SAÚDE

Sedentarismo, uma pandemia mundial

Não praticar atividade física e ficar parado muito tempo no mesmo lugar pode gerar diversas complicações

Sedentarismo, uma pandemia mundial

O sedentarismo no Brasil atingiu um nível alarmante, está pandemia causou cerca de 8,2% doenças cardíacas, 10,1% casos de diabetes tipo 2 e 13,4% de câncer de mama.

Segundo a personal trainer Tauani Martins Kukla "a vida sedentária é caracterizada pela ausência de atividade física, que pode causar regressão funcional desde a perda de flexibilidade articular, comprometimento dos órgãos, hipotrofia muscular e risco de desenvolver doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, colesterol e infarto do miocárdio. É definida como a doença do século e está associada a comportamentos cotidianos decorrentes do conforto da vida moderna." As pessoas faz com que o sedentarismo faça parte da sua vida quando ficam acomodadas, preguiça, evitam se deslocar e utilizar mecanismo simples para evitar, problemas demasiados na família são fatores que contribuem para uma vida errada.

Embora o sedentarismo esteja em alta, é preciso estar atento e práticas comuns podem ajudar e muito nesse "escape" do sedentarismo. Utilizar escadas ao invés do elevador, fazer caminhadas, praticar atividade física, ter uma boa alimentação e evitar ficar numa mesma posição por muito tempo, essas são atividades e práticas que no dia a dia podem ajudar e muito para a saúde e o bem estar físico e mental das pessoas.

 

Fabiano de Abreu

Jornalista e Assessor de Imprensa

Jornalista e assessor de imprensa, criador do termo fashion-fitness e lançando agora o termo fashion-fitness-esportista, criou 25 personagens fitness para imprensa, prêmio do melhores do ano 2016 como o melhor assessor de imprensa do Brasil, suas matérias são assinadas por médicos e formados de diversas áreas

Comentários