MITOS DO BODYBUILDING

Mitos do Bodybuilding: Kim Chizevsky

Conheça a trajetória de sucesso da primeira fisiculturista a conquistar o título de IFBB Ms. International e IFBB Ms. Olympia no mesmo ano

Mitos do Bodybuilding: Kim Chizevsky Quando criança, Kim já mostrava grande habilidade dentro da prática esportiva
Crédito: BANCO DE IMAGENS
Irmã mais velha de dois irmãos, Kim Chizevsky, nasceu em 1968 na cidadezinha de Charleston em Illinois/EUA, dois anos depois sua família se mudou para Decatur, onde Kim passou a infância e adolescência.
Quando criança, Kim já mostrava grande habilidade dentro da prática esportiva e na escola ela se dedicava ao basquete e vôlei. No período da adolescência a paixão pelo esporte só aumentou e Kim foi considerada uma multiatleta por seus colegas, afinal sua lista de esportes só aumentava com corridas, lançamento de disco e salto à distância.
O período escolar é um momento de descobertas e desafios e nele Kim Chizevsky enxergou sua tamanha vocação para o esporte. Em 1986, chegou a faculdade, momento de escolher uma carreira e a profissão escolhida por Kim foi secretária jurídica, indo ao lado oposto à pratica esportiva. Mas, enquanto cursava a faculdade, se engana quem pensa que a bela deixou de lado o amor pelo esporte, Kim soube conciliar o estudo com o seu grupo de dança e a prática de aeróbica.
Em 1988, por mostrar uma grande habilidade na atividade aeróbica, Kim Chizevsky, garantiu o cargo de instrutora em uma academia. Nesse mesmo ano passou a namorar Chad Nicholls – seu atual marido – e foi através e com ajuda dele que Kim conheceu o fisiculturismo e passou a treinar para a modalidade.
Três meses após seguir a rotina de treinos estipulada pelo namorado Chad, a atleta conquistou a segunda colocação no concurso NPC Jr. Tri State, em 1989. Além disso, a fisiculturista – na época amadora – conquistou um corpo de dar inveja e colocar medo nas concorrentes, suas pernas bem trabalhadas lhe renderam o apelido de 'Thunder Thighs' e desde então, o número de vitórias não parou de crescer.
Já no ano de 1992, Kim Chizevsky, passou a fazer parte do time de fisiculturistas profissionais após vencer o IFBB North American Championship. No ano seguinte, fez sua primeira participação no IFBB Ms. International, logo de cara mostrou seu talento e garantiu a primeira posição. Alguns meses depois foi sua estreia no tão esperado IFBB Ms. Olympia, no qual a musa fitness ficou entre os Top 5.
Mais um ano se passou, os papéis se inverteram e Kim não conseguiu manter o título de Ms. International, mas subiu de posição no Ms. Olympia, conquistando o segundo lugar na competição. Porém, a conquista mais importante que a fisiculturista teve naquele ano foi em sua vida pessoal, Kim Chizevsky subiu ao altar e oficializou sua união com seu treinador, Chad Nicholls.
O ano de 1996 ficou marcado na trajetória de Kim Chizevky, perseverante, a musa passou a se dedicar intensamente a prática do fisiculturismo. Já o resultado não poderia ser diferente, vitória na certa, a fisiculturista recuperou o título de Ms. International e destronou a campeã, por seis anos consecutivos, Lenda Murray do Ms. Olympia. Uma grande façanha, pois até então nenhuma outra fisiculturista tinha conquistado os títulos de Ms. International e Ms. Olympia no mesmo ano.
Já na edição do Ms. Olympia 1997, mais uma vez a atleta mostrou o poder da sua musculatura e novamente derrotou a estrela da época Lenda Murray – que culminou na primeira aposentaria da fisiculturista. Chizevky se tornou a nova referência de fisiculturista na época, a musa era imbatível e manteve o título de Ms. Olympia até o ano de 1999 – momento em que decidiu se aposentar das competições de fisiculturismo.
A aposentaria tinha um significado diferente para a atleta, podemos dizer que o nome mais apropriado seria transição. Kim Chizevky passou a se dedicar a competições fitness. Em 2001, reduziu o volume do físico e investiu em um concurso Fitness International, mas como estava iniciando em uma nova categoria, o resultado foi inferior, porém satisfatório e a atleta garantiu a sexta colocação.
No ano seguinte seu alcance foi maior, durante o campeonato Southwest Pro Fitness, a musa fitness conquistou o quarto lugar. Já no finalzinho desse ano de 2002, ela conquistou um novo título, o de ‘mamãe’, Kim engravidou do seu primeiro filho.
Passados cinco meses do nascimento de seu filho, Kim Chizevky, migrava novamente dentro das artes físicas, dessa vez a atleta investiu nas competições na categoria Figure. O seu primeiro campeonato foi o IFBB Show of Strength Pro Championship, porém o resultado não foi satisfatório e Kim levou a nona colocação. Já em 2004, novamente no IFBB Show of Strength Pro Championship, Kim evoluiu na modalidade, mas não alcançou o resultado desejado, tendo que se contentar com a sétima posição.
Os dias de glória tinham passado na vida de Kim Chizevky, com a sétima colocação no IFBB Show of Strength Pro Championship, também veio a decisão de se aposentar definitivamente das dos palcos.
Apesar de não ter conquistado posições de prestígio nos últimos campeonatos em que participou, isso não apagou a marca que a atleta deixou no fisiculturismo. Kim Chizevky está entre as maiores fisiculturistas de todos os tempos e em 2008, passou a fazer parte do IFBB Hall of Fame.

TÍTULOS

Fisiculturismo
1999 - IFBB Ms. Olympia - 1º lugar
1998 - IFBB Ms. Olympia - 1º lugar
1997 - IFBB Ms. Olympia - 1º lugar
1996 - IFBB Ms. Olympia - 1º lugar
1996 - IFBB Ms. International - 1º lugar
1995 - IFBB Ms. Olympia - 2º lugar
1995 - IFBB Ms. International - 2º lugar
1994 - IFBB Ms. International - 5º lugar
1993 - IFBB Ms. Olympia - 5º lugar
1993 - IFBB Ms. International - 1º lugar
1992 - IFBB North American Championship - 1º lugar 
1992 - NPC Junior Nationals - 1º lugar
1991 - MPC Midwest Grand Prix - 1º lugar
1991 - NPC Continental USA - 1º lugar
1990 - AAU Central USA - 1º lugar
1990 - AAU Illinois - 1º lugar
1990 - AAU Southern Illinois - 1º lugar 
1990 - NPC Tri-State - 1º lugar
1989 - AAU Central USA - 2º lugar
1989 - AAU Illinois - 1º lugar
1989 - Tri-State Bodybuilding (Illinois) - 2º lugar

Fitness
2002 – Southwest Pro Fitness - 4º lugar
2001 – IFBB Fitness International - 6ª lugar

Figure
2004 - IFBB Show of Strength Pro Championship - 7º lugar
2003 - IFBB Show of Strength Pro Championship - 9º lugar

Comentários