MITOS DO BODYBUILDING

Mitos do Bodybuilding: Lou Ferrigno

Louis Jude Ferrigno conquistou fama internacional graças a uma estrutura física de grandes proporções, muito definida e repleta de músculos

Mitos do Bodybuilding: Lou Ferrigno Ferrigno conquistou fama internacional graças a uma estrutura física de grandes proporções
Crédito: DIVULGAÇÃO

Nascido em Nova York em 9 de novembro de 1951, Louis Jude Ferrigno conquistou fama internacional graças a uma estrutura física de grandes proporções, muito definida e repleta de músculos. Logo após seu nascimento, Lou enfrentou sua primeira grande batalha quando sofreu uma infecção no ouvido, perdendo 80% de sua audição. Essa deficiência foi descoberta por seus pais apenas aos três anos de idade. Sem desanimar pelo problema de audição, dez anos mais tarde descobriu no levantamento de pesos da musculação uma paixão que o acompanharia pelo resto da vida. Após se formar pela escola, em 1969, começou a colecionar seus primeiros títulos de Mr. América. Em 1974, ficou em segundo lugar em sua primeira participação no Mr. Olympia. No ano seguinte chegou em terceiro. Lou tinha apenas 21 anos quando ganhou seu primeiro título de Mr. Universo, um recorde mundial Guinness Book que está até hoje. Tantos títulos conferiram a ele fama no bodybuilding, em 1975 foi convidado a participar de um reality show sobre o esporte, travando uma disputa acirrada com o filho do bodybuilding, Arnold Schwarzenegger. A tentativa frustrada de vencer o astro de Hollywood e até o momento, o maior bodybuilder foi tema do documentário Pumping Iron. Confira esta super produção no quadro Reality de ouro. Após anos de dedicação ao bodybuilding, Lou deixou o circuito de competição por muitos anos, um período que incluiu uma breve passagem como um atacante defensivo para o Toronto Argonauts na Canadian Football LeaguePor não gostar de futebol, logo abandonou este esporte.

No início de 1990, Lou voltou à musculação, concorrendo em 1992 e 1993 aos títulos de Mr. Olympia, terminando em 12º e 10º, respectivamente. O campeão bodybuilder ganhou fama mundial pela carreira de ator após deixar de lado a profissão no bodybuilding. Ferrigno alcançou a fama ao interpretar o personagem Hulk na série de TV dos anos 1970, e continuou desempenhando o papel até 1981. Quarenta anos após o lançamento de uma das séries mais famosas da televisão internacional, Lou é o único ator vivo da série premiada. O astro pode ser visto ainda nas produções “Simbad dos Sete Mares”, “Os Vingadores” e “Hercules”. Novas versões deste seriado surgiram na mídia, originando versões cinematográficas como o “The Hulk” que foi lançado em 2003, a última versão foi exibida nas telas de cinema em 2008 e produzida pela Marvel Filmes, quando Edwar Norton assumiu o papel do Gigante Esmeralda. Esta produção contou com filmagens feitas em terras brasileiras. Ferrigno participou das duas versões cinematográficas de Hulk, em 2003 e 2008, ambas no papel de um guarda e também dublou o personagem no segundo filme, após uma proposta do diretor Louis Leterrier na New York Comic Con. Em fevereiro de 2006, Lou foi empossado como um Angeles County Los, deputado da Califórnia reserva xerife e em novembro de 2010, Lou foi empossado como membro de um condado de Maricopa, Arizona voluntário xerife posse, que também inclui os atores Steven Seagal e Peter Lupus, a fim de ajudar a controlar a imigração ilegal na região do vale de Phoenix. Por volta de 2009, iniciou um trabalho como segurança particular do cantor Michael Jackson, pouco antes do astro falecer em junho do mesmo ano. Lou preparava o cantor para a maratona que seria a turnê “This is it”, organizada pelos 25 anos de carreira musical de Michael, programada para ser lançada no mês de julho seguinte.

LIFE STYLE

Mais recentemente, ele lançou um site de fitness e estilo de vida com sua família, com foco em hábitos positivos e ideias – a página FerrignoFIT.com. “Incrivelmente FIT” é um programa de 12 semanas com tonificação do corpo avançado e personalizado. Um programa de perda de peso inspirada nas lições de vida e habilidades da lenda da musculação Lou Ferrigno. Este programa reforça os fundamentos da construção de um estilo de vida saudável a longo prazo – explorando nutrição, exercício e educação. O treinamento é oferecido por meio de uma coleção de vídeos no estilo de classe, já a educação é fornecida através de artigos on-line e vídeos do Lou, sua família, e os funcionários Fit Ferrigno. Tudo isso é monitorado por nutricionistas certificados e preparadores físicos. O programa inclui alguns focos principais: programa de exercícios de musculação e aeróbicos, programa de customização alimentar com auxílio de nutricionistas, educação do corpo, entendendo as limitações do corpo e as consequências de treino, como fadiga muscular, o sistema digestivo e o desejo de mudança e de transformação do shape.

REALITY DO OURO

Pumping Iron é um filme documentando o que é comumente referido como "A Idade do Ouro" do fisiculturismo, uma época na qual massa e tamanho importavam menos, e a simetria e definição do corpo era preferida. O documentário produzido em 1977 segue o Mr. Universo da IFBB para amadores e o Mr. Olympia para profissionais em Pretória, África do Sul. Embora o documentário foque Schwarzenegger, como a estrela principal, muitos outros fisiculturistas notáveis fazem aparições, incluindo, além de Lou Ferrigno, Franco Columbu, Mike Mentzer, Robby Robinson, Mike Katz, Albert Beckles, Ken Waller, Frank Zane, Paul Grant, Ed Corney, Serge Nubret e Danny Padilla — todos campeões talentosos em seus próprios direitos. Este filme foi relançado em DVD em 2003 para o 25º Aniversário do original. Este material caracteriza-se por cenas dos bastidores e entrevistas recentes com o elenco.

O GIGANTE ESMERALDA

No fim da década de 1950, o contratado da Marvel Comics, Stan Lee com a ajuda de Jack Kirby, deu a seus novos super-heróis sentimentos mais humanos, uma mudança de seus outros heróis que eram tipicamente escritos para pré-adolescentes. Seus heróis tinham um temperamento ruim, ficavam melancólicos, cometiam erros humanos normais. Os super-heróis de Lee capturaram a imaginação dos adolescentes e jovens adultos, e as vendas aumentaram drasticamente. O grupo de super-heróis que Lee e Jack Kirby produziram foi a família de super-heróis conhecida como O Quarteto Fantástico. Sua popularidade imediata fez com que Lee e os ilustradores da Marvel produzissem vários novos títulos. Lee criou então “O Incrível Hulk”para os quadrinhos.

Comentários