NUTRIÇÃO & ESPORTE

Nutrição e Esporte: Basquete 3X3 com Luiz Felipe Soriani e Julia de Carvalho

Os atletas Luiz Felipe Soriani e Julia de Carvalho apresentam a modalidade 3x3 do basquete. Você já ouviu falar desta prática?

Nutrição e Esporte: Basquete 3X3 com Luiz Felipe Soriani e Julia de Carvalho Basquete 3X3
Crédito: MARCELLO ZAMBRANA
O basquete 3x3 se inspirou nas diversas formas do basquete de rua e atualmente o esporte urbano é o nº 1 em todo o mundo, com mais de 250 milhões de jogadores espalhados por aí!
O jogo consiste em dois times, sendo três jogadores frente a frente jogando em meia quadra. Além de ser rápido, o jogo possui duração de 10 minutos ou até quando um time alcançar primeiro a marca de 21 pontos. O jogo só para quando há faltas, bolas fora e não tem pausas, nem mesmo após uma cesta. 
A pontuação é menor do que no basquete tradicional. As bolas de fora do arco valem dois pontos e as bolas de dentro valem somente um, diferente do basquete 5x5, que valem três e dois. 
A posse de bola dura até 12 segundos, o que deixa o jogo ainda mais dinâmico. Como o jogo é de meia quadra, utiliza-se apenas uma tabela e no total são quatro jogadores, sendo três titulares e um reserva. Por ser um dos esportes que mais cresce ao redor do mundo, a partir de 2020 a modalidade fará sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio. 
Por falar em nível mundial, no Brasil nós temos duas feras que, com certeza, irão representar o país muito bem por onde passar. Com vocês, Luiz Felipe Soriani e Julia Pereira Ramirez de Carvalho.
 
LUIZ FELIPE SORIANI
Ícone no basquete 3x3 e atualmente o primeiro atleta no ranking nacional da modalidade, Luiz Felipe é nascido na cidade de Ribeirão Preto/SP e atualmente vive em São Paulo. Aos 7 anos o atleta começou a treinar com seu tio Cassio Soriani e a partir dos 17 anos, com o apoio da família, começou a competir profissionalmente no colégio COC de Ribeirão Preto. “Minha família traz o basquete no sangue e foi por conta deles que comecei a jogar. O esporte me trouxe humildade e com ele aprendi a conviver com todos os tipos de pessoas, raças e diferentes tipos de culturas. Aprendi a ter responsabilidade logo cedo”, relembra a fera. 
No Brasil a modalidade ainda é amadora e por conta disso, atualmente, o atleta cuida sozinho do seu próprio treinamento. “Não temos uma rotina de treinamentos, procuro fazer os meus treinos individualmente. Então realizo treinos de arremesso e fundamentos na parte da manhã e na parte da tarde faço o Crossfit”, completa. 
Com treinamentos diários de quatro horas e aos finais de semana um descanso merecido para as pré-temporadas, Luiz conta que os exercícios mudam e que há uma intensificação nos treinos. "Na categoria de base, representei a Seleção Brasileira e fui Campeão Brasileiro por dois anos. No basquete profissional obtive vários títulos, como o Campeonato Paulista, jogos abertos entre outros, no 3x3 fui Campeão Brasileiro, Copa do Brasil, Liga Paulista, entre outros”, detalha o campeão.
Quando o assunto é alimentação, o atleta retira dos carboidratos e dos suplementos alimentares a energia necessária para manter a performance. “Consumo muito carboidrato para aguentar os fortes treinos e competições, além disso, consumo suplementos alimentares, afinal são eles que me ajudam a ter mais energia para os treinos", afirma. Entre os suplementos consumidos pelo atleta, no dia a dia ele não dispensa a whey protein, a creatina, o BCAA e a glutamina. 
Falando um pouco sobre peso, Luiz nos contou que possui muita facilidade em perder peso e perde principalmente quando está em torneio, por conta disso, as dietas do atleta são sempre voltadas para ganhar peso e para isso, são necessárias seis refeições diárias com uma média de 5 mil calorias.
Para essa modalidade, o atleta precisa ter inteligência, ótimo preparo físico e habilidade. “Meu maior diferencial na modalidade é minha agressividade tanto na defesa quanto no ataque. Dentro das quadras o que me move é a competição”, finaliza.
Como todo atleta de ponta a realização no esporte se concretiza nas Olimpíadas e com o Luiz Felipe não é diferente, desde criança ele sonha em participar de uma Olimpíada e nossa torcida é para que ele seja escalado para os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio.

JULIA DE CARVALHO
Nascida em São Paulo e, atualmente morando em São Caetano do Sul, Júlia conta que começou cedo no esporte. "Iniciei no Basquete tradicional na escola com apenas 12 anos e aos 13 federei no COTP. Meu primeiro técnico do colégio foi o professor Beto, que me fez o convite para sair do vôlei e começar no basquete com ele. Comecei no final de 2017 por influência do meu marido, atual treinador do Corinthians 3x3 Lucas Carvalho e desde então me apaixonei”, detalha Julia Carvalho. 
Campeã pela primeira vez aos 16 anos jogando High School nos EUA, Julia, que sempre teve o apoio da família, das irmãs e principalmente da mãe e nos contou que todas as suas irmãs seguiram carreira dentro do basquete. “Sou nova na modalidade, jogo há um ano apenas, mas já consegui bons resultados como a Copa do Brasil em 2017, os jogos Cariocas esse ano e algumas etapas classificatórias do Circuito Paulista e da Copa do Brasil. Em todos esses títulos tive a ajuda das minhas companheiras de equipe. Cada título significa muito mais quando se tem pessoas do seu lado que dão duro e almejam o mesmo objetivo que você. No esporte tive ensinamentos importantes como a disciplina e o respeito, aprendi a trabalhar em equipe, ter comprometimento e fair play”, completa Julia. 
Como a modalidade é nova e amadora, a atleta não consegue treinar todos os dias. “Nós treinamos por volta de duas horas por dia, nos dias que conseguimos nos encontrar no treino coletivo, mas fazemos nosso treino físico individual à parte durante a semana. Todas nós da equipe temos um trabalho fora do esporte, mas não deixamos de treinar nunca, principalmente em época de competição, onde a intensidade do treino diminui para focarmos em detalhes específicos da competição”, detalha Julia Carvalho.
Além dos treinos da modalidade a atleta ainda realiza outras práticas esportivas diferentes. “Faço treinos aeróbicos, de força, de hipertrofia e funcionais. Precisamos de um reforço muscular já que o esporte exige muita força e explosão. Gosto destas práticas porque não conseguimos realizar treinos coletivos diariamente, então precisamos que nosso corpo esteja bem fisicamente. Isso me ajuda, pois me dá mais força dentro de quadra e me protege de algumas lesões”, completa.
Os treinos da atleta Julia são realizados de uma a duas vezes por semana no S.C. Corinthians Paulista e toda a equipe realiza musculação diariamente. Os treinos coletivos costumam durar de uma hora e meia a duas horas e não podemos nos esquecer do descanso! “O descanso é importante, principalmente em modalidades que exigem muita força”, completa Julia. 
Quando está em temporadas de competições Julia garante que o sucesso está na combinação de muito treino, alimentação e descanso. “Após a competição, sempre durmo um pouco mais e no dia seguinte faço um treino aeróbico ou muscular leve (50% de uma repetição máxima) ”, detalha a atleta. 
Quando falamos de necessidades nutricionais, Julia é pontual e acredita que é muito importante à ingestão de carboidratos, pois se trata de um esporte que exige muita força. 
Nos períodos de pré-competição os treinos costumam durar o dia todo, por conta disso o cardápio é diferenciado. “Costumo tomar café da manhã reforçado com ovos, pão e uma vitamina de frutas. Durante o torneio não podemos comer muito para não passar mal durante os jogos, então nos hidratamos muito e comemos frutas leves e com muita água como a melancia, por exemplo. Após o torneio comemos opções que sejam ricas em carboidratos para acelerar a recuperação muscular. Evito açúcar e consumo poucos alimentos gordurosos”, conta.
O grande diferencial da atleta na modalidade é o arremesso de longa distância, as jogadas de costas no post e o passe. “É o esporte que me faz ser quem eu sou hoje”, finaliza.

RECADO PARA OS FÃS
Tanto Luiz quanto Julia desejam representar o país e deixam um recado para os fãs e para quem deseja iniciar no esporte.
“É um esporte novo e que está em crescimento no Brasil, se tornou Olímpico em 2017, então vale a pena jogar e investir no esporte”, diz Luiz. 
“Busquem informações sobre as regras, onde estão rolando os campeonatos e como se inscrever para que a modalidade continue crescendo cada vez mais”, finaliza Julia. 

Perfil: 
Nome completo: Luiz Felipe Soriani
Data de nascimento: 25/02/1989
Local de nascimento: Ribeirão Preto
Modalidade: basquete 
Categoria: 3x3
Peso:  85kg
Altura: 1,90m
Equipe: São Paulo DC
Principais títulos: Nº 1 no ranking brasileiro da modalidade

Nome completo: Julia Pereira Ramirez de Carvalho
Data de nascimento: 11/01/1988
Local de nascimento: São Paulo 
Modalidade: basquete 3x3
Categoria: feminino
Peso: 78kg
Altura: 1,84m
Equipe: Corinthians 
Principais títulos: Final da Copa do Brasil 2017 e os Jogos Cariocas de Verão 2018

REDES SOCIAIS 
LUIZ: 
Instagram: @soriani23
Twitter: @soriani23

JULIA: 
Instagram: @julia17carvalho
Twitter: @julia_C17
Facebook: /julia.santos.12382

Comentários