PALAVRA DO ESPECIALISTA

Artigo: Por que não temos tempo para nos exercitar?

Sair do sedentarismo pode ser uma atitude evolutiva ou dramática, você escolhe!

Artigo: Por que não temos tempo para nos exercitar? Crédito: BANCO DE IMAGENS
Por Renata Costa - Educadora Física

Muitos irão caracterizar o exercício como sendo uma atividade dramática quando se encontrar nas duas seguintes situações: treinos longos e uma atividade que você não se identifica.
Mas, é imprescindível mudar esse quadro, pois 45,9% dos brasileiros não praticam nenhuma atividade física, ou seja, aproximadamente 95 milhões de habitantes do país são sedentários! 
O sedentarismo é uma das principais causas de doenças não transmissíveis, como: doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer. 
No mundo, 1,4 bilhões de pessoas correm riscos de saúde pela falta de atividade física e um dos principais motivos de não se exercitar ou abandonar a prática, está relacionado ao fator: TEMPO! 
Se levarmos em consideração o gasto médio de uma hora do seu dia para a prática do exercício físico, acrescido do tempo de locomoção, banho, troca de roupa e, ainda, fazer uma refeição, tudo isso pode gerar ainda mais estresse ao invés de proporcionar uma sensação de prazer. Isso ainda pode ser agravado quando realizamos uma atividade que não nos sentimos a vontade, mas que realizamos porque foi imposta pela sociedade como a melhor.

Então o que podemos fazer? 
Qual o melhor caminho a seguir? 
O que precisa ser levado em plena consideração é a sua disponibilidade para se movimentar. É preciso adequar o exercício a sua rotina e não ao contrário. Mas, pensando na prática, devemos ter em mãos treinos econômicos. 
O que isso quer dizer? 
Treinos que priorizem o trabalho efetivo da musculatura. Realizar treinos longos, com muitos exercícios (que podem ser chamados de ‘encher linguiça’), descansos longos, tudo isso faz com que sua intensidade de treino não seja levada em conta. 
Pense comigo: se você realiza seis exercícios para uma mesma musculatura, quer dizer que, com toda certeza, os três primeiros foram submáximos, permitindo que o volume do treino se torne maior. 
Então eu te pergunto: porque não realizar com maior intensidade para que se possa reduzir no volume (diminuir o número de exercícios)?  Temos também a opção de trabalhar com treinos em forma de circuito, fazendo com que o gasto calórico seja mais elevado devido os reduzidos descansos, ou até mesmo sem intervalo, tornando a série rápida e eficiente. 
A utilização de métodos também nos dá a opção de intensificar o treinamento com uma redução do volume, métodos que causam maior desgaste nas fibras musculares, maior acúmulo de metabólitos, que são extremamente importantes para gerar a hipertrofia e melhora do tônus. 
Estar atento também ao tempo de descanso entre as séries é essencial para obter resultados e dessa forma seu treino não será extenso, porque cada olhadinha no Instagram ou uma mensagem no WhatsApp, faz com que você perca a contagem correta do tempo e desconcentre para a realização da próxima série! 
Não se esqueça: CONCENTRAÇÃO!
Outra questão é estar sempre envolvido com uma atividade que lhe traga prazer e não obrigação. Sou defensora eterna da musculação para homens, mulheres, idosos e adolescentes, mas mudo meu discurso quando percebo que o indivíduo se identifica com outra modalidade e que a mesma faz com que ele persista e tenha constância, afastando-o do sedentarismo. 
Hoje temos uma vasta opção de modalidades que são capazes de proporcionar grandes resultados. Atividades coletivas e ao ar livre são as mais indicadas para quem não gosta de academia. Mas, lembrando de que devemos nos atentar que qualquer esporte e/ou exercício físico deve ser acompanhado por um profissional capacitado.
Então deixo aqui as orientações mais importantes para você conseguir introduzir o exercício físico em sua rotina:

1) Encontre uma academia ou local para fazer suas atividades que seja próxima da sua casa, ou do seu trabalho, para que não saia muito da sua rota;
2) Se você tiver o horário do almoço mais flexível, atente-se em escolher uma academia com bom banheiro e que tenha uma lanchonete que sirva almoço, não perca tempo;
3) Prepare todas suas refeições e deixe tudo organizado na noite anterior, dessa forma ajudará a não cair em tentações; 
4) Solicite ao professor da academia séries que sejam rápidas e eficientes;
5) Aula coletiva é uma boa opção também: cycling, running, ginástica localizada, circuitos funcionais. São rápidas, eficientes e motivacionais;
6) Não se esqueça do final de semana, se durante a semana está com restrição de horário, capriche no sábado e domingo. 
7) Pense sempre em fazer os exercícios de forma concentrada e faça bem feito;
8) Não se preocupe em fazer muitos exercícios, faça com intensidade, sinta uma certa dificuldade;
9) Lembre-se que se vocês está realizando vários aparelhos, quer dizer que estão sem intensidade, possibilitando a realização de vários; 
10) Encontre a atividade física que você mais se identifique, isso fará com que você tenha constância.
E não se esqueça, se hoje você não tem tempo para cuidar do seu bem maior, a sua a saúde, prepare-se para ter tempo para cuidar das enfermidades que o sedentarismo é capaz de desenvolver!

Renata Costa

Personal Trainer

CREF: 005190-DF


Bacharel e Licenciada em Educação Física pela Universidade Paulista - UNIP
Pós-Graduada em Fisiologia do Exercício Avançada pela Fac. Veiga de Almeida - RJ
Pós-Graduada em Musculação e Personal Trainer pela Fac. Veiga de Almeida-RJ
Graduada pela International Academy Federation of Body Building - IFBB
Licenciada pela I.F.A. - USA em Sports Nutrition e Personal Trainer.
Palestrante e Atleta

Comentários