O prefeito Fernando Haddad (PT) sancionou o Projeto de Lei que torna obrigatória a inclusão de alimentos orgânicos no cardápio das merendas escolares. Publicada no Diário Oficial da União (DOU), a medida deve beneficiar cerca de dois milhões de estudantes. “É importante incentivar crianças e jovens a ter uma alimentação mais saudável, rica em frutas, verduras e legumes”, afirma a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina (FASM), Irani Gomes dos Santos.
“De acordo com o panorama atual, são consumidos muitos alimentos ultraprocessados, com excesso de agrotóxicos”, explica a docente. “Isso é extremamente prejudicial à saúde, principalmente de crianças em idade escolar. É comum que haja a preferência por comidas gordurosas e ricas em açúcares, mas isso deve ser monitorado tanto pelas instituições de ensino, como pelas famílias”, pontua.
Na rede pública são fornecidas, em média, 1,85 milhão de refeições diárias, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. “O projeto irá promover uma melhora na qualidade de vida destes alunos e, por consequência, causará uma mudança nos hábitos alimentares”, coloca a nutricionista. “Serão crianças mais saudáveis e dispostas, melhorando, inclusive, o aprendizado”.
SAÚDE E SUPLEMENTAÇÃO INFANTIL
Comentários