MITOS DO BODYBUILDING

Mitos do Bodybuilding: Anja Schreiner

Uma das melhores fisiculturistas femininas da Alemanha

Mitos do Bodybuilding: Anja Schreiner Anja Schreiner
Crédito: Divulgação

Anja Schreiner foi uma renomada e respeitada fisiculturista profissional nascida na Alemanha, em 1967. Durante sua carreira, que teve início em 1986 e terminou em 1992, ela participou de nove competições de musculação e se sobressaiu em grande parte delas, já que era conhecida por possuir um dos melhores físicos femininos de seu país. Um desses campeonatos foi o famoso Olympia da IFBB de 1990, onde ficou em terceiro lugar.

Anja entrou para o mundo do fisiculturismo e deu início à sua jornada fitness por razões de saúde, pois em sua adolescência foi diagnosticada com escoliose, uma condição que a fez desenvolver uma curvatura lateral da coluna vertebral. Na tentativa e esperança de amenizar a situação e corrigir o problema ao longo de sua fase de crescimento, Anja começou a levantar pesos, no entanto, logo a jovem passou a tomar gosto pela prática e já não fazia apenas por necessidade, mas também por prazer, tanto que sua dedicação e progresso a levaram a participar de seu primeiro campeonato bodybuilding.

Em 1986, com apenas 19 anos, Anja venceu o Miss Alemanha e impressionou a todos com seu excelente desempenho. Mais tarde, decidiu entrar para o circuito profissional, pois já estava apta para competir contra as melhores fisiculturistas do mundo.

Anja Schreiner costumava treinar fazendo uma combinação entre pesos livres e equipamentos. Ela normalmente iniciava suas atividades físicas com movimentos articulares, como flexões, supino e agachamentos, enquanto seus músculos ainda estavam ‘frescos’ e, na medida em que a fadiga aparecia, Anja começava a praticar exercícios de isolamento para se concentrar em um único músculo. Juntamente com esses exercícios de força, a fera também fazia treinamentos aeróbicos para continuar magra em suas competições. Enfim, pode-se dizer que ela fazia de tudo, desde cardio lento até HIIT.

Mesmo que Anja nunca tenha negligenciado a importância do cardio, para ela um dos fatores mais importantes na manutenção de sua performance era sua dieta. Por esse motivo, ela comia apenas alimentos integrais provenientes de fontes naturais, seus macros eram alta proteína, gordura moderada e pouco carboidrato, ela raramente cedia a uma refeição desregrada e não saudável.

Em 1992, sabendo que iria participar do campeonato Ms. International e consciente de que a competição seria difícil e desafiadora, Anja optou por entregar o melhor de si nos meses anteriores, durante os preparativos, tanto que conseguiu subir ao palco apresentando sua melhor versão física até aquele momento e conquistou o tão sonhado primeiro lugar.  

No entanto, essa sua vitória gerou muita polêmica no ramo bodybuilding. Apesar dos juízes considerarem o físico de Anja o melhor, as pessoas da plateia não ficaram felizes com o resultado e vaiaram a atleta e os juízes no meio do anúncio de sua vitória. Na verdade, essas pessoas acreditavam que Anja deveria ter feito mais para merecer o título. Mas, mesmo assim, a atleta saiu orgulhosa e satisfeita carregando seu troféu naquele dia, sabendo o quanto ela havia trabalhado e se esforçado para conquistá-lo. O último campeonato de Anja Schreiner também aconteceu em 1992, quando ficou em sexto lugar no Ms. Olympia da IFBB. É importante ressaltar que, apesar da controvérsia em torno de seu título internacional, Anja deixou o esporte nesse mesmo ano como uma das mais respeitadas e maiores bodybuilders da Alemanha.

Certamente, a trajetória da atleta Anja Schreiner, mesmo sendo curta, deixou uma lição muito importante para todos. Ela iniciou o treinamento com pesos como uma forma de melhorar sua escoliose, no entanto, sua motivação para treinar, rapidamente foi muito além, ao ponto de ganhar competições de fisiculturismo em todo o mundo. Ao longo dos anos, sua determinação e perseverança criaram um físico estético e bem arredondado que o público admirava. E, no final de sua carreira, ela se tornou uma das melhores fisiculturistas da Alemanha.  

Entretanto, nem sempre foi fácil para Anja, pois ela precisou enfrentar inúmeras críticas por seu sucesso, incluindo sua vitória no Ms. Internacional de 1992, como foi mencionado anteriormente. Desta forma, sua história mostra que, inevitavelmente, o sucesso trará opiniões positivas e negativas das pessoas. Mas, independentemente do que digam, é fundamental permanecer em seu próprio caminho, focando e comprometendo-se unicamente em cumprir seu potencial, sem se preocupar com as críticas.  

 

PERFIL

Anja Schreiner  

Apelido: The Angel

Nascimento: 1967

País de nascimento: Alemanha

Profissão: Fisiculturista Feminina Profissional  

Sucessora: Kim Chizevsky-Nicholls

Antecessora: Tonya Knight

Início da carreira: 1986

Final da carreira: 1992

 

PRINCIPAIS TÍTULOS

1992 -  IFBB Ms. Olympia - 6º lugar

1992 - Internacional - 1º lugar

1991 -  IFBB Ms. Olympia - 8º lugar

1991 - Internacional - 2º lugar

1990 - IFBB Ms. Olympia - 3º lugar

1990 - Internacional - 3º lugar

1989 - Ms. International - 11º lugar

1989 - Pro World Championship - 21º lugar

1986 - Miss Alemanha - 1º lugar

Comentários