pode ser instalado, comprometendo a produção das células e, consequentemente, trazendo prejuízos ao equilíbrio corporal. Cansaço excessivo, dores musculares, perda de apetite com perda de peso, náuseas e dor abdominal são apenas alguns dos sintomas de pessoas com este tipo de anemia. Além disso, Karla Maciel explica que as vitaminas B12, B9 e B6 atuam em conjunto para regular os níveis do aminoácido homocisteína, que quando está em excesso é associado ao desenvolvimento de doenças cardíacas.
Quando estas vitaminas não são ingeridas através da alimentação elas podem ser suplementadas, esclarece a nutricionista. E ela salienta que a suplementação não é apenas indicada para pessoas vegetarianas e veganas, como também é para os adeptos à dieta onívora. Isto porque não basta apenas ingerir os nutrientes, eles devem estar nas quantidades adequadas para atender as funções corporais.
Comentários