FIQUE POR DENTRO

O que é o declínio hormonal e quando ele ocorre?

Com o acompanhamento médico é possível que esses hormônios sejam repostos

O que é o declínio hormonal e quando ele ocorre? Uma baixa importante no homem é a testosterona. Nas mulheres, a menopausa é marcada pela queda abrupta dos níveis hormonais
Crédito: BANCO DE IMAGENS
Independente dos cuidados com a saúde, naturalmente, homens e mulheres, após os 30 anos, passam por alterações hormonais importantes. 
Podemos citar alguns exemplos de hormônios que começam a declinar e o destaque vai para a melatonina, responsável pelo sono de qualidade, o sono reparador, que descansa e recupera para acordar bem no dia seguinte. "Não é à toa que, após os 30 anos, muitas pessoas passam a se queixar de insônia", afirma Dr. Renato Lobo, médico formado pela USP, especializado em nutrologia, com foco em emagrecimento, hipertrofia e longevidade saudável.
Outra baixa importante, segundo o nutrólogo, é a testosterona. "No homem é bem visível, pois envolve acúmulo de gordura, perda de massa muscular, falta de ânimo, de disposição, dificuldade de concentração e queda de libido". Nas mulheres, a menopausa, marcada pela queda abrupta dos níveis hormonais, pré-dispõe a doenças cardiovasculares e a osteoporose, além de causar acúmulo de gordura, perda da qualidade da pele, secura vaginal e alterações de humor.
A boa notícia é que com o acompanhamento médico, de forma adequada e individualizada, é possível que esses hormônios sejam repostos, evitando, inclusive, o uso de muitos medicamentos.

Comentários