SAÚDE DA MULHER E DA GESTANTE

Rinite gestacional: entenda este incômodo que afeta as futuras mamães

A condição nem sempre está ligada a alergias ou infecções nas vias aéreas

Rinite gestacional: entenda este incômodo que afeta as futuras mamães A rinite gestacional é caracterizada pela congestão nasal de longa duração
Crédito: BANCO DE IMAGENS
A gravidez é um período especial na vida da mulher e, também, de muitas mudanças físicas e emocionais. A avalanche hormonal pela qual o corpo passa, ajuda a causar diversas transformações nas formas e até na fisiologia. É por causa dessas alterações que pode surgir um problema comum, porém pouco discutido: a rinite gestacional.
 “A rinite gestacional é caracterizada pela congestão nasal de longa duração – seis semanas ou até mais -- e que pode sumir completamente até duas semanas depois do parto”, conta Dra. Maura Neves, otorrinolaringologista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia.
A condição nem sempre está ligada a alergias ou infecções nas vias aéreas. Mulheres sem histórico de rinite também podem sofrer do incômodo. Dra. Maura conta que os hormônios da gravidez podem alterar a permeabilidade da mucosa nasal, além de deixá-la mais irrigada e inchada, comprometendo a funcionalidade do nariz. “Diversos estudos apontam ainda que a gestante com rinite gestacional tem seis vezes mais chances de desenvolver rinossinusite, uma infecção que requer atenção. Há ainda pesquisas que associam o problema ao surgimento de ronco, apneia do sono e até ao pré-eclâmpsia”, conta.
Os sintomas não devem ser ignorados e o tratamento deve ser indicado pelo otorrino ou pelo obstetra. “Há diversos medicamentos que são contraindicados nessa fase da vida e a mamãe que está com rinite gestacional deve ser acompanhada para garantir a regressão do problema e o bem-estar seu e de seu bebê”, conclui Dra. Maura Neves.

Fonte: Dra. Maura Neves - Otorrinolaringologista, graduada em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP. Residência médica em Otorrinolaringologia no Hospital das Clinicas Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP. Fellowship em Cirurgia Endoscópica Nasal no Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP. Título de especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial - ABORL-CCF. Doutorado pelo Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital das Clinicas Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP

Comentários