SUPLEMENTOS

A influência dos hormônios sexuais na longevidade humana

Inúmeras e incansáveis pesquisas foram desenvolvidas a fim de se descobrir alguma poção mágica que pudesse ser considerada a pílula da juventude

A influência dos hormônios sexuais na longevidade humana

Um dos grandes desafios da ciência sempre foi criar uma fórmula ou abordagem que pudesse priorizar a vida humana, prolongando a longevidade, com estratégias de brecar o relógio biológico e postergar o envelhecimento. Diante de todos os estudos realizados, foi descoberto que o foco dos estudos deveria ser voltado ao mundo microscópico da célula humana, mais precisamente nas estruturas cromossômicas, localizadas dentro do núcleo celular (DNA), com destaque total a uma estrutura denominada Telomero.

O que são os telomeros?

Os telomeros são estruturas localizadas nas extremidades dos cromossomos (onde está o DNA) e que têm como função proteger a integridade dos genes durante a multiplicação das células. Porém nós fisiologistas, sabemos que com o avanço da idade, essas estruturas vão encurtando cada vez mais e as células, consequentemente vão perdendo a proteção telomeral, podendo acarretar, em casos mais extremos, à morte celular.

Portanto, estava claro para nós pesquisadores, que evitar seu encurtamento era uma estratégia a ser seguida para promover o retardo no envelhecimento humano. Mas como proceder para que isso aconteça? A estratégia seria estudos aprofundados na bioquímica molecular celular, especificamente da região telomeral, envolvendo as enzimas que participam do processo, com destaque a enzima Telomerase.

A Telomerase se classifica como uma transcriptase reversa, tendo na sua estrutura um modelo em RNA utilizado para sintetizar o DNA telomérico, ou seja a telomerase é uma enzima reparadora dos telômeros, sem ela os telomeros sofreriam o processo de encurtamento constante até a sua ausência final com morte celular.

Porém, recente estudo publicado em 2016, deu um novo rumo às pesquisas, colocando uma nova perspectiva a nós, para a conquista desse sonho. Em um artigo publicado no The New England Journal of Medicine, um grupo de pesquisadores anunciou que pela primeira vez provou-se em humanos que o uso determinados hormônios, podem reverter o envelhecimento celular. 

As pesquisas envolveram o uso dos nossos conhecidos hormônios esteroides sexuais, (testosterona, estradiol), mas especificamente o Hormônio Testosterona. (Danazol- Etiniltestosterona). A testosterona, mostrou-se ativamente estimulante da enzima telomerase, promovendo a reparação dos telomeros, dificultando o seu encurtamento.

A conclusão abre uma nova perspectiva para diversas áreas e especialidades, como a Fisiologia e Ciência Anti-Envelhecimento, Medicina do Esporte e Performance Física, Estética da Face & Cosmiatria, dentre outras, tanto em sua prevenção, como no tratamento de diversas patologias resultantes do desgaste do organismo humano com o passar dos anos, como as neoplasias (câncer), o infarto e o Alzheimer, dentre outras.

Dr. Edson Carlos Z. Rosa

Cirurgião, Fisiologista e Pesquisador em Ciências Médicas, Cirúrgicas e do Esporte

Diretor do Instituto de Medicina e Fisiologia do Esporte e Exercício (Metaboclinic Institute), Diretor Executivo do Centro Nacional de Ciências Cirúrgicas e Medicina Sistêmica (Cenccimes) / Diretor Executivo da União Brasileira de Médicos-Biocientistas (Unimédica) /  Presidente e Fundador da Ordem Nacional dos Cirurgiões Faciais (ONACIFA), Presidente e Fundador da Sociedade Brasileira de Medicina Humana (SOBRAMEH) e Ordem dos Doutores de Medicina do Brasil - ODMB, Doutor em Ciências Médicas e Cirúrgicas (h.c),

Pós-graduado em Clínica Medica - Medicina interna, Medicina e Fisiologia do Esporte/Exercício, Nutrologia e Nutromedicina, Fisiologia Humana Geral aplicada às Ciências da Saúde.

Escritor e Autor de Diversos Artigos na área de Medicina Geral, Medicina e Endocrinologia do Esporte, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Neurociência e Comportamento Humano.

Fundador-Gestor do e-Comitê Mundial de Médicos do Desporto e Exercício (Official World Group of Sports And Exercise Physicians), Fundador-Gestor Internacional de Cirurgiões Craniomaxilofaciais (The Official World Group of Craniomaxilofaciais Surgeons).

Comentários