Ao contrário do que muita gente pensa, longevidade não é um assunto com o qual devemos nos preocupar apenas quando envelhecemos e encaramos as dezenas de fios de cabelos brancos diante do espelho. Para chegar à terceira idade com mais qualidade de vida, é preciso antecipar os cuidados com a saúde e fazer dos hábitos saudáveis uma rotina.
"Praticar atividades físicas regularmente, ter uma alimentação equilibrada, não fumar, beber moderadamente e dormir bem são fundamentais, assim como a manutenção do peso corporal, evitando o sobrepeso e a obesidade", comenta a nutróloga e vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Funcional e Estilo de Vida, Vânia Assaly. Por isso, o quanto antes cultivar esses hábitos, mais longeva e saudável será sua velhice.
- De que maneira a manutenção do peso impacta na longevidade?
Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a incidência de diabetes do tipo 2 está relacionada tanto à obesidade quanto ao sedentarismo. A doença influencia diretamente na qualidade de vida, podendo afetar a visão, os rins e os nervos, também associada a doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
Além da saúde, há também o impacto físico, como as dores provocadas pelo tratamento do diabetes e os episódios de hipoglicemia, o emocional e o social. "Muitas pessoas têm dificuldade em dizer que sofrem da doença e acabam ingerindo alimentos que não deveriam, ou então, sentem que as amizades ficam limitadas", observa Dra. Vânia.
Embora o diabetes do tipo 2 possa ocorrer em todas as idades, uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Diabetes afirma que ele costuma ser diagnosticado após os 40 anos. "Uma vez que a obesidade é considerada um fator de risco para a doença, a manutenção de peso saudável é uma das medidas que ajudam preveni-la, especialmente as pessoas acima dos 40 anos e com casos na família", acrescenta.
Além de diabetes, a hipertensão arterial é outra doença crônica associada à obesidade. A boa notícia é que o emagrecimento saudável não apenas auxilia na prevenção dessas doenças como têm outros benefícios: melhora a tolerância à glicose e os níveis de colesterol e triglicerídeos; diminui a prevalência de doenças degenerativas articulares; auxilia no controle dos sintomas da depressão e da apneia do sono e eleva a autoestima e a tolerância aos exercícios físicos.
- Extrato de café verde auxilia na manutenção de peso saudável
Emagrecer de maneira saudável é um desafio enfrentado por quem precisa perder peso. Para resultados satisfatórios, recomenda-se aliar exercícios físicos a uma alimentação equilibrada. Coadjuvante nesse processo, o extrato de café verde é uma opção natural e rica em ácido clorogênico, que auxilia na redução do acúmulo de gordura e no controle dos níveis de glicose no sangue.
Comentários