PET

Pet: Pet idoso

As necessidades do pet mudam de acordo com a idade dele, você sabe em que estágio seu animal está?

Pet: Pet idoso Os tutores podem tomar algumas medidas para cuidar melhor dos animais idosos
Crédito: BANCO DE IMAGENS
Bruna Morales – CRMV SP 26.313
Veterinária especializada em Medicina Funcional e Nutrição Animal

Atualmente os animais de estimação recebem mais cuidados de seus tutores, com isso cada vez mais a vida dos pets tem se prolongado e como consequência, os cuidados com os pets idosos precisam ser redobrados. 
O envelhecimento é um processo de deterioração progressiva das células, devido a passagem do tempo e é muito importante compreender as diferentes necessidades que cada organismo requer quando atinge uma certa idade, porque as suas necessidades irão mudar na medida que os mesmos envelhecem.
No caso dos cães, esse processo ocorre em momentos diferentes, dependendo do tamanho e da raça do animal, por isso, daremos algumas dicas de como identificar os sinais de envelhecimento nos cães. 
Quanto menor o porte do animal, mais tempo de vida ele terá e isso é inversamente proporcional, um cachorro de grande porte, vive bem menos. Vale ressaltar que isso não é uma regra absoluta, animais de grande porte que tenham um bom acompanhamento, uma boa alimentação, fazem exercícios regulares, costumam viver bem mais que a estimativa.
 Os cães muito pequenos e com menos de 5-10kg podem ser considerados maduros quando completam os 7-8 anos de idade e idosos quando atingem os 12 anos.
Os cães que pesam menos de 25kg entram na maturidade aos 6-7 anos e são velhos ao passarem de 10 anos. Os cães grandes, entre 30 e 45kg, são considerados maduros aos 5 anos e idosos quando chegam aos 8 anos. Os cães muito grandes ao passarem dos 5 anos, envelhecem muito rápido e não costumam passar dos 10 anos.

COMO IDENTIFICAR SE UM CÃO É IDOSO?
Cães idosos têm mais pelos brancos, principalmente nas regiões do focinho e ao redor dos olhos e possuem um menor nível de atividade física. O cão idoso não corre e nem se move de uma forma tão ativa como antes e possui movimentos evitados devido ao desconforto e as dores que o acompanham nesta fase.
As articulações e a musculatura de nosso animal de estimação idoso já não são mais as mesmas, deixando de lado alguns movimentos mais difíceis. O animal idoso tem necessidade de mais descanso devido a diminuição da energia e neste momento ele já tem falha de memória e as vezes já não sabe onde está e nem os horários de comer e o local certo de fazer as necessidades.

OS PROBLEMAS DE SAÚDE MAIS COMUNS NESTA FASE SÃO:
Problemas articulares.
Aumento de peso proveniente do metabolismo mais lento.
Dificuldade para enxergar, uma vez que o cristalino dos olhos pode ficar turvo. Além disso, o animal pode desenvolver catarata, que se não tratada pode levar à cegueira.
Problemas auditivos.
Problemas na pele, que pode ficar seca, escamosa e mais fina que o normal.
O pet idoso pode apresentar ressecamento nas almofadas das patas e unhas quebradiças.
Os músculos do corpo podem atrofiar ou ficarem fracos.  
O esfíncter do cachorro pode não ter controle sobre a urina, apresentando consequentemente uma incontinência urinária.
Surgimento de nódulos e muitos deles podem tornar-se cânceres fatais se não tratados cm urgência.
Mau hálito e problemas dentários acontecem com bastante frequência nos cães velhinhos.
Coração, pulmões, rins e fígado não funcionam com tanta eficácia e acabam sendo alvos de problemas devido ao sistema imunológico enfraquecido pela idade.
 
CUIDADOS NA TERCEIRA IDADE DO PET
Os tutores podem tomar algumas medidas para cuidar melhor dos animais idosos. Entre estes cuidados está a alimentação. É muito importante oferecer uma alimentação de qualidade para o seu pet, com proteína de alto valor biológico como no caso da alimentação natural balanceada e suplementada que além de ser saudável é muito nutritiva.
Realizar check-ups, exames clínicos completos e pedir exames complementares de sangue e de imagem, é muito importante para seu pet idoso, pois nesta fase da vida os animais podem apresentar muitas doenças.
Muitas doenças têm tratamento e podem ser detectadas no início, se forem pesquisadas. Também é necessário que os tutores procurem ajuda de um médico veterinário sempre que os animais apresentarem alguma alteração de saúde e nunca mediquem os pets sem a prescrição de um profissional, pois as medicações têm doses específicas para os animais e algumas não podem ser utilizadas em animais idosos.
 Priorize a rotina na vida de seu animalzinho. Com o tempo e a idade avançando ele ficará um pouco menos dócil, mais rabugento, podendo deixar de ser obediente (mesmo que seja adestrado) e você precisa entender isso e ter muita paciência.
A idade faz ocorrer alterações neurológicas no animal, por isso, criar uma rotina facilitará a vida de seu animal. Não se esqueça também que ele precisa de muito carinho e amor, mantenha sempre contato físico com ele, isso trará conforto para seu pet.

Comentários