HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História dos Suplementos no Brasil - VITAFOR

O Comitê Científico e o laboratório de testes são exemplos de seu comprometimento com estudos na área da nutrição e controle de qualidade no mundo dos suplementos.

História dos Suplementos no Brasil - VITAFOR A criação da empresa, demorou aproximadamente 2 anos entre instalações e a parte regulatória
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO

Quando pensamos em um comitê científico logo imaginamos um laboratório cheio de profissionais com jalecos brancos e óculos de proteção fazendo diferentes experiências e descobrindo substâncias de poderes incríveis. Pois é exatamente isso que acontece na Vitafor. Lá existe o Comitê Científico Vitafor Nutrientes (CCVN) com profissionais focados na área da saúde que atuam constantemente em pesquisas para descobrir novos ingredientes e combinações que atendam as necessidades nutricionais dos atletas e da população em geral, que estão em contato direto com as universidades e abertos para novos estudos.

“O Comitê está presente nas principais decisões da empresa e principalmente na criação de novos produtos”, explica Débora Kassiana que é gerente comercial da empresa e fala em nome da diretoria. Ao todos são nove profissionais de quatro áreas diferentes no comitê, entre nutricionista, biólogo, farmacêutico, técnico em alimentos, biomédico e fisiologista. “Esses profissionais são responsáveis pelo desenvolvimento técnico nutricional e comunicação com a comunidade médica, nutricional, acadêmica, com os clientes e o consumidor final”, conta Débora. Este é um dos principais diferenciais da empresa Vitafor, localizada em Sorocaba, interior de São Paulo.

Conheça quem faz parte do Comitê Científico

Bruno Zylbergeld: Biólogo

Daniela Pini: Nutricionista

Elaine Ferreira: Farmacêutica

Débora Dutra: Biomédica

Ítalo Salzano Júnior: Fisiologista

Ramon Ferraz: Téc. Alimentos

Vanessa Vichi: Nutricionista

Isabella Camargo: Nutricionista

Géssica Marcello: Nutricionista

Da estética rumo ao esporte

A aposta em ferramentas e práticas que possam trazer mais qualidade aos produtos desenvolvidos está no DNA da empresa desde sua fundação, em 2005. Na época, um grupo de empresários enxergou no segmento uma oportunidade de se destacar produzindo suplementos nutricionais com ingredientes de origem natural. “A Vitafor nasceu da necessidade do mercado brasileiro de ter produtos nacionais de alta qualidade e eficácia”, diz Débora.

Trata-se de uma empresa privada, ou seja, nenhum capital estrangeiro foi investido para a constituição da Vitafor e, diferente da maioria no segmento, sua origem não é do mundo do esporte e da nutrição. Seu quadro social é composto por empresários e investidores que preferem não ter seus nomes divulgados. Porém, o envolvimento da Vitafor com os esportistas e com a ciência nutricional está sempre garantido através CCVN e dos apoios que oferecem a atletas de diferentes categorias. Os primeiros suplementos produzidos pela empresa também tinham outro foco, o bem-estar e a estética, mas acabaram atingindo o público esportivo, conforme explica Débora.

“A Vitafor em seu início procurou trabalhar com profissionais da saúde desenvolvendo produtos que auxiliam a nutrição de quem necessita de um aporte maior de proteínas e vitaminas”. Os compostos iniciais fabricados pela empresa eram o Isofort, desenvolvido para ganho de massa muscular e redução de gordura; o Termo Plus e Juice Plus, para perda de gordura corporal; e a Glutamina, feito para a nutrição clínica, ganho de massa muscular e manutenção da saúde intestinal. Uma jovem em fase de crescimento Todos os produtos lançados no início da Vitafor ainda fazem parte de seu catálogo, porém passaram por pequenas melhorias, mas a matéria prima principal é a mesma.

Esta empresa cem por cento brasileira tem todos os seus itens produzidos em sua planta fabril no interior de São Paulo.

A escolha por Sorocaba como sede deve-se ao fácil acesso as principais rodovias e a proximidade da capital paulista, o que ajuda muito na questão da logística, um pulinho e já estamos na maior metrópole do país. Atualmente a Vitafor emprega 60 funcionários, ao todo são 26 linhas de produtos, tendo como carro-chefe da empresa o Whey Protein: Isofort. Atualmente a fabricante de suplementos possui uma produção média mensal de 60 mil itens. Mesmo jovem, em seus quatro anos de vida a empresa já atingiu um crescimento anual que demonstra um futuro promissor: 30% em 2011. Indo além, a empresa já atinge o público de todo o país. “A linha Vitafor pode ser encontrada em todos os estados do território nacional”, conta a gerente comercial. A empresa também se preocupa com o que é tendência e o que desponta em outros países referência em sua área de atuação, para estar sempre atualizada participa de congresso internacionais e feiras do segmento de nutraceuticos.

Qualidade controlada Mantendo a estrutura diferenciada da empresa, foi implantado um laboratório de controle de qualidade e desenvolvimento. “Contando com todos os equipamentos necessários para a realização dos testes exigidos pelos mais rigorosos controles de qualidade mundiais, temos também a capacidade técnica e material de desenvolver novos produtos baseados nos conhecimentos médicos, fisiológicos, nutricionais e acadêmicos mais recentes”, explica Débora. Está lembrando do comitê com os profissionais de jaleco? São eles que utilizam o local para elaborar novas composições, em busca de produtos com a marca registrada Vitafor. “O laboratório de microbiologia Vlabor tem a capacidade de estudar novas composições microbiológicas garantindo segurança e qualidade ao consumidor além de contar com tecnologia suficiente para desenvolvimento de novos produtos”. “Todos os novos lotes de matéria-prima recebidos pela Vitafor são re-testados individualmente para avaliação da qualidade pós transporte”, conta. Desta forma é possível perceber se a matéria-prima que chegou para ser utilizada tem a mesma qualidade indicada pelo laudo de análise do produtor.

E a utilização do laboratório não para por aí, após o término da composição final dos produtos fabricados é realizado um teste para certificar se tudo está correto. Os testes também são estendidos para todos os recipientes, sachês e cápsulas que são utilizados, isto é feito para garantir que o produto final mantenha a sua integridade. De olho no esporte Mas toda essa estrutura que a Vitafor possui tem que servir para além da fabricação de suplementos, por isso os profissionais e laboratórios também investem em atletas. O patrocínio para esportistas é uma forma de, além de contribuir com o investimento no esporte nacional, testar seus produtos comprovando uma melhora significativa no desempenho a medida que é utilizado em determinada atividade. “Oferecemos toda a suplementação necessária para o atleta patrocinado, com isso podemos verificar o avanço desses atletas na performance esportiva e comprovar mais uma vez a eficácia dos produtos”. Alguns atletas patrocinados pela empresa tiveram resultados significativos no ano de 2011.

O competidor de Triathlon Danilo Pimentel conquistou o terceiro lugar no Campeonato Mundial de Triathlon. Nesta mesma prova, realizada em Vitória – ES, Carol Furriela foi campeã brasileira da categoria feminina. Em busca do novo Para conseguir vencer a concorrência é preciso inovar, essa é a lei no mundo dos negócios. A Vitafor quer seguir este caminho e desde o início buscou diferenciais em seus produtos. “As principais inovações dizem respeito a eficácia e formulação dos produtos, seleção das matérias-primas, além da apresentação de grande praticidade na forma de sachês”, explica Débora. A empresa também possui uma pequena geração de resíduos, todos não tóxicos, além disso, todas as embalagens utilizadas em seus produtos podem ser recicladas. Para este ano os diferenciais então nos lançamentos, são seis novos produtos, entre eles está um lançamento especial que a empresa ainda mantém em segredo. A empresa busca ainda promover o desenvolvimento de comunidades e o bem-estar do ser humano realizando eventos e cursos relacionados com a área da saúde. Ela também possui um programa de ajuda a comunidade carente explica Débora. “

Mantemos um programa de doação de produtos para algumas pessoas carentes, após avaliação detalhada de cada caso”.

Linha do tempo

2005 - criação da empresa, demorou aproximadamente 2 anos entre instalações e a parte regulatória.

2007 - a empresa lança seus três primeiros produtos: Isofort, Glutamax, Termoplus

2008 - participação dos primeiros congressos brasileiros relacionados a nutrição e lançamento do MCT, OMEGAFOR e COLAGENTEK

2009 - ampliação da planta, contratação de mais profissionais, lançamento do Simfort, AMINOFOR, PROFEM

2010 - ampliação da planta, implantação do Vlabor (laboratório analítico e lançamento do CREAFORT, LIPIX e LEUCIX

2011 - início de certificação internacional e lançamento do T-REX GEL, BORAPRIM 2012 – nova ampliação da planta e o lançamento de novos produtos : MUSCLE PLEX, MULTIFORT e MEGA DHA

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