Tratado como vilão durante anos, o chocolate mostra hoje que pode sim ser aliado de uma vida saudável. As mais recentes pesquisas exaltam as qualidades do cacau como poderoso antioxidante e auxiliar na regulação do humor e mostram que o chocolate, se consumido com moderação, pode trazer enormes benefícios à saúde.
A coach nutricional Gabi Lodewijks ressalta as propriedades do alimento e os principais benefícios com o consumo: "Um chocolate com uma quantidade maior de cacau pode trazer vários benefícios à sua saúde. Por ser um antioxidante, ele pode proteger as células que degeneram tumores cancerígenos. Além disso, a sensação de bem-estar que sentimos quando comemos chocolate é causada pela ação da endorfina e da dopamina, ótimo aliado na TPM. Outro benefício do chocolate são algumas máscaras de beleza contendo cacau em sua composição e isso porque ele tem alto poder hidratante. E por combater os radicais livres, ele acaba evitando a oxidação das células”.
Mas qual chocolate escolher?
Gabi Lodewijks ensina como não errar na escolha do chocolate: “Opte pelo chocolate amargo, que tem mais cacau, o que o torna mais rico em antioxidantes, com maior quantidade de nutrientes e menor teor de gordura e açúcar. Porém, esses benefícios não se encontram no chocolate ao leite e no chocolate branco que são mais calóricos, porque como o chocolate branco não é feito de cacau, e sim da manteiga do cacau, contém mais gordura que os outros tipos de chocolate. Uma boa opção para quem gosta de chocolate ao leite é começar consumindo um chocolate 55% cacau e aos poucos aumentando. O ideal é consumir 70% cacau ou mais”.
Cuidado com o chocolate diet
Para quem quer emagrecer, Gabi alerta: "não caia na armadilha de consumir chocolate diet pensando ser melhor. Esses geralmente são feitos para diabéticos e não contêm açúcar, mas sim adoçante em seu lugar. No entanto, para poder manter o sabor e a consistência eles acabam usando mais gordura. Então acaba que esses chocolates diet são iguais ou mais calóricos que o normal. Ainda temos o chocolate light que contém menos calorias, em média de 25% a menos. Os chocolates zero são como os diet, mas não têm nutriente algum, podendo ser sem açúcar, sem gordura ou sem lactose, e são feitos sob medida para dietas especiais. Preste atenção: os produtos escritos no rótulo ZERO não contém menos calorias e sim algum nutriente a menos para se encaixar em dietas especiais”.
Aprecie com moderação
A coach nutricional alerta: "o chocolate, assim como qualquer outro alimento, não deve ser consumido em excesso, mas também não precisa sair de vez da sua vida. Consuma com moderação e aproveite os benefícios que ele nos proporciona. Além de ser uma delícia, nos dá energia, sensação de bem-estar e muito mais”.
Receita saudável com chocolate
Bolo de caneca
• 1 ovo
• 1 colher de mel ou açúcar de côco
• 1 colher de cacau (pode fazer com canela também ou só canela)
• 1 colher de farinha de amêndoa
Cobertura de brigadeiro fake
2 medidas de leite em pó
1 colher de cacau
Adicione água aos pouquinhos
Modo de Preparo
Misture tudo na caneca e coloque no microondas por 1 minuto e meio, dependendo do forno até 2 minutos. E pronto.
Adicione o brigadeiro fake se desejar ou alguma fruta.
Comentários