NUTRIÇÃO & ESPORTE

Nutrição e Esporte: Futsal com Falcão

Conheça a trajetória do atleta Falcão, o maior jogador de futsal de todos os tempos

Nutrição e Esporte: Futsal com Falcão Futsal com Falcão
Crédito: ARQUIVO PESSOAL
Todos sabem que o futebol é uma paixão nacional. Hoje vamos apresentar uma das derivações deste esporte, o futsal, também conhecido como futebol de salão.
Como seu próprio nome diz, futebol de salão, aí está o diferencial da modalidade: a partida acontece em quadra. No futsal o time conta com um número menor de jogadores, entrando em quadra apenas com cinco atletas. O objetivo é colocar a bola no gol do time adversário. Vence a equipe que fizer mais gols no tempo do jogo, que são 40 minutos – divididos em dois tempos.
Como o futebol é um esporte que se tornou parte da cultura da população brasileira, conheceremos melhor está derivação através do maior jogador de futsal de todos os tempos, com vocês: Falcão. 
Alessandro Rosa Vieira é natural de São Paulo/SP e durante a infância, já mostrava grande habilidade com a bola, ao lado dos amigos pelas ruas da metrópole. 
O atleta ficou conhecido pelo apelido de 'Falcão', uma herança que recebeu de seu pai, João Eli Vieira, que havia recebido o apelido por conta da semelhança do ex-jogador Paulo Roberto Falcão e por ser adepto da prática do futebol.
Com 24 anos de chuteira nos pés, o atleta hoje consagrado ‘Rei do Futsal’, iniciou sua carreira no esporte em 1991, no clube da zona norte de São Paulo, AACC Guapira. Logo de cara ele mostrou ter grande habilidade nos pés e logo despertou interesse de um dos maiores times do país, o Corinthians – que o contratou no ano seguinte.
Tamanho talento demostrado em quadra, chamou a atenção dos maiores clubes de futsal, todos queriam Falcão em sua equipe. De lá pra cá, o atleta pode compartilhar sua destreza com a bola em 12 clubes, por onde passou e, consequentemente, levando diversas conquistas, como: Estaduais, Libertadores, Nacionais e também o Mundial de Clubes, que ele conquistou jogando pela Magnus Futsal/Sorocaba, em 2016 – seu atual clube. 
Além disso, em 1998, o atleta passou a integrar o time da Seleção Brasileira, se tornando o grande destaque. Foram diversas conquistas vestindo a ‘amarelinha’, que lhe rendeu o título de maior artilheiro da história da equipe e das Copas do Mundo.
Relembrando sua trajetória, o atleta revela que para ele tudo aconteceu de forma rápida e natural. “Com 12 ou 13 anos fiz um teste em um clube para o AACC Guapira, lá fiquei por seis meses e logo fui para o Corinthians. Tudo aconteceu naturalmente e no início, minha maior dificuldade era em conciliar o esporte com a escola, cheguei até a fazer lições no ônibus, porque em São Paulo tudo é muito longe”.
Atualmente aos 41 anos de idade, Falcão revelou que é o futsal que o motiva para seguir no esporte até hoje. “Jogo futsal pela paixão e pela disputa! Minha maior preocupação é que um dia precisarei parar de jogar e sei que não terei aquele friozinho na barriga de jogar uma final de campeonato brasileiro ou uma final de copa do mundo – como joguei em várias. Embora eu saiba que esse momento está chegando, afinal todo jogador tem prazo de validade e eu já estou com 41 anos – graças à Deus consegui jogar muito até agora”, detalha o jogador. 
Para quem deseja seguir os passos do artilheiro no futsal, ele aconselha: “Dificuldade sempre existe no começo, o importante é você usar o esporte como um meio de vida, um meio de sobrevivência. Caso não dê certo, você terá um esporte na sua vida. Basta você ver um idoso que pratica esporte, ele pode ter 60 anos, mas parece que tem 45 e aquele que não pratica nenhum esporte parece que tem 80 anos. Acho que o esporte independente de ser alto nível ou não tem que fazer parte da vida de qualquer pessoa”, comenta.
Quando o assunto é aposentaria, Falcão revela que atualmente, está analisando o momento certo de se aposentar do futsal definitivamente. “Tenho certeza que vou sentir muita falta, mas, as lembranças ficam. O importante é que hoje em dia as coisas estão guardadas na internet, assim posso acompanhar tudo o que tenho feito”, completa o atleta.

VIDA DE ATLETA
Mas, enquanto o dia de dizer adeus ao esporte não chega, o jogador nos conta como é a rotina de treinos de um atleta profissional e quais foram as adaptações que precisou fazer por conta da idade.
“Nossa equipe tem de sete a dez treinos semanais. Segunda-feira abrimos o treino com musculação no período da manhã e treinamos com bola na parte da tarde. Já na terça praticamos um treino bem ativo com bola. Voltamos para academia na quarta-feira e treinamos com bola à tarde, na quinta-feira treinamos um período ou dois com bola e na sexta-feira encerramos com academia de manhã e treino com bola a tarde. Então, sempre colocamos de 30 a 40% de treinos em academia para mantermos a musculatura, porque um jogo de futsal exige uma musculatura firme, caso contrário, existe uma possibilidade de haver lesões musculares. No meu momento atual, geralmente tenho que fazer por medidas de segurança – porque estou com 41 anos – faço apenas um treino por dia, vou à academia ou ao treino com bola. Escolho apenas um dos treinos diários. Atualmente minha rotina de treinos é essa, busco sempre fazer um treino só, porém com qualidade”, detalha Falcão.
Para aguentar a rotina intensa de treinos, a suplementação se torna algo primordial na vida de qualquer atleta ou praticante de atividades físicas e na vida do ‘Rei do Futsal’ não poderia ser diferente. “Acredito que a suplementação bem feita e bem direcionada, nos recupera melhor, nos entrega um resultado melhor e sem exageros, porque cada um necessita de um tipo de suplementação – desde alto rendimento até o baixo rendimento. Não adianta treinar muito e suplementar pouco, acho que é preciso ter equilíbrio e se for bem feita, dependendo do que fazemos, é fundamental", completa o campeão.
Atualmente, o craque possui uma agenda de compromissos puxada, com treinos, jogos e diversos eventos pelo país, ele nos explica como faz a inclusão da suplementação no seu dia a dia: “Com a rotina de jogador e a rotina de eventos, meu corpo começou a se confundir por minha culpa. Algumas vezes eu estava viajando e continuava suplementando e tive que acertar isso. Então, hoje em dia, procuro tomar 20% a menos do que é ideal para mim, para que meu corpo possa sempre se recuperar no momento certo e da forma certa. Mas, eu não tenho uma suplementação muito específica, consumo pré-treino, pós-treino e um recuperativo a noite após um período de treino mais cansativo, porém nada muito agressivo”, detalha.
Com esta vida agitada, Falcão, conta que vive um momento de conflito, onde a parte comercial atrapalha a parte profissional e vice-versa. “Isso vem me atrapalhando bastante, pois não consigo me dedicar 100% em cada área. Às vezes, tenho um evento e acabo saindo correndo porque tenho que treinar junto com o time e tenho que jogar, mas não descansei igual aos outros, então acabo fazendo tudo mais ou menos, por exemplo”.
Durante a entrevista realizada em um evento oferecido pelo seu patrocinador Magnus, em Itu/SP, o artilheiro nos contou que está passando por um momento de reflexão, sobre o que pretende fazer no futuro. Os planos são bem promissores: “Recentemente lancei meu canal no YouTube, fechei uma parceria com o pessoal do 'Desempedidos' e já tenho eventos fechados para os próximos dois ou três anos – tanto dentro do Brasil, quanto no exterior – e parando de jogar quero estar mais perto das marcas que me patrocinam”, concluiu o atleta. Bom, já fica aqui nossa gratidão por toda dedicação do atleta, que levantou a bandeira do futsal! 

SUPLEMENTAÇÃO
Como todo atleta de ponta e de alto rendimento, ao longo de sua carreira Falcão consumiu e consome suplementos alimentares de acordo com cada fase que está vivendo em quadras, mas podemos incluir nesta listinha whey protein, BCAA, carboidratos em gel, creatina, suplementos pré e pós-treinos e os recuperadores.

PERFIL
Nome completo: Alessandro Rosa Vieira (Falcão)
Data de nascimento: 08/06/1977
Local de nascimento: São Paulo/SP
Modalidade: Futsal
Peso: 81kg
Altura: 1.77m
Equipe: Magnus Futsal/Sorocaba
Patrocinadores: Magnus

PRINCIPAIS TÍTULOS
2017 - Campeão da Liga Paulista
2016 - Campeão Mundial de Clubes
2014, 2012, 2011, 2010 - Campeão da Liga Futsal
2013, 2010 - Campeão da Superliga Futsal
2009 - Campeão Sul-Americano – Porto Iguazu (ARG) – Malwee Futsal
2009 - Campeão da Libertadores da América (edição 2008) – Malwee Futsal
2009 - Campeão Sul-Americano de Clubes (edição 2008) – Malwee Futsal
2009, 2005 - Campeão da Superliga – Malwee Futsal
2008, 2006, 2004, 2003 - Campeão da Taça Brasil de Clubes – Malwee Futsal (SC)
2008, 2006, 2005, 2003 - Campeão Catarinense – Malwee Futsal (SC)
2008, 2007 - Campeão da Liga Futsal – Malwee/Jaraguá (SC)
2007 - Campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina – Jaraguá (SC)
2007, 2005, 2004 - Campeão Sul-Americano de Clubes – Malwee Futsal (SC)
2007 - Campeão Libertadores da América Futsal – Malwee Futsal (SC)
2007 - Campeão da Taça Brasil – Malwee Futsal (SC)
2005 - Campeão Copa Sul – Malwee Futsal (SC)
2005 - Campeão da Liga Futsal – Malwee Futsal (SC)
2005 - Campeão Paulista de Futebol – São Paulo Futebol Clube (SP)
2003 - Campeão da Copa Cascavel – PR – Malwee Futsal (SC)
2003 - Campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina – Jaraguá (SC)
2002 - Campeão do Troféu Cidade de São Paulo – E.C.Banespa (SP)
2001, 2000 - Campeão Paulista – E.C.Banespa (SP)
2001 - Campeão da Copa Topper SP – E.C. Banespa (SP)
2001 - Campeão Metropolitano – SP – E.C.Banespa (SP)
2001 - Campeão Sul-Americano – E.C.Banespa (SP)
2000 - Campeão Metropolitano – São Paulo/Osasco (SP)
2000 - Campeão Mundial de Clubes – Bélgica
1999 - Campeão Estadual – Rio de Janeiro/Miécimo (RJ)
1999 - Campeão da Liga Futsal- Atlético/Pax de Minas (MG)
1999 - Campeão Metropolitano MG – Atlético/Pax de Minas (MG)
1998 - Campeão da Taça Brasil de Clubes – G.M./Chevrolet (SP)
1998, 1997 - Campeão Metropolitano – G.M./Chevrolet (SP)
1998 - Campeão do Troféu Cidade de São Paulo – G.M./Chevrolet (SP)
1997 - Campeão da Copa Topper SP – G.M./Chevrolet (SP)
1997 - Campeão Paulista – G.M./Chevrolet (SP)
1995 - Campeão do Troféu Cidade de São Paulo – S.C.Corinthians (SP)
1995 - Campeão Paulista – S.C.Corinthians (SP)

Comentários