SAÚDE DA MULHER E DA GESTANTE

Estudos apontam benefícios do ômega 3 nos sintomas pré-menstruais e menopausa

Nutricionista explica a importância do suplemento nesses períodos e como descobrir quando a suplementação é necessária 

Estudos apontam benefícios do ômega 3 nos sintomas pré-menstruais e menopausa A suplementação promove equilíbrio ao metabolismo, o que melhora a produção de hormônios relacionados ao ciclo menstrual
Crédito: BANCO DE IMAGENS
Inchaços, irritação, ansiedade, falta de concentração, insônia, dores de cabeça e depressão são alguns dos sintomas da tensão pré-menstrual. Já na menopausa, sinais como ondas de calor, insônia, aumento de peso, redução da libido e irritabilidade podem se manifestar a partir dos 45 anos da mulher.

Um estudo publicado pelo Journal of Psychosomatic Obstetrics & Gynecology, em 2018, e realizado com 95 mulheres, entre 20 e 35 anos, divididas em dois grupos, constatou que as mulheres que foram submetidas ao consumo diário de 1g de ômega 3 conseguiram reduzir os desconfortos e sintomas pré-menstruais se comparado ao grupo que consumiu pílulas de placebo – sem efeito terapêutico.

Para a nutricionista Priscila Gontijo, mestre em Ciências pela UNIFESP e responsável técnica da Vhita, a suplementação promove equilíbrio ao metabolismo, o que melhora a produção de hormônios relacionados ao ciclo menstrual. “O suplemento atua diretamente na função metabólica e hormonal, benéfico na diminuição dos sintomas típicos da TPM”, explica.

Em outro estudo publicado pela revista científica Menopause indica que a terapia hormonal e ômega 3 exercem efeitos antidepressivos. O alívio do estresse e da depressão, sintomas da menopausa, também foram observados em uma pesquisa realizada pela Universidade Laval, no Canadá. A redução de ondas de calor também foi apontada por especialistas como benefício da ingestão de ômega 3.

Suplementação adequada
Priscila Gontijo alerta que a quantidade e frequência ideal de consumo das cápsulas do suplemento de ômega 3 pode variar de acordo com a idade e necessidade de cada pessoa e deve ser feito apenas com acompanhamento médico ou de um nutricionista. “No entanto, quando falamos na frequência e eficácia do suplemento para ajudar a reduzir os sintomas da menstruação e da menopausa, o consumo diário e prolongado de pelo menos 1g de  EPA + DHA  ao dia do suplemento é o mais indicado para garantir os efeitos esperados”, completa a nutricionista.

Saiba se a suplementação por ômega 3 é necessária respondendo o Teste da Vhita: https://bit.ly/2MMbCbD

Fonte: A Vhita é uma startup com foco em democratizar a longevidade com suporte de diversos canais digitais para o compartilhamento gratuito de conhecimento científico, na missão de empoderar as pessoas na busca por informações que levem aos melhores produtos e, consequentemente, melhores soluções em saúde, estilo e qualidade de vida. Mais informações em www.vhita.com.br

Comentários