ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Dietas com baixo índice de carboidratos tiram um dos alimentos mais nutritivos

Além de ótima fonte energética, arroz é composto por proteínas e vitaminas

Dietas com baixo índice de carboidratos tiram um dos alimentos mais nutritivos Crédito: BANCO DE IMAGENS
O arroz é um dos cereais mais consumidos no mundo, mas é um dos alimentos que mais tem sofrido com dietas, como a Low Carb. O arroz é saudável? Todos os tipos ou o melhor é o integral? Segundo o presidente da Associação de Medicina do Estilo de Vida e Saúde Funcional, Dr. Fábio César dos Santos, o melhor é o arroz integral: “No arroz integral, você tem uma riqueza muito maior de minerais, de vitaminas do complexo B, de fibras, além de ter um baixo índice glicêmico. É o arroz ideal”.

Sim, o arroz é rico em carboidrato, o que não significa que ele é ruim para a saúde, pelo contrário. Além de ser uma ótima fonte energética, de 5 a 13% de sua composição é de proteínas, e o alimento tem vitaminas do complexo B e E. Essas vitaminas servem para regular a produção de energia no organismo, manter a saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e também do intestino. Ainda são importantes para prevenir anemia e fortalecer o sistema imunológico.

Os três tipos de arroz mais comuns, agulhinha (o arroz branco comum), integral e parboilizado, são também os mais consumidos em todo o Brasil, tanto é, que os três são extremamente representativos para a indústria, como é o caso da Broto Legal Alimentos, eleita a “Maior e Melhor Empresa do Setor de Grãos em 2018”, e que, mesmo estando entre as líderes de mercado com o beneficiamento do cereal, já prevê oferecer aos consumidores brasileiros outras variedades.

“Nossa missão sempre foi levar aos brasileiros comida saborosa e de verdade. Dentro dessa premissa, temos estudado outros grãos e cereais que possam complementar o prato dos brasileiros. Isso não quer dizer deixar de lado o tradicional arroz, mas sim, acrescentar novas cores e sabores às refeições. Além do arroz e também do feijão, que fizeram da nossa marca uma das mais reconhecidas pelo público, já temos em todo o Brasil uma linha de farofas, atum e azeite. E para 2019, já estamos estudando incluir entre os nossos produtos variedades de arroz como o mix de 7 grãos, que é mais saudável”, conta Antonio Miadaira, gerente de marketing da empresa.

As dietas da moda, muitas vezes acabam excluindo alimentos poderosos e importantes, como é o caso do arroz. Os brasileiros precisam entender que o arroz não é um vilão, mas sim, uma fonte essencial de vitaminas, fibras, proteínas, além de ser extremamente versátil e muito saboroso.

Comentários