FIQUE POR DENTRO

Doenças Cardiovasculares que mais podem matar

Ao afetar o coração, vasos e artérias, as doenças cardiovasculares podem trazer complicações

Doenças Cardiovasculares que mais podem matar Doenças Cardiovasculares que mais podem matar
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Ao afetar o coração, vasos e artérias, as doenças cardiovasculares podem trazer complicações. O cirurgião vascular Gilberto Narchi Rabahie elencou as que mais podem ser fatais:

 

- Infarto agudo do miocárdio

Uma obstrução aguda de uma artéria coronária. “Dor ou desconforto no peito e nos braços estão entre os sintomas mais comuns. A dor pode surgir no ombro esquerdo, cotovelos, mandíbula ou nas costas”, explica Dr. Gilberto.

 

- Acidente vascular cerebral (AVC)

Popularmente conhecido como derrame, ocorre quando um vaso cerebral se rompe, causando hemorragia ou, ao contrário, oclui ocasionando falta de sangue em território cerebral. “Súbita fraqueza em membros superiores e inferiores e dificuldade de falar são os sintomas mais comuns, na maioria das vezes concentrados em um lado do corpo”.

 

- Trombose venosa

Formação de coágulos de sangue nas veias das pernas. A patologia pode levar a uma embolia pulmonar, que é o bloqueio de uma das artérias do pulmão. “Falta de ar súbita, com ou sem dor no peito, é comumente sentida por pacientes atingidos pela doença”, completa.

 

- Aneurisma da aorta tóraco-abdominal

A aorta é o principal vaso sanguíneo do corpo e um aneurisma é quando há dilatação de um ou mais segmentos do mesmo. “O grande risco de um aneurisma é a sua ruptura, que pode causar sangramento intenso e a morte do paciente”.  

 

- Doença arterial periférica

Está relacionada à má circulação sanguínea devido ao entupimento das artérias dos membros inferiores, com o surgimento de feridas dolorosas de difícil cicatrização, além de dor ao caminhar. “Um dos principais riscos é a amputação dos membros”, enfatiza o médico.

 

Para todas essas doenças, Dr. Gilberto esclarece que a prevenção é a mesma: evitar sedentarismo, tabagismo, controlar a pressão arterial, taxas de gordura e açúcar no sangue, além de não apresentar obesidade.  

Comentários