“As mudanças bruscas de temperatura somadas à baixa umidade e ao acúmulo de poluição favorecem a proliferação de vírus e bactérias responsáveis pelas doenças respiratórias. Por isso o número de casos de gripe, sinusite e bronquite é maior nesta estação”, diz Cid Pinheiro, pediatra do Hospital São Luiz Morumbi.
Segundo o especialista, as patologias de inverno que mais acometem as crianças são de origem viral e duram em média de três a cinco dias. “Importante lembrar que os quadros respiratórios são comuns na infância, mas quanto mais nova a criança, maiores devem ser os cuidados”, ressalta.
Outro fator que determina a incidência dessas doenças na infância é a faixa-etária. Quadros de faringite e laringite são mais comuns até os três anos enquanto os resfriados aparecem com mais frequência a partir dos dois anos.
Os sintomas variam de acordo com a doença e o tratamento costuma ser sintomático, como, por exemplo, o uso de medicamentos para resfriados e febres, aplicação de descongestionante nasal para limpar o nariz e inalação em caso de tosse seca e chiado no peito.
Alguns sinais exigem atenção especial. “Respiração rápida e ofegante e presença de movimentos rápidos (sobe e desce) na região abdominal e nas narinas podem ser sintomas de falta de ar. Em situações como essa é recomendável ir ao pronto-socorro”, explica o pediatra.
Veja quais são as doenças de inverno mais comuns na infância de acordo com a faixa-etária e seus principais sintomas:
DOENÇAS MAIOR INCIDÊNCIA
(POR FAIXA ETÁRIA) SINTOMAS MAIS COMUNS
Resfriado A partir dos 2 anos Coriza e espirro
Gripe Comum Em qualquer faixa-etária Espirro, coriza, febre, mal estar e dor no corpo
Sinusite A partir dos 5 anos Tosse, nariz entupido e catarro amarelado
Otite A partir dos 3 anos. Doença não costuma acometer crianças menores de 2 anos Dor no ouvido
Faringite Até 3 anos Dor, irritação e coceira na região da faringe
Laringite Até 3 anos Dor de garganta
Amidalite A partir de um 1 ano Coriza, dor de garganta e febre
Bronquite A partir dos 6 meses Tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar
Bronquiolite Até 2 anos Gripe que deixa a criança cansada e ofegante
Pneumonia Comum em qualquer faixa-etária Febre e tosse
Dicas de prevenção: hidratação, lavar as mãos com frequência, evitar mudanças bruscas de temperatura e realizar as vacinas corretamente são algumas das formas para prevenir as crianças das doenças respiratórias.
Blog do São Luiz com a Saúde: http://blog.saoluiz.com.br/
Comentários