Conheça um pouco a história de Sarita
Acredito que uma diva fitness profissional não saia muito da dieta ao longo do ano. Mas, para uma competição, você começa a se preparar para valer quantos dias/meses antes?
Minha preparação para a competição de Los Angeles, que acontece dia 23 de abril, começou em setembro. Um atleta precisa de no mínimo 12 semanas de preparação (3 meses) mas, como meu técnico e eu achamos que precisaria de alguns ajustes no meu corpo, começamos com antecedência para que os resultados fossem satisfatórios. E, desse forma, teríamos tempo; caso precisássemos mudar as estratégias da preparação no meio do caminho, assim faríamos! É a preparação mais longa que já tive, geralmente eu fazia em de 12 semanas, mas estou muito feliz em ter começado bem antes, pois os resultados estão sendo muito bons e estou praticamente "pronta" bem antes da competição.
O treino muda? Como são os treinos?
Existe toda uma periodização de treinamento durante esses meses de preparação. No início geralmente os treinos são mais fortes focados no aumento da massa muscular e na melhora dos pontos fracos. No final da preparação a intensidade dos treinos de musculação diminui e os exercícios cardiovasculares são aumentados; mas isso varia de pessoa para pessoa e suas necessidades. Sempre fiz muito cardio no final.
E a dieta? Pode nos passar o seu cardápio?
A dieta é restrita e não tem muita variação, os alimentos que são usados na dieta são: peixe, frango,carne vermelha magra, ovos, aspargo, brócolis, couve flor, saladas, tomate, cebola, vagem, abobrinha, batata doce, aipim, aveia, arroz integral, castanhas, pasta de amendoim.
Não posso passar o cardápio certinho pois esse é dos segredos segredo de atleta, haha.
Você fica se pesando, medindo seu percentual, tirando medidas quase que diariamente?
Uma vez na semana faço as fotos para avaliação. Meu acompanhamento é só por fotos, quase nunca me peso. O comparativo de evolução é somente por fotos mesmo.
Pretende atingir qual percentual de gordura para o campeonato?
Quero chegar aos 5% de gordura, porém com uma melhor qualidade muscular do que da última competição.
Além do treino e dieta, quais outros cuidados que fazem parte da preparação?
Cuidados com o cabelo e a pele são importantíssimos também, pois tudo isso também é avaliado no palco. Mas o cuidado com o lado emocional também tem que estar em dia! Devido à dieta e aos treinos puxados, acabo ficando cansada, estressada, emotiva; então é muito importante relaxar e descansar e até fazer massagens relaxantes.
Qual é a parte mais difícil durante a preparação?
Para mim, o início de uma preparação sempre é a parte mais difícil porque geralmente você está comendo "errado". Para voltar com toda disciplina de uma preparação com foco total sem nenhum deslize é bem complicado. Até porque seu físico não está como você gostaria e isso é um pouco "desmotivante"! No final da preparação é tudo muito sofrido e cansativo, mas seu corpo está de acordo com as expectativas, você alcançou muitos resultados, então vai ficando cada dia melhor e o sofrimento você esquece!
Quando passa a competição você tira alguns dias de folga de treino? Ou come algo fora da dieta? Se sim, o que você deseja comer assim que passar a competição?
Sim, sim sim! hehehehe Eu já levo junto na mala algo que eu adoraria comer logo após a competição! Sempre trouxe chocolates, mas, como desta vez eu não quero mais voltar a comer açúcar, vou procurar algum docinho fake ( sem açúcar, mas que já vai estar muito bom)! Mas o que eu quero comer mesmo é muita pasta de amendoim que sou apaixonada!!
Fico uma semana de folga de dieta e alivio os treinos pós campeonato para o corpo se recuperar antes de partir para outra!
Quais são os quesitos analisados na competição?
Na minha categoria Diva Fitness os jurados costumam dizer que é todo um conjunto que será avaliado. O corpo deve estar simétrico e harmonioso, cabelo e pele impecáveis e a presença de palco conta muito! As poses e o desfile devem ser elegantes e valorizarem seu físico.
Comentários