NUTRIÇÃO & ESPORTE

Nutrição e Esporte: Ciclismo BMX

Conheça a carreira de sucesso da atleta Priscilla Stevaux Carnaval

Nutrição e Esporte: Ciclismo BMX A atleta Priscilla Stevaux Carnaval
Crédito: Foto: Andrey Acca

O Ciclismo BMX (Bicycle Motocross), também conhecido como bicicross, é a modalidade mais nova dentro do ciclismo. Ela surgiu no estado da Califórnia, Estados Unidos, em meados da década de 1960, numa época em que as vertentes mais antigas desse esporte, como o ciclismo estrada e o pista, já integravam os jogos olímpicos. O BMX nasceu devido ao gosto dos jovens norte-americanos pelo motocross, na verdade, eles se inspiravam em seus ídolos, fazendo manobras e saltos em pista de terra. O crescimento do BMX aconteceu de forma rápida, pelo fato de seu custo ser bem menor, além de ter uma prática mais fácil, se comparada à sua modalidade inspiradora.  

Na década de 1970, nos EUA, foi criada a primeira federação desse esporte e, mais tarde, em 1981, surgiu a Federação Internacional de BMX. Após um ano, aconteceu o primeiro Campeonato Mundial da categoria disputado em Dayton, no estado americano de Ohio, na ocasião, todos os campeões foram pilotos norte-americanos. Já em 1993, a União Ciclística Internacional passou a regular o esporte.

Segundo a ciclista BMX Priscilla Stevaux Carnaval, as regras básicas da modalidade são as seguintes: trata-se de um esporte de circuito fechado, voltas únicas, com foco no atleta que cruzar a linha de chegada primeiro. É um esporte no qual é permitido contato corporal na disputa, contanto que o ciclista não tire as mãos do guidão e nem os pés da bicicleta. "O BMX é um esporte olímpico desde 2008 (Pequim/China) e os atletas podem chegar até 60km/h e saltar até 12m de comprimento. Para mim, um bom atleta dessa modalidade precisa ter ousadia, determinação, coragem e perseverança", destaca Priscilla Stevaux.

 

A CICLISTA

Priscilla Andréia Stevaux Carnaval tem 26 anos e nasceu na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, onde reside atualmente com sua mãe e seus irmãos. Ela iniciou no esporte aos sete anos de idade e acredita que escolheu o ciclismo BMX, primeiramente por influência de seu irmão mais velho, Douglas Stevaux e, em segundo lugar, porque se identificou com essa modalidade que considera ser desafiadora, dinâmica e de muita adrenalina.  

“Meu irmão sempre foi minha influência para tudo e meu pai nos levava para passear de bicicleta na infância. Certo dia, meu pai passou em frente a uma pista de BMX e estava acontecendo uma competição, meu irmão se interessou e logo pediu que ele o levasse para experimentar o esporte e eu segui os mesmos passos, foi amor à primeira vista. Começamos juntos e desde então o BMX se tornou minha vida”, declara.  

No entanto, segundo Priscilla, ainda na infância ela se aventurou em outras atividades, como o ballet e a capoeira. Ela conta que sua mãe tentou colocá-la nas aulas de ballet quando tinha apenas dois aninhos. “Porém, sempre fui uma menina um tanto quanto agitada e para mim o ballet era monótono, logo pedi para sair das aulas. Alguns anos depois, já paralelo ao ciclismo, iniciei nas aulas de capoeira na escola, gostava bastante, mas não mais que o BMX. Quando estava com conflitos de horários entre os dois e precisei escolher, não restaram dúvidas, permaneci no BMX”, lembra.

Priscilla destaca que subiu ao pódio pela primeira vez em 2001, numa copa regional em Sorocaba. Porém, sua primeira grande conquista foi quando tornou-se a terceira melhor do mundo em 2002, no seu primeiro campeonato mundial em Paulínia, interior de São Paulo, mas não era na categoria de elite.  

“Através do meu destaque na parte técnica, entrei para a Seleção Brasileira em 2010, disputando campeonatos internacionais e desde então venho construindo minha carreira profissional no esporte, inclusive, Thomas Allier, ex-atleta olímpico francês, foi meu primeiro treinador através do Centro Mundial de Ciclismo, em 2011, e há sete anos meu treinador e educador físico é meu irmão, Douglas Carnaval Stevaux, ex-atleta BMX, que também integrou a seleção. Iniciei a faculdade de Arquitetura e Urbanismo em 2013, porém, com muitas viagens em busca de classificação olímpica acabei direcionando minha vida exclusivamente para o esporte, mas pretendo voltar aos estudos futuramente”, afirma.

Atualmente, Priscilla Stevaux é considerada referência na categoria BMX Racing, pois conquistou inúmeros títulos. Entre eles, ela destaca o Campeonato Mundial em 2011, no qual foi finalista, e os Jogos Olímpicos em 2016, no Rio de Janeiro. “A trajetória e a conquista da vaga olímpica certamente foram grandes marcos em minha carreira”, enfatiza a fera.  

Para Priscilla, entre os principais ensinamentos que recebeu do esporte estão:  ter resiliência, determinação, trabalhar duro e com amor. “Através de tudo isso, você fará o ‘impossível’ virar realidade, afinal, tudo é possível quando feito com força de vontade, perseverança e fé. Aliás, antes das competições sempre faço uma oração, penso na estratégia da prova e ouço músicas que me animam e me ajudam a ficar focada”, revela a ciclista.  

 

ALIMENTAÇÃO E SUPLEMENTOS

Priscilla Stevaux conta que sua orientação nutricional é feita pela nutricionista Géssica Carvalho e, como seu gasto calórico através do esporte é grande, ela segue um plano alimentar que lhe garanta energia nas atividades e proteína para a boa recuperação dos treinos.  

“Mesmo antes do acompanhamento nutricional, sempre optei por alimentos integrais, pois garantem maior energia e sustento por mais tempo e são mais saudáveis. Normalmente, faço seis refeições diárias, de três em três horas: café da manhã (opto por pão integral e ovos), colação, almoço, lanche da tarde, pré-treino e jantar, e minha taxa basal está hoje por volta de 2 mil calorias. Vou administrando minhas refeições durante o dia de acordo com os horários das provas, os lanches faço nos intervalos, sempre com alimentos saudáveis. Não sou extrema na dieta, mas procuro deixar mais flexibilidade para os finais de semana”, diz.

Quanto aos suplementos alimentares, Priscilla explica que consome whey protein, creatina, glutamina, BCAA (durante treinos intensos), pré-treino, cafeína  e polivitamínicos. “Acredito que os suplementos são importantes para todo atleta, sempre alinhados com a alimentação. A minha suplementação atua no auxílio da recuperação muscular, foco e imunidade. Somente a creatina  e o pré-treino que faço uma pausa em férias e off competitivo”, conta Priscilla.  

 

TREINOS

Segundo a ciclista BMX Priscilla Stevaux, ela faz dois treinamentos por dia, que são periodizados e distribuídos entre: musculação, treinos de saltos pliométricos e sprint (tiros de velocidade) em rua. Enfatiza caracteristicamente os treinos de força e potência em musculação com quatro dias de treinamentos na academia, incluindo a pliometria em algumas fases da periodização, normalmente realizados no período da manhã. Os treinos de tiros de velocidade, primordiais para uma boa execução das pedalas, são realizados de duas a três vezes semanais, intercalados com os dias de treinamento específico em pista BMX, alterando a metragem dos tiros de acordo com cada fase e propósito de treinamento.  

Ela faz os treinos específicos de pista BMX em Votorantim (Parque Jataí) e em Indaiatuba (Parque Ecológico), ambas cidades do interior de São Paulo. Porém, algumas vezes faz em outras pistas, buscando circuitos diferentes, normalmente em pré-temporada, como  pistas com circuito de trajeto específico de copas do mundo como em Santiago del Estero – Argentina. Este ano, realizou na pista da Confederação Brasileira em Londrina, Paraná. Já os treinos de musculação, algumas vezes são feitos na academia do Clube de Campo de Sorocaba, e em outras nos seus próprios equipamentos de musculação, em sua casa.

Priscilla afirma ainda, que tem um dia de descanso semanal para a recuperação do corpo. Fora de competições, normalmente descansa aos domingos e quando as provas acontecem aos finais de semana, tem a segunda-feira para a recuperação, às vezes com apenas treino de giro recuperativo.

“Nos preparamos com base no calendário de competições, então é verificado  quanto tempo temos para periodizar e priorizar cada treinamento. Neste ano olímpico, o calendário começou muito rápido, portanto iniciamos mais cedo, em novembro/2019. Tivemos que diminuir nossas férias para dar início o quanto antes aos trabalhos da pré-temporada, porque quando começam as competições, os intervalos entre uma prova e outra são muito curtos, conseguindo tempo apenas para manutenção de treinamento e não para treinos muito detalhados, como na pré-temporada”, explica.  

A seguir, Priscilla Stevaux fala sobre suas próximas competições já programadas para 2020 e revela qual o seu maior sonho dentro do esporte: “No período de fevereiro até maio estou participando de 18 competições no ciclo olímpico sendo: nove Copas Internacionais, seis Copas do Mundo, Campeonato Continental, Mundial, finalizando com os Jogos Olímpicos (os resultados das competições anteriores definirão minha participação). Meus objetivos são: trazer orgulho à minha nação, influenciar e motivar os mais jovens a buscarem seus sonhos e as práticas esportivas, além de disseminar o esporte no Brasil. E meu maior sonho é ser medalhista olímpica”, finaliza a atleta.  

 

PERFIL:

Priscilla Andréia Stevaux Carnaval

Nascimento: 02/12/1993  

Cidade natal: Sorocaba/SP.  

Onde vive: Sorocaba/SP.  

Modalidade: Ciclismo  

Categoria: BMX Racing

Peso: 55kg

Altura: 1,56m

Equipe:  ACBI - Associação de Ciclismo BMX de Indaiatuba.

Patrocinadores: Shimano, Chase Bicycles, Muvin, Niknak Engeneering, Lead Racewear e clínica médica Performed.  

 

Redes Sociais:

Instagram: @stevaux93

www.facebook.com/stevaux93

www.youtube.com/stevaux93

 

PRINCIPAIS TÍTULOS:

2019: 4ª Colocada nos Jogos Pan-Americanos – Lima.  

2019: 6º Lugar Copa do Mundo de Supercross 2019 Round 8.

2019: 2º Lugar Copa Internacional de BMX San Juan/Argentina.

2019: 2ª Lugar Campeonato Brasileiro de BMX – Paulínia/SP.

2019: 2º Lugar King of Prague Round 2  – Praga/República Tcheca.

2019: 3º Lugar  King of Prague Round 1  –  Praga/República Tcheca.

2019: Campeã C1 de Inverno – Guatemala .

2019: Campeã 1ª Etapa Campeonato Paulista de BMX – Indaiatuba/SP.

2019: Campeã Jogos Abertos do Interior.

2019: Campeã Jogos Regionais do Interior.  

2018: Campeã Panamericana (Continental) de BMX.  

2018: Campeã Brasileira.

2018: Campeã Campeonato Nacional Taça Brasil.

2017: Campeã Copa Latino Americana Round 7 e 8 – Santiago/Chile.  

2017: Finalista 5ª Etapa Copa do Mundo de Supercross.

2017: Vice-campeã Campeonato Brasileiro.

2017: Atual 6ª colocada no Ranking Mundial UCI.

2017: Vice-campeã Campeonato Latino Americano.

2017: Vice-campeã  Campeonato Panamericano.

2016: Semifinalista nos Jogos Olímpicos.  

2016: Conquista da Vaga Olímpica para Olimpíadas – Rio de Janeiro.

2016: 13ª classificada no Time Trial Campeonato Mundial – Colômbia/Medelín.    

2016: Semi finalista – Campeonato Mundial – Colômbia/Medelín.  

2016: Vice-campeã Campeonato Internacional Venezuela/Caracas.  

2016: Vice-campeã Campeonato Internacional Argentina/Mendonza.  

2016: Representante Aquece Rio – Evento teste Olimpíadas – Rio de Janeiro.

2016: Medalha de Bronze – Campeonato Pan-Americano.  

2016: 4ª Colocada nos Jogos Pan-Americanos – Toronto.  

2015: Campeã Brasileira.  

2014: Campeã Brasileira.  

2014: 18ª colocada no Ranking Internacional – UCI.  

2014: Chula Vista SUPERCROSS - (11º lugar).  

2014: Semi Finalista Copa do Mundo de Supercross Papendal-Holanda (15º geral).    

2014: 3º.Lugar Campeonato Continental.

2014: 3º Lugar Internacional de Ambato/Colômbia.  

2013: Campeã paulista.  

2013: 6º Lugar campeonato Pan-Americanos de BMX.  

2013: Supercross Manchester: Classificada para Super final da tomada de Tempo.

2013: Campeã Copa America´s BMX (evento Rede Globo).  

2012: 3º Lugar Campeonato Sul-Americano Chile.

2012: 6º Lugar Campeonato - 1º Lugar Campeonato Europeu Round 8 (Junior Woman).  

2011: 16º Ranking final Copa do Mundo de Supercross de BMX  (Junior Woman).

2010: Campeã Festival de Verão Bogotá ranking 5.

2010: Campeã Campeonato Sul-Americano.  

2010: Bi-campeã Paulista.

2010: Vice-campeã campeonato Pan-Americano.  

2010: Campeã campeonato Sul-Americano.

2009: Vice-campeã campeonato Latino-Americano. 

Comentários