ESPORTES & EXERCÍCIOS

Qual a melhor atividade física para o retorno venoso?

As atividades mais simples e mais acessíveis à população são também as que mais garantem resultados benéficos ao sistema circulatório

Qual a melhor atividade física para o retorno venoso? Para quem está querendo praticar atividade física em dia e sem riscos, a dica do médico é apostar nas meias elásticas esportivas de compressão.
Crédito: BANCO DE IMAGENS
Líder dentre as promessas de início de ano, a atividade física está no topo das metas que a maioria da população deseja alcançar em 2018. Mas, nem todo mundo almeja um corpo sarado, entre os principais objetivos estão a busca por mais saúde e por deixar de uma vez o sedentarismo de lado. Dr. Caio Focássio, cirurgião vascular da capital paulista, explica que as atividades mais simples e mais acessíveis à população são também as que mais garantem resultados benéficos ao sistema circulatório, como caminhada e corrida.

“A prática das duas modalidades aumentam o fluxo da circulação do sangue e melhoram o retorno venoso, levando mais oxigênio para as células”, explica o médico que ainda compara as duas práticas: “A caminhada exige menos esforço do coração e é uma ótima opção para quem quer começar a se mexer. Já a corrida aumenta a frequência cardíaca e assim aumenta a perda de peso tão essencial para prevenir problemas circulatórios”.

Para quem está querendo praticar atividade física em dia e sem riscos, a dica do médico é apostar nas meias elásticas esportivas de compressão tanto para correr como para caminhar. O médico fala que as meias possuem graus diferentes de compressão que ajudam a melhorar o retorno venoso, reduzem a fadiga muscular, aceleraram a recuperação e minimizam as chances de câimbras e dores na panturrilha – muito comuns em iniciantes. 

Os efeitos são imediatos após uma atividade física, mas Dr. Caio alerta que para usar as meias é essencial buscar ajuda de um cirurgião vascular. “As meias são diferentes e precisam ser devidamente prescritas para surtirem os efeitos”, finaliza.

Comentários