ESPORTES & EXERCÍCIOS

Musculação terapêutica é indicada para a manutenção da saúde na terceira idade

Com a evolução da medicina, a arte de envelhecer com saúde se torna cada vez mais viável

Musculação terapêutica é indicada para a manutenção da saúde na terceira idade Hoje, existem estudos e atividades indicadas e eficientes para a manutenção da saúde na terceira idade.
Crédito: BANCO DE IMAGENS
Dados do IBGE apontam que o número de idosos dobrou nos últimos 20 anos no Brasil. Pessoas com mais de 60 anos somam 23,5 milhões dos brasileiros, mais que o dobro do registrado em 1991, quando a faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas.

Com a evolução da medicina, a arte de envelhecer com saúde se torna cada vez mais viável. Hoje, existem estudos e atividades indicadas e eficientes para a manutenção da saúde na terceira idade.

Exemplo disso é a musculação terapêutica, uma área da fisioterapia que consiste em  exercícios que utilizam alguma forma graduável de resistência à contração muscular, geralmente pesos, e promove adaptações no organismo que auxiliam na prevenção e no tratamento de lesões e doenças.

De acordo com o fisioterapeuta Felipe Moraes, ela gera mudanças como o fortalecimento muscular, o aumento da mobilidade articular, o fortalecimento dos ossos, a melhoria da resistência, do equilíbrio e da coordenação, dentre outras.

“A segurança do exercício resistido (com carga) está relacionada ao controle da posição do corpo, à amplitude e velocidade do movimento, à carga e ao grau de esforço. Essas variáveis são controladas gradativamente para oferecer uma adaptação saudável e segura ao organismo do praticante, revertendo rapidamente muitos dos efeitos indesejáveis do envelhecimento sedentário”.

Felipe conta que, nesse tipo de exercício, não existem impactos, movimentos violentos, torções do corpo, risco de quedas ou de trauma direto. Os pesos, a amplitude dos movimentos e a quantidade de trabalho podem ser facilmente adaptados à condição física individual, considerando que a musculação pode ser mais suave do que caminhar.

Comentários