SUPLEMENTOS

BCAAs: os muitos benefícios dos suplementos de aminoácidos de cadeia ramificada

Os BCAAs podem ajudar a proteger seus músculos contra os efeitos catabólicos de fazer dieta!

BCAAs: os muitos benefícios dos suplementos de aminoácidos de cadeia ramificada

Nos últimos anos, suplementos aminoácidos de cadeia ramificada voltaram à moda na comunidade de musculação e fitness e com boas razões. Há mais pesquisa que apoia o uso de BCAAs do que a maioria dos outros suplementos no mercado.

Enquanto a suplementação de BCAA pode ser útil para ganhar massa, eles também são especialmente úteis para manter a massa muscular, enquanto está em uma dieta de déficit calórico. Eles são particularmente úteis para os competidores do fisiculturismo que levam seus físicos para ao extremo de massa magra.

CRISE CATABÓLICA

Dieta catabólica, significa que pode levar à ruptura muscular, por várias razões. Quanto mais magro um corpo fica, mais provável é perder massa muscular. Ao fazê-lo, o corpo vai mandar para o músculo nutrientes apenas para satisfazer as suas necessidades energéticas. Má notícia para qualquer pessoa interessada em um ganho de massa muscular.

No nível molecular, a perda muscular ocorre porque o corpo aumenta a degradação da proteína (catabolismo), a fim de liberar aminoácidos musculares para combustível. Se isso não é ruim o suficiente, a perda muscular é agravada pelo fato de que os níveis de síntese de proteínas também irão diminuir devido à ingestão de energia reduzida.
A equação básica para massa muscular é: Massa muscular = taxa de síntese proteica - taxa de desagregação de proteína.

Quando a taxa de síntese é igual à taxa de avaria, você não ganha ou perde músculo. Se a taxa de síntese exceder a taxa de avaria, você ganha músculo. Quando a taxa de desagregação excede a taxa de síntese, você perde músculo. Se você está fazendo dieta, você pode estar queimando a vela em ambas as extremidades: elevando a degradação muscular e reduzindo a síntese proteica.

Diminuição da ingestão de energia e diminuição do armazenamento de glicogênio fazem algumas sessões de treinamento difíceis. Se você está muito cansado ou fraco para levantar algo tão pesado como seu corpo esta acostumado, seus músculos não vão se adaptar e eles vão usar muita energia para fazer o trabalho.
Isso significa que seu corpo não vai aumentar a massa muscular magra; também pode significar que seu corpo vai usar o músculo magro para a energia, porque você está usando-o para levantar uma carga muito pesada.

A BELEZA DO BCAAS

Está bem estabelecido que os aminoácidos de cadeia ramificada (particularmente a leucina) estimulam a síntese de proteínas e podem fazê-lo em maior extensão do que uma proteína normal por conta própria. Os BCAAs também aumentam a síntese da maquinaria celular responsável pela realização do processo de síntese proteica. Assim, BCAAs não vão só aumentar a taxa de síntese de proteínas, mas também vão aumentar a capacidade da célula para a síntese de proteínas! Sim, você leu certo.

BCAAs também trabalham em seu favor, reduzindo a taxa de degradação de proteínas. Eles fazem isso (principalmente), diminuindo a atividade dos componentes da via de degradação das proteínas e também diminuindo a expressão de vários complexos envolvidos na degradação das proteínas. (Neste caso, eles diminuem a quantidade de mRNA produzido a partir do gene que codifica estes componentes.)
Se voltarmos a nossa equação original para a massa muscular é evidente que o aumento da síntese e diminuição da avaria será equivalente ao ganho muscular/manutenção.

MUITO MAIS BONITO

BCAAs têm benefícios ainda mais positivos do que redução da desagregação e aumento da síntese proteica. Eles também podem ajudar a melhorar a intensidade do treino! BCAAs competem com o aminoácido triptofano para a entrada no cérebro, onde o triptofano pode ser convertido para o neurotransmissor da serotonina.
Durante o exercício, os níveis de serotonina aumentam e podem (entre outras coisas) aumentar a percepção de fadiga - o que significa um treino menos intenso para você.

A suplementação com BCAA reduz a quantidade de triptofano que entra no cérebro e, portanto, reduz a quantidade de serotonina produzida. Isso pode permitir que você trabalhe mais, por mais tempo.

BCAAS E WHEY

Os BCAAs no soro do leite são peptídicos ligados a outros aminoácidos e, para serem eficazes, devem ser libertados através da digestão e depois absorvidos na corrente sanguínea. Mesmo que a proteína de soro de leite seja relativamente rápida sua digestão, ainda leva várias horas para todos os aminoácidos serem liberados e absorvidos na corrente sanguínea.

BCAAs em forma de suplemento, no entanto, são de forma livre, não requerem digestão, e são rapidamente absorvidos na corrente sanguínea. Eles aumentam os níveis de aminoácidos do sangue para uma extensão muito maior e mais rápida do que os aminoácidos peptídicos. Mesmo alguns gramas de BCAAs de forma livre aumentarão os níveis plasmáticos de BCAA para uma extensão muito maior do que 30g de proteína de soro de leite, tendo assim um impacto mais imediato na síntese de proteínas e degradação de proteínas.

Além disso, uma vez que os BCAAs ignorarem o fígado e intestino e irem diretamente para o seu fluxo sanguíneo, eles poderão ser usados como uma fonte de energia imediata durante seus exercícios. Valina e isoleucina são considerados aminoácidos glucogênicos, o que significa que eles podem ser convertidos em glicose e servir como uma fonte de energia importante durante o exercício para ajudar a combater a fadiga durante seus treinos.

CONCLUSÃO

Novos estudos têm demonstrado que os grupos de dieta complementar com BCAAs (como leucina) aumenta a retenção muscular e maximizar a perda de gordura, muito mais eficaz do que os grupos não-suplementados. Essa é a linha de fundo: mais massa muscular retida e uma maior porcentagem de perda de gordura corporal.

Comentários