PET

Pet: Seu pet pode ser um fumante passivo

Animais que são fumantes passivos podem desenvolver câncer 

Pet: Seu pet pode ser um fumante passivo Cães e gatos absorvem ainda mais os venenos oriundos do cigarro, pois estão o tempo todo se lambendo
Crédito: Shuttersock

*Por Ju Farias - Jornalista (MTB 13.400) - www.agenciajf.com

Que o cigarro faz mal à saúde não é segredo para ninguém, mas o mal que causa aos pets ainda é pouco divulgado. No entanto, os animais que possuem tutores fumantes têm mais chances de desenvolver problemas respiratórios, doenças nos olhos e até câncer, como explica a veterinária da Nutrire, Luana Sartori.

“Tumores nos pulmões e no nariz são mais frequentes em pets que moram em casas onde a nicotina é utilizada, fora as doenças mais simples como as alergias e as irritações oculares. Além disso, lesões na pele do pet também podem acontecer por causa da fumaça inalada. Os animais também se tornam fumantes passivos tal e qual acontece com quem não fuma, mas convive com fumantes”, conta.

Cães e gatos absorvem ainda mais os venenos oriundos do cigarro, pois estão o tempo todo se lambendo. Luana explica ainda que não é preciso uma grande quantidade de fumaça para que os pets sejam prejudicados. “As doenças que acometem os animais por conta da nicotina são graves, estamos falando de risco de vida, de intoxicações sérias e que poderiam ser evitadas”, acrescenta.

Para a especialista, a solução mais benéfica tanto para pets como para seus tutores é, obviamente, parar de fumar. “Se isso não for possível, evitar fumar perto do pet é fundamental, lavar as mãos após o uso da nicotina e trocar as roupas frequentemente podem ajudar a prevenir os riscos”, sugere.

Se você é fumante e desconhece o que os elementos químicos do cigarro podem causar aos pets, a especialista fez uma lista com algumas das doenças provenientes também desse hábito: bronquite, conjuntivite, obesidade, tosses crônicas, lesões na pele e olhos, pneumonia grave, alergias diversas e câncer na boca, nariz e pulmão.  

“Já é comum não fumar perto de crianças, não é mesmo? Seria perfeito se isso também ocorresse com os animais, visto que eles também sofrem com todos os efeitos do cigarro”, conta. Esse pequeno canudinho branco é a forma mais disseminada do tabagismo, possui mais de 4.720 substâncias tóxicas e, destas, 70 são cancerígenas.  

São elas: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, nicotina e alcatrão. Além disso, não é apenas do cigarro que estamos falando, mas também de cachimbos, charutos, rapé e mascado. Estudos comprovam que ‘fumantes passivos’, sejam seres humanos ou pets, sofrem os mesmos danos à saúde do que quem pratica o ato em si.  “Além de tudo isso, as dicas essenciais também incluem levar o pet ao veterinário com frequência e não esquecer as vacinas necessárias para mantê-lo seguro e saudável por muitos e muitos anos.  

 

PROCURE AJUDA

Se você deseja parar de fumar, mas não consegue fazer isso sozinho, ligue para o Disque Saúde 136 - um serviço gratuito de atendimento à população oferecido pelo Ministério da Saúde. O telefone oferece orientações sobre como ter uma vida mais saudável e também orienta sobre tratamento e legislação referente ao tabagismo e ao controle do tabaco.

 

Dicas do INCA

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, você pode escolher duas formas para parar de fumar:

1) A parada imediata. Esta deve ser sempre a primeira opção. Você escolhe a data e, nesse dia, deixa de fumar.

2) A parada gradual. Você pode utilizar este método de duas formas:

• Reduzindo o número de cigarros. Para isso, é só contar o número de cigarros fumados por dia e passar a fumar um número menor a cada dia.

• Adiando a hora em que começa a fumar o primeiro cigarro do dia. Você vai adiando o primeiro cigarro por um número de horas predeterminado a cada dia até chegar o dia em que você não fumará nenhum cigarro.

Se você escolher a parada gradual, não deverá gastar mais que duas semanas nesse processo.

O Sistema Único de Saúde oferece tratamento gratuito para quem quer parar de fumar.

Se, depois de ter seguido essas orientações, não tiver conseguido parar de fumar sozinho, não desanime. Acesse a nossa página sobre o Programa Nacional de Controle do Tabagismo nos estados para obter informações sobre os locais que oferecem o tratamento em seu município e você será ajudado por um profissional de saúde.

Lembre-se, também, de que fumar qualquer produto derivado de tabaco faz mal à saúde e do seu pet também.

Para mais informações, acesse a página sobre o tratamento no Programa Nacional de Controle do Tabagismo. https://www.inca.gov.br/programa-nacional-de-controle-do-tabagismo

Comentários