ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Tapioca: ajuda ou prejudica na dieta para emagrecer?

A tapioca é um alimento genuinamente brasileiro e tem conquistado cada vez mais fãs

Tapioca: ajuda ou prejudica na dieta para emagrecer?

A tapioca é um alimento genuinamente brasileiro e tem conquistado cada vez mais fãs. Preparado com fécula proveniente da mandioca, que tem em sua essência alto índice glicêmico, o produto é indicado a todos, até mesmo quem tem restrições alimentares à ingestão de glúten por ser natural, livre gordura, sódio, açúcar e conservantes. Opa? Alto índice glicêmico? então neste caso é preciso ter alguns cuidados com a gordura também.

“Não significa que ela não seja saudável, apenas não é um alimento ideal para quem quer emagrecer”, comenta a life coach Gabriela Dezan, que ajudou a dar forma ao corpo de grandes atrizes como Nívea Stelmann.

Segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (Abam), a Tapioca é uma ótima aliada para quem está em busca de uma alimentação saudável, ele teve um aumento de 30% no consumo, em 2015, no país. Esse aumento não ocorreu apenas dentro das residências: especialmente nas grandes cidades, é muito comum nos depararmos com novas tapiocarias em locais como faculdades, shoppings e centros de comércio. Já existe até delivery para atender essa demanda. Gabriela alerta que o consumo seja mais pelo comércio e por influências externas que pela propriedade de nutrientes que este alimento.

“Uma coisa é a Gracyanne Barbosa, que esta super saradinha comer tapioca, ela pode esse luxo na dieta, mas a galera acompanha e imita, mas imita porque convêm. Acredito que a Gracyane tenha uma rotina regrada na alimentação, e claro, nos exercícios físicos, mas as pessoas não imitam isso dela, imitam o que ela esta comendo”

A presença da tapioca no mercado tem aumentado há pelo menos cinco anos, mas o grande aquecimento ocorreu entre 2014 e 2015, segundo o diretor geral da Casa Maní, Antonio Fadel. “As empresas que produziam apenas a fécula de mandioca perceberam que a tapioca pode ser incluída facilmente na dieta e na rotina de qualquer pessoa. Elas, então, passaram a embalar o produto e criaram marca própria, o que incentivou o consumo”, explica ele.

“Pode comer tapioca? Pode, mas só ela, vai resolver aque problema de gordurinha? Não, não vai”

É importante compreender a propriedade do alimento. Por exemplo, a batata doce é fundamental, ela queima devagar, dentro do organismo, o que faz a pessoa sentir que não esta com fome e não tem um teor alto de Glúten. Mesmo assim, quer usar a massa de tapioca? Faça um crepioca, que leva leite no preparo também ganha em proteína e tem a vantagem de fornecer mais cálcio ao corpo. Porém, a indicação é optar pela versão desnatada para diminuir os níveis de gordura absorvidos pelo corpo. Também é possível apostar no leite de castanhas, amêndoas ou de soja, haaaa não pode esquecer a clara do ovo.

Fabiano de Abreu

Jornalista e Assessor de Imprensa

Jornalista e assessor de imprensa, criador do termo fashion-fitness e lançando agora o termo fashion-fitness-esportista, criou 25 personagens fitness para imprensa, prêmio do melhores do ano 2016 como o melhor assessor de imprensa do Brasil, suas matérias são assinadas por médicos e formados de diversas áreas

Comentários