SUPERAÇÃO

Superação: "Hoje tenho ânimo para viver, trabalhar e motivos para sorrir"

Conheça a história de superação de Waléria de Almeida que emagreceu 80kg sem precisar de cirurgia e remédios, apenas com a mudança de hábitos

Superação: Waléria, com 80kg a menos
Crédito: ARQUIVO PESSOAL
“Sempre fui uma menina gordinha e sofri muito bullying, por isso acabei me tornando uma pessoa extremamente tímida e retraída. Sentia vergonha de tudo, era depressiva e, com o passar do tempo, fui engordando cada vez mais. Me lembro que, durante todo o expediente no trabalho, praticamente não me levantava para não ser notada pelos outros colegas. Quando chegava em casa, não tinha ânimo e energia para fazer nada, nem mesmo para ficar com meus filhos”, lembra a funcionária pública da cidade de Guanhães/MG, Zilda Waléria Miranda de Almeida, de 36 anos.
Mais conhecida como Waléria, nossa guerreira conta que em apenas sete meses, emagreceu a incrível marca de 80kg. Quem observa as fotos do seu ‘antes e depois’ fica maravilhado com sua história de superação – que sem dúvidas foi a maior de sua vida, até hoje –, afinal, a conquista de sua nova silhueta não precisou de cirurgia e nem de remédios. 
“Eliminei os hábitos ruins, aprendi a comer direito e a me exercitar e principalmente pude contar com o apoio e motivação constantes da minha família, do meu marido Alziro e dos meus dois filhos, Isadora, de 15 anos, e Rafael, de apenas 9. No início, foi muito difícil deixar de comer tudo o que eu gostava – que, em sua maioria, eram alimentos gordurosos e nada saudáveis –, e praticar exercícios físicos, pois sempre que eu começava a fazer qualquer atividade, meu corpo e minhas pernas doíam e eu sentia muita falta de ar. Confesso que isso me causou bastante sofrimento, entretanto, com todo acompanhamento e suporte dos especialistas: nutricionista, esteticista, psicóloga e estrategista de emagrecimento, comecei a fazer os exercícios mais adequados para cada fase, como uma caminhada leve no começo e, aos poucos, fui criando resistência para praticar atividades mais elaboradas. Com isso, as dores e a falta de ar foram sumindo. Hoje, após superar os traumas e a vergonha que sentia em relação ao meu corpo, sou uma pessoa completamente diferente, com 77kg. Olho para trás e vejo o quanto caminhei para conseguir recomeçar minha vida de forma mais saudável e com mais disposição para aproveitar minha família”, relata Waléria. 

NOVA VISÃO
“Quando conheci o Afine-se, método de gestão de peso baseado na metodologia REMM (Repetição, Ensino, Monitoramento contínuo e Motivação), decidi fazer uma avaliação, mas confesso que, naquele momento, ainda não tinha muitas esperanças e nem determinação suficiente, afinal, ao longo da minha vida já havia tentado todas as dietas e remédios possíveis. Em minhas experiências anteriores, até consegui emagrecer um pouco, mas os resultados não permaneciam e, assim que eu deixava de tomar o medicamento e saía da dieta, engordava três vezes mais. Quando subi na balança, nesta última vez, levei um choque ao ver que estava muito acima dos 100kg, mas, mesmo sem acreditar e sem ter ânimo, resolvi tentar”, completa.
Waléria conta que, somente quando fez sua primeira sessão com a estrategista de emagrecimento, Marcela Magalhães, conseguiu sentir uma forte motivação para transformar sua vida. Nesse dia, algo aconteceu e finalmente a ajudou a enxergar o processo através de uma nova ótica. “Quando eu tinha dois anos de idade, meu pai faleceu, o que me fez desenvolver um cuidado excessivo com minha mãe, que hoje tem 70 anos. Por isso, sempre fomos extremamente ligadas e tenho muito medo de perdê-la. No dia da primeira sessão, a Marcela me disse: ‘Wal, você tem tanto medo de sua mãe morrer, mas já parou para pensar que sua saúde está semelhante à saúde de uma pessoa que tem a mesma idade que ela?’ Para mim, esse foi o maior ‘tapa na cara’ que levei em toda minha vida, pois enxerguei que se eu continuasse do jeito que estava, poderia morrer antes mesmo que minha mãe, deixando meus filhos e ela sem mim. Naquele instante, senti um misto de raiva, desespero e angústia, sentimentos que, em seguida, se transformaram em determinação, garra e força para mudar definitivamente a minha vida. Também trabalhei meu psicológico e isso foi essencial para entender que eu precisava mesmo perder peso, pois tinha atingido o limite e não me reconhecia mais. Além disso, a Marcela me incentivava a progredir aos poucos, emagrecendo 10kg por vez, e isso me deu uma motivação especial. Minha maior dificuldade foi eliminar o refrigerante e as guloseimas, mas sempre que pensava em comer ou tomar algo muito calórico ou gorduroso, me lembrava dos meus filhos e em como queria perder peso para ser uma mãe melhor e um exemplo para eles, então conseguia me controlar. Aos poucos pude entender de onde vinha o meu problema e, com a ajuda certa para o meu caso, consegui solucionar e tornar minha vida mais saudável. Participei de grupos virtuais em que os profissionais e outros participantes trocam experiências e se apoiam mutuamente. Assim, conseguia me sentir motivada, mesmo nos momentos em que pensava em desistir. A minha dieta foi totalmente refeita a partir das dicas de profissionais e comecei a consumir quantidades adequadas de proteína, vegetais, legumes e frutas. As refeições eram em pequenas quantidades, eliminei todo o açúcar, frituras, refrigerantes, guloseimas e sempre enviava fotos dos meus pratos para a nutricionista aprovar. Tive consultas periódicas com profissionais de emagrecimento e com o tempo fui aprendendo a ter uma vida melhor e mais independente. Agora, consigo manter meus hábitos saudáveis justamente por ter sido educada para isso e entendo que a qualidade de vida depende muito de como programamos nossa mente”, enfatiza Waléria.
Hoje, com 80kg a menos, Waléria é muito crítica e exigente consigo mesma quando se olha no espelho, tanto que continua trabalhando a questão psicológica com a ajuda dos profissionais que a acompanham desde o início. “Pretendo fazer uma abdominoplastia para reparar os defeitinhos, mas, mesmo ainda não me considerando ‘perfeita’, tem sido muito gratificante tudo o que estou vivendo: poder usar uma calça número 40, da minha filha adolescente; sentir a toalha de banho fechando em meu corpo; conseguir entrar no carro rapidamente e sem dificuldades; varrer e faxinar minha casa. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença e somente quem está ou já esteve acima do peso, pode compreender exatamente o que estou dizendo. Atualmente, sou uma pessoa 100% saudável, com todos os exames em dia e uma disposição que nunca provei antes”, se emociona Waléria.
Apesar do processo de emagrecimento de Waléria ter durado pouco mais que um semestre, ela deixa claro que, após quase oito meses de sua conquista, continua focada em manter seus resultados, com muita disciplina. “Tenho facilidade tanto para perder peso, quanto para ganhar. Por isso, preciso estar sempre atenta à minha alimentação e à minha dieta, para não desfocar e acabar engordando novamente. Minha convivência com a balança nunca foi muito boa, vivia brigando com ela, mas finalmente entendi que, para harmonizar essa relação, depende unicamente de mim. Hoje levo minha balança portátil comigo, para todos os lugares. Aprendi a controlar meus impulsos e a equilibrar minha alimentação. Em relação às atividades físicas, vale lembrar que comecei a caminhar somente após emagrecer 70kg, antes disso não conseguia nem me movimentar direito. Pratico caminhada, corrida, e tenho planos de começar a fazer musculação em breve, pois hoje consigo realizar qualquer atividade física que me proponho. Sinto que fazer uma hora de caminhada por dia, de segunda a sexta, tem melhorado a qualidade do meu sono, do meu humor e me proporcionado mais disposição para realizar as minhas atividades diárias. Meu acompanhamento nutricional é feito por uma nutricionista através de um grupo online e ela nos orienta e nos dá dicas de receitas com verduras, legumes, frutas, proteínas, um cardápio bem diversificado e fácil de ser seguido. Atualmente, faço de quatro a cinco refeições por dia, sou muito consciente da minha alimentação e sigo uma dieta equilibrada durante a semana e, aos finais de semana, posso comer algo que sinto vontade, mas tudo com moderação e sempre com a orientação. Tomo uma vitamina diária com proteínas e nutrientes, o que me ajudou a aumentar a minha disposição, além de fornecer brilho para os meus cabelos e para a minha pele”, explica.  
Para finalizar, Waléria relata um dos acontecimentos marcantes e felizes que este seu novo estilo de vida tem lhe proporcionado e aproveita para deixar uma dica para quem também precisa eliminar peso. “No último feriado, fui para a praia com meus filhos, coloquei maiô, entrei no mar, brinquei na areia, fiz tudo o que eu jamais faria antes de emagrecer, sem contar que tenho participado ativamente da vida da Isadora e do Rafael e isso não tem preço que pague. Posso dizer que hoje sei o que é amor-próprio e autoestima. Tenho ânimo para viver, trabalhar e motivos de sobra para sorrir. Para emagrecer de forma definitiva, em primeiro lugar você deve trabalhar o seu psicológico e mudar sua mente. O processo de emagrecimento vai muito além de seguir uma dieta e fazer exercícios. É necessário compreender, no seu íntimo, o real motivo de você precisar e querer emagrecer e visualizar as mudanças que isso trará para sua vida. Trabalhar o psicológico é difícil, por isso é importante ter o auxílio de profissionais especializados. Mas, tudo funciona se você acreditar, tiver apoio e se comprometer. Minha maior inspiração foi ver as pessoas que já tinham conseguido eliminar peso, pois eu também queria ser mencionada como alguém que conseguiu mudar de vida. Hoje recebo mensagens dizendo que sou a inspiração de muitas pessoas e me sinto realizada duplamente”, conclui. 

PERFIL:
Nome completo: Zilda Waléria Miranda de Almeida
Data de nascimento: 15/05/1983 
Local de nascimento: Guanhães/MG
Peso: 77kg
Altura: 1,72m

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/waleria.miranda

Comentários