SAÚDE E SUPLEMENTAÇÃO INFANTIL

Como cuidar dos machucados e ferimentos comuns nas férias da criançada

Pediatra dá dicas para tratar corretamente os ferimentos e evitar infecções.

Como cuidar dos machucados e ferimentos comuns nas férias da criançada Crédito: www.pediatriaemfoco.com.br

 Brincar e se machucar faz parte da infância, e durante as férias as brincadeiras ao ar livre e em grupo são muito comuns. Tudo isso é muito positivo para o desenvolvimento saudável das crianças, mas basta aparecer um pequeno ferimento na pele das crianças para provocar a preocupação dos pais. O pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz, Dr. Marcelo Reibscheid, criador do portal Pediatria em Foco (www.pediatriaemfoco.com.br) dá dicas para tratar corretamente os ferimentos e evitar infecções: “O ideal mesmo é ter tranquilidade para que a criança se sinta segura e deixe que sejam tomadas as devidas providências. O carinho e atenção também são elementos imprescindíveis na hora de cuidar dos ferimentos. Além de higienizar bem as mãos, com água e sabão ou álcool gel, é importante manter a calma para conversar com a criança e acalmá-la em caso de choro”. Cuidados básicos e imediatos, como lavar o local com água e sabão, são fundamentais para limpar a ferida.

 Primeiramente é preciso limpar o local até desaparecer qualquer sinal de sujeira ou corpo estranho, como terra ou grama. Para garantir a boa limpeza do machucado deve-se secar a região higienizada e desinfetar com um agente antisséptico, que combate rapidamente as bactérias. Depois de limpar e desinfetar a pele, é importante prevenir ou tratar o início de possíveis infecções com o uso de uma pomada antibiótica. “Os curativos são recomendados somente em locais que estão sujeitos ao atrito, como a dobra do cotovelo ou a sola dos pés. Em alguns casos, fechar o ferimento pode tornar o local úmido, facilitando a proliferação de micro-organismos. A recomendação principal é deixar o ferimento aberto para que o local machucado se mantenha seco e a cicatrização aconteça de forma mais rápida”, orienta o pediatra. A recomendação é trocar o curativo ao menos três vezes por semana, ou toda vez que ele ficar molhado. Durante o processo de cicatrização, casquinhas se formam sobre a pele machucada. Elas servem para proteção de pele e caem espontaneamente. As crianças têm um ótimo mecanismo de cicatrização e, se for bem cuidado e não sofrer exposição excessiva ao sol, o ferimento não deixará nenhuma marca na pele.

 O que fazer quando o machucado está sangrando? Caso o sangramento seja pequeno, deve-se lavar a região com água limpa e sabão neutro. Depois, comprimir a região com uma gaze ou pano limpo, fazendo uma leve pressão no local por alguns minutos. Na maioria dos casos, o sangramento para após a compressão. Para proteger o machucado pode-se utilizar uma gaze limpa e esparadrapo ao redor da lesão.

 O que fazer quando o ferimento tem pus ou secreção amarelada? A saída de pus ou de secreção amarelada indica que o ferimento está infeccionado por bactérias. Nesse caso, é preciso manter os cuidados de limpeza e tratar a infecção com uma pomada antibiótica para matar as bactérias.

 O que fazer quando a lesão é mais profunda? Lesões mais profundas cortes mais extensos devem ser avaliados por um médico para decidir se há necessidade de realizar outros procedimentos, como os pontos, por exemplo. De qualquer forma, a limpeza primária pode ser feita regularmente e, ao notar-se presença de algum corpo estranho na feriada, deve-se procurar o médico imediatamente.

 Para mais informações, o pediatra Marcelo Reibscheid está à disposição para entrevistas. Dr. Marcelo Reibscheid O Dr. Marcelo Reibscheid é pediatra, formado em medicina pela Santa Casa de São Paulo e especialista em Neonatologia e UTI Neonatal, com capacitação em controle de qualidade de Banco de Leite Humano. Faz parte da equipe neonatal da Maternidade São Luiz há mais de 10 anos, além de atender em seu consultório particular e em outros hospitais de São Paulo. É o pediatra que responde nossas dúvidas sobre saúde e comportamento e é apaixonado por crianças – em especial pelos seus dois filhos, Bruno e Théo frutos de seu casamento com a também pediatra Camila Lima Reibscheid. Você já deve tê-lo visto em programas de TV como Hoje em Dia, Eliana, Mulheres e vários outros, ou talvez na arquibancada de algum estádio, torcendo pelo seu time do coração, o Corinthians.

Comentários