MITOS DO BODYBUILDING

Mitos do Bodybuilding: Jackie Paisley

A primeira atleta a vencer o Arnold Classic

Mitos do Bodybuilding: Jackie Paisley Jackie Paisley era dona de um sorriso marcante e de uma personalidade sempre amigável
Crédito: BANCO DE IMAGENS
Jacqueline Paisley Rodriguez, a renomada fisiculturista ‘Jackie Paisley’, nasceu em 1963, em Altoona, uma cidade do estado da Pennsylvania, nos EUA, e faleceu em 2017, com apenas 54 anos. 
Em sua juventude, após conseguir uma bolsa de estudos para o curso de música, Jackie ingressou na Universidade Carnegie Mellon e na Universidade do estado do Arizona. No entanto, acabou se dedicando ao mundo do fisiculturismo, após ser considerada uma das melhores instrutoras de aeróbica do Arizona. 
Na verdade, tudo começou após ela se tornar conhecida através da academia local, chamada Tempe Nautilus, onde costumava frequentar. Ali, os treinadores ficavam admirados com a resistência de Jackie, afinal, percebiam que nada era capaz de fazê-la desistir durante os treinos. 
Em 1982, a jovem de apenas 19 anos de idade participou de seu primeiro show de fisiculturismo, o que serviu de trampolim para que ela começasse a competir. Inclusive, naquela ocasião, Jackie foi extremamente elogiada por seus amigos que reconheceram que seu desempenho estaria muito acima das demais participantes daquele show. A partir disso, Jackie venceu todos os campeonatos locais e estaduais de culturismo no Arizona, antes de seguir para as fileiras profissionais. 
Em 1989, a atleta participou do campeonato mundial no palco do Mr. Olympia e ficou em quarto lugar. Importante dizer que, nessa ocasião, Jackie desafiou a campeã americana de fisiculturismo e atriz, Corinna Everson, mais conhecida como Cory Everson, que venceu a competição Olympia por seis anos consecutivos, de 1984 a 1989. 
Também no ano de 1989, iniciava o mais novo campeonato de fisiculturismo mundial, o Arnold Classic, rival em popularidade e prestígio do Mr. Olympia. O Arnold Classic é um campeonato idealizado pelo ator e fisiculturista Arnold Schwarzenegger e acontece anualmente em vários países. Jackie estreou o palco da competição e garantiu o primeiro lugar, levando seu nome para a história do evento. Em paralelo, na versão masculina do campeonato, quem faturou o primeiro lugar, na primeira edição do evento foi o ícone Rich Gaspari.
Jackie Paisley era dona de um sorriso marcante e de uma personalidade sempre amigável e tornou-se uma das mulheres mais populares da comunidade mundial de fitness e culturismo, viajando e atraindo fãs pelo mundo todo. Além disso, ela conquistou títulos em quase todos os campeonatos de bodybuilding dos quais participou, afinal de contas, em cada um deles ela se apresentava em ótimas condições, com um corpo impecável. Sem contar que Jackie também era formada em balé, o que contribuía para que a atleta tivesse uma presença dinâmica sobre o palco, atributo que serviu como grande diferencial em sua carreira e a fez alcançar o topo do mundo do fisiculturismo por quase uma década. 
Vista como um ícone do fitness local e uma das celebridades esportivas mais populares em Scottsdale, Arizona, outra característica marcante de Jackie era, sem dúvidas, a sua generosidade e disponibilidade em orientar, tanto que chegou a aconselhar centenas de entusiastas do mundo fitness e jovens competidores físicos que lhe pediram ajuda. 
Apesar de brilhante, sua carreira pode ser considerada mais curta, se comparada às demais atletas do ramo, pois Jackie aposentou-se do mundo das competições de fisiculturismo em 1991, com apenas 28 anos de idade. 
A jovem era formada em Nutrição (Masters Degree na Arizona State University - ASU), por isso, após aposentar-se nas competições, atuou por muitos anos como nutricionista profissional nos Centros de Fitness de Beauvais e em várias outras academias na área metropolitana de Phoenix.
Em 2005, Jackie teve um filho chamado Neo e, após seu nascimento, tornou-se cristã e estudiosa da Bíblia, frequentando, inclusive, a Igreja Bíblica de Scottsdale. Nessa mesma época, ela produziu livros sobre saúde, fitness e medicina, abordando, também, o seu novo relacionamento com Deus. 
Em 2015, quando se dedicava à preparação de um livro sobre conceitos fisiológicos avançados, Jackie começou a ter problemas de saúde que, no ano seguinte, tornaram-se graves. Após se aposentar das competições, apesar de manter um estilo de vida saudável e continuar com sua carreira como personal trainer, a atleta começou a sentir fadiga e dores de cabeça, sendo então diagnosticada com Silicone Toxicity (toxicidade de silicone) devido ao vazamento dos implantes mamários de silicone que ela obteve durante seu tempo nos palcos.
Diante de um quadro de saúde extremamente delicado e degenerativo, Jackie passou por cirurgias, incluindo um procedimento de sete horas para remover aderências e oito gânglios linfáticos. De fato, Jackie lutou pela vida, principalmente por seu filho Neo. Nesse período, amigos e fãs se mobilizaram e criaram campanhas de arrecadações financeiras para ajudá-la em suas dificuldades e com os custos do tratamento. No entanto, Jackie não resistiu e acabou falecendo em 17 de março de 2017. Nesse dia, o mundo fitness e da musculação perdeu uma das personalidades mais populares e amadas de toda uma geração.

PERFIL:
Nome completo: Jacqueline Paisley Rodriguez
Nome profissional: Jackie Paisley
Profissão: Fisiculturista profissional e Nutricionista
Ano de Nascimento: 1963
Local: Altoona / Pennsylvania (EUA)
Primeira competição de fisiculturismo: em 1982
Aposentadoria dos palcos: em 1991
Falecimento: 17 de março de 2017

TÍTULOS
1991 - IFBB Ms. Olympia - 11th
1990 - IFBB Ms. Olympia - 5th
1990 - Ms. International - 2nd
1989 - IFBB Ms. Olympia - 4th
1989 - Pro World Championship - 2nd
1989 - Ms. International - Arnold Classic - 1st
1988 - Pro World Championship - 8th
1988 - Ms. International - 3rd
1987 - NPC USA Championship - 1st (HW & Overall)
1986 - NPC Nationals - 6th (HW)
1985 - NPC Nationals - 10th (LHW)


Comentários