HORTIFRUTI DE A a Z

Hortifruti de A a Z: Canela

Uma das especiarias mais antigas do mundo

Hortifruti de A a Z: Canela A canela pode ser encontrada com facilidade em feiras livres, hortifrutis e supermercados
Crédito: BANCO DE IMAGENS
Nesta edição, quem marca presença em nosso Hortifruti é um alimento pra lá de saboroso; conheça as propriedades poderosas da canela!
Só de ouvir a palavra ‘canela’, já vem em nossa mente aquele cheirinho característico, não é mesmo? E podemos levar o sabor doce da canela para o chá e também para muitas ‘gordices’, como: bolinhos de chuva, arroz doce, entre muitas outras delícias. Uma coisa é fato, a canela forma um casamento perfeito com os dias de baixas temperaturas!
Podemos dizer que a canela é uma das especiarias mais antigas do mundo, que segundo a nutróloga Renata Domingues, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia Médica (Abranutro), é obtida a partir da casca interna de várias espécies de árvores do género Cinnamomum. Em sua composição podemos encontrar: eugenol, safrol, felandreno, ácido cinâmico e taninos.
Para a nutricionista clínica e funcional Juliana Dragone, a canela é uma especiaria ideal para receitas de carnes, bolos, tortas, pães, doces, compotas e bebidas como chocolates e capuccinos. 
A canela pode ser encontrada com facilidade em feiras livres, hortifrutis e supermercados, na forma de casca ou pó.
Sabemos que a canela tem um sabor irresistível, mas você conhece os poderes desta casca? Ainda de acordo com a nutri Juliana, a canela conta com inúmeros benefícios, como: ação termogênica; controle das taxas de açúcar no sangue; ação anti-inflamatória e antioxidante; controle das taxas de gordura no sangue; proteção dos neurônios; aumento do sistema imunológico; combate das dores abdominais e gases e melhora a autoestima.
Já, a nutróloga Renata deixa um alerta para aqueles que fazem o consumo da canela de forma exagerada. “A canela não tem contraindicações, claro que tudo consumido em excesso e sem a indicação de um profissional pode oferecer riscos a saúde. No caso da canela o uso excessivo pode levar a intoxicação, irritação das mucosas, irritação do intestino, alteração dos batimentos cardíacos, úlceras e alergias”, afirma Renata.
Será que todas as pessoas podem consumir esta especiaria? “A canela, se bem usada, não faz mal, como todo alimento termogênico aumenta o metabolismo de forma geral e, consequentemente, também aumenta a produção de suco gástrico sendo assim deve ser evitada por quem sofre úlcera, gastrite ou qualquer outro problema estomacal e também por quem tem problemas de coagulação sanguínea”, destaca a Renata Domingues. 
Chegou a hora desmistificar uma das crenças populares em relação ao chá de canela. Se você mulher, já sofreu com a menstruação atrasada, provavelmente já ouviu de alguém: ‘Toma um chazinho de canela’, mas será que essa informação é verdadeira? “Sim, canela pode acelerar a menstruação, isso acontece porque ela estimula a circulação sanguínea, aumenta a pressão arterial e além de causar contrações musculares que também afetam o útero – essas contrações são responsáveis pela expulsão do endométrio”, afirma a nutróloga Renata.
Outra crença popular é que gestantes não devem fazer o consumo da canela. Segundo a Dra. Renata Domingues, embora não exista um consenso de que a canela provoque aborto, ele normalmente é contraindicado na gravidez. “Há estudos que indicam uma relação direta entre chá de canela e aborto, mas faltam ainda evidências científicas suficientes que comprovem essa informação. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não recomenda o uso de chá de canela durante a gravidez, assim como grande parte dos nutricionistas e obstetras”, conclui a especialista.
Descobrimos que além de ser cheirosa e saborosa a canela possui inúmeros benefícios, mas na vida temos uma medida para tudo – inclusive para a canela. Para desfrutar desses benefícios e não sofrer com malefícios, procure antes um especialista, somente ele saberá responder qual é a medida certa para você!

Bolo de maça com nozes com canela by Juliana Dragone

Ingredientes:
3 xícaras de maças picadas com casca
100g de uva passas
100g de nozes picadas
canela em pó a gosto
3 ovos
½ xícara de óleo de abacate
2 xícaras de açúcar mascavo
3 xícaras de farinha de arroz
1 colher (sopa) de fermento

Modo de preparo:
Bata no liquidificador os ovos, o óleo de abacate e o açúcar mascavo. Em uma tigela faça a massa com a farinha de arroz e o fermento. Por fim, misture tudo, coloque na assadeira – já untada – e polvilhe com canela e açúcar. Leve ao forno médio (pré-aquecido) por mais ou menos 40 minutos.

Receita de banana assada com canela by Dra. Renata Domingues

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de suco de laranja
1 banana-nanica
canela em pó para polvilhar
2 colheres (chá) de suco de limão

Modo de preparo:
Faça um corte com a casca da banana. Disponha a banana dentro de uma assadeira, adicione suco de limão e suco de laranja. Salpique a canela e leve ao forno em fogo a 250º coberto com papel alumínio, por 15 minutos. Depois, retire do forno, espere esfriar e sirva.

TABELA NUTRICIONAL DA CANELA by Dra. Renata Domingues

Quantidade por 100g

Calorias

247

Gorduras Totais

1,2g

Gorduras Saturadas

0,3g

Gorduras Poli-insaturadas

0,1g

Gorduras Monoinsaturadas

0,2g

Gorduras Trans

0g

Colesterol

0mg

Sódio

10mg

Potássio

431mg

Carboidratos

81g

Fibra Alimentar

53g

Açúcar

2,2g

Proteínas

4g

Vitamina A

295IU

Vitamina C

3,8mg

Cálcio

1.002mg

Ferro

8,3mg

Vitamina D

0IU

Vitamina B6

0,2mg

Vitamina B12

0µg

Magnésio

60mg

 

FONTES CONSULTADAS:
Juliana Dragone: Nutricionista especializada em Nutrição Clínica e funcional pelo GANEP. Site: nutricionistajuliana.com.br. CRN: 3 27403
Dra. Renata Domingues: Médica especializada em Nutrologia, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia Médica (Abranutro) e diretora responsável pela Clínica Adah. CRM: 139421

Comentários