ESPORTES & EXERCÍCIOS

Preparador físico ensina como evitar lesões em treinos de alta intensidade

Vinícius Possebon alerta para os riscos de treinos que combinam alta intensidade e longa duração

Preparador físico ensina como evitar lesões em treinos de alta intensidade

Com cada vez mais adeptos, os treinos de alta intensidade se destacam por oferecer grandes transformações no corpo e queimar gordura de forma eficiente. Embora academias ofereçam diversas opções, o preparador físico Vinícius Possebon alerta para o risco de excessos. “É preciso ter uma interdependência entre volume e intensidade, ou seja, o treino precisa ser longo ou intenso, mas não deve unir estas duas características”, explica, já que treinos intensos e longos geram mais riscos de lesão.

Uma pesquisa da McMaster University, do Canadá, e publicada no jornal The New York Times, determinou que treinos de alta intensidade de 10 minutos promovem as mesmas melhorias cardiorrespiratórias e musculares que treinos de intensidade moderada de 50 minutos. É com base em diversas pesquisas como esta que o preparador físico desenvolveu seu próprio método, o Programa “Queima de 48 Horas”, que é hoje o maior programa de homefitness do Brasil. “Após um treino de alta intensidade que dure de 3 a 15 minutos, o corpo aciona mecanismos naturais que fazem com que o organismo utilize a gordura acumulada como fonte de energia por até 48 horas depois do treino”, resume, destacando que o segredo é fazer com que os treinos de alta intensidade sejam rápidos.

Para evitar a (extrema) fadiga

Possebon conta que a literatura científica dos treinos HIIT (sigla em inglês para Treinamento Intervalado de Alta Intensidade), no qual se baseia o Q48, fala de treinos com 2 a 30 minutos de duração. “Lapidei o programa para oferecer treinos de até 15 minutos, para que eu possa aumentar a intensidade dos treinos dentro deste tempo máximo”. O preparador físico reforça que esta é a melhor forma de evitar lesões. “Se alguém faz muito mais que 15 minutos de exercícios com o peso do corpo em alta intensidade, a pessoa aumenta as chances de chegar a uma fadiga corporal”, destaca.

Possebon destaca também a relevância de respeitar o ritmo do próprio corpo. “Mais importante que fazer exatamente o que está no vídeo é executar o treino proposto no tempo e na velocidade que for possível”, ensina. “O limite do esforço é simples: cansou demais, basta parar por uns 2 minutos e depois voltar, e se o cansaço for muito grande, pare e volte no dia seguinte”, destaca, lembrando que com o tempo o corpo passa a ter mais condicionamento físico.

O programa online Q48 possui treinos para todos os níveis, seja os que já praticam atividades físicas, seja os sedentários. Com mais de 38 mil alunos e mais de 645 mil downloads de seu aplicativo para smartphones, o sistema de emagrecimento nunca teve nenhuma reclamação de lesão ou qualquer ferimento. “Em média, as pessoas perdem de 3 a 5kg nas primeiras duas semanas, mas temos casos de pessoas que emagreceram mais de 20kg de forma saudável apenas com o Q48”, conta Possebon.

www.sigmasix.com.br

 

Comentários