Sinal de que algo não está bem, a febre -- a alta temperatura do corpo -- é um dos sintomas que mais assustam os país de primeira viagem. Mas você sabe quando deve apenas observar, medicar ou procurar orientação médica? Para te ajudar com essas respostas a Dra. Wylma Hossaka, pediatra da Beneficência Portuguesa de São Paulo, selecionou sete mitos e verdades sobre o tema.
É verdade que não é necessário medicar a criança se ela apresentar estado febril? Verdade.
A temperatura normal do corpo varia de 36 a 37° C. Se a criança estiver com menos que de 37.8°C os pais devem ter atenção, mas não é necessário medicar. “A prioridade neste momento é observar o seu filho. É importante medir a temperatura periodicamente. ”, explica a Dra. Wylma.
Caso a febre seja igual ou superior a 37.8°C devo levá-lo no médico? Mito.
Quando a febre estiver igual ou superior a 37.8°C é necessário medicar a criança com antitérmicos e observar o estado geral da criança. Consulte o pediatra do seu filho sobre qual medicamento é mais adequado para ele.
Quando a febre persiste por 72hs devo me preocupar? Verdade.
Caso a febre do seu filho, mesmo que em temperaturas mais baixas, persistir por 72 horas ou mais, é necessário levá-lo para avaliação médica, para investigar o porquê da persistência deste sintoma.
Consigo saber se meu filho está com febre sem utilizar termômetro? Mito.
Faces avermelhas, corpo quente e mãozinhas frias são indicativos que a criança pode estar com febre, contudo para ter certeza que seu filho está com a temperatura corporal acima do normal é necessário medir com termômetro. A Dra. Wylma ainda alerta para o uso de termômetros aferidos pelo Inmetro e lembrar a bateria do objeto periodicamente, para garantir que não haja alteração na temperatura medida.
Febre muito alta causa convulsão? Mito.
As convulsões febris não se associam apenas a temperaturas elevadas. Na maioria dos casos acontecem até os 4 anos de idade e podem ter uma predisposição familiar.
Procedimento caseiros ajudam baixam a febre? mito.
Banhos e compressas podem não ser o suficiente para baixar a febre do seu filho. Por isso, os procedimentos recomendados para fazer em casa são manter a criança com as roupas adequadas para a temperatura ambiente e sempre hidratado. “Caso a criança esteja com febre superior a 37.8°C, medicada e a temperatura não cesse, não tente baixá-la com métodos caseiros. Procure orientação médica ”, finaliza Dra. Wylma.
Sobre Beneficência Portuguesa de São Paulo
Fundada em 1859, a Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.beneficencia.org.br) é a maior instituição hospitalar privada da América Latina, contando com aproximadamente 7.500 colaboradores e 3.000 médicos, e com uma gestão baseada na qualidade assistencial, humanização, ensino e pesquisa, além de um corpo clínico formado por renomados especialistas. A instituição é referência no atendimento médico hospitalar em mais de 50 especialidades, como cardiologia, oncologia, neurologia, gastroenterologia, ortopedia, urologia, entre outras. Atualmente, a Beneficência Portuguesa conta com três hospitais que somam mais de 1.200 mil leitos de internação. O Hospital São Joaquim, primeiro pilar da Instituição, realiza atendimento ao Pronto Socorro, UTIs, Internações e Cirurgias. Em 2007, foi inaugurado o Hospital São José, que se destaca pelo atendimento oncológico com padrões internacionais, entre outras especialidades. Em 2012, o Hospital Santo Antônio foi criado com o objetivo de oferecer atendimento a pacientes usuários do Sistema Único de Saúde, reforçando a responsabilidade social e carácter beneficente da Associação. Já em 2013, a Instituição criou o Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes para ser um dos maiores e mais completos núcleos de tratamento de câncer no país.
Fonte:
www.imagemcorporativa.com.br
Comentários