MITOS DO BODYBUILDING

Mitos do Bodybuilding: Cory Everson

Cory Everson se tornou uma das maiores referências dentro do fisiculturismo feminino ao vencer o Ms. Olympia por seis anos consecutivos.

Mitos do Bodybuilding: Cory Everson Cory Everson encontrou uma ótima maneira para motivar seus fãs à praticarem exercícios físicos foi através da escrita, no total foram seis livros lanç
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Todo apaixonado por fisiculturismo já deve ter ouvido seu nome, nesta edição vamos conhecer a trajetória de Cory Everson, uma superatleta que nos faz acreditar que tudo é possível, basta ter determinação!

A história de Cory começou em 4 de janeiro de 1958, na pequena cidade de Racine, Wisconsin (EUA), onde recebeu o nome de Corinna Kneuer. Grande fã de esportes desde criança ela mostrou ter talento desde cedo, mas foi durante os anos de ensino médio que Cory se destacou dos demais e quebrou quase todos os recordes esportivos da época, se tornando a primeira campeã multi-esportiva na história de sua escola.

Devido sua dedicação aos esportes, Cory foi aceita na University of Wisconsin–Madison e com a paixão pelo esporte o curso não poderia ser diferente – Educação Física.  Foi na universidade que a atleta adicionou mais uma conquista ao seu currículo, ao se tornar destaque em três modalidades diferenes: ginástica, atletismo e badminton – sendo assim considerado uma superatleta.

Durante o período em que cursou a universidade além de se destacar como uma superatleta, Cory conheceu Jeff Everson, um fisiculturista profissional – que pouco tempo depois se tornaria seu marido e treinador. 

Após se formar na faculdade a atleta passou a treinar seriamente para se tornar uma fisiculturista e ainda contava com o incentivo do seu parceiro, que lhe acompanhava nos treinamentos. Logo nas primeiras competições, em 1980, a ‘recém-fisiculturista’ mostrou um excelente desempenho, conseguindo se colocar em lugares de prestígio junto ao pódio.

Depois de um excelente ano de conquistas dentro fisiculturismo, a bela decidiu que era hora de participar do IFBB North American Bodybuilding, mas a competição não acabou do jeito que ela esperava. No momento em que Cory se apresentava para os juízes, começou a sentir uma forte dor em seu pé esquerdo. Mesmo tentando resistir à dor, a atleta foi enviada as pressas para o hospital, onde descobriu que motivo da dor eram coágulos sanguíneos – que quase a levou a amputação.

Apesar de ter passado por uma fase difícil Cory estava disposta a dar a volta por cima. A primeira etapa do recomeço veio em 1982, quando se casou e nesse momento a fisiculturista passou a adotar o sobrenome Everson do marido – se tornando assim Cory Everson. Além de uma união matrimonial, o casal se uniu nos negócios, construíram um empreendimento no seguimento de vestuários – que logo se mostrou ser uma boa aposta.

Já, a segunda etapa do seu recomeço veio quando Cory se recuperou totalmente de sua lesão e voltou a frequentar a academia e logo em seguida a fisiculturista retornou aos palcos de fisiculturismo! Durante um período de três anos ela participou de 13 competições, das quais conquistou oito troféus.

Mas, somente em 1984, foi que Cory Everson começou sua jornada para se estabelecer dentro do esporte. No mesmo ano ao vencer o NPC Nacional, a atleta se qualificou para um das competições mais prestigiadas dentro do fisiculturismo, o Ms. Olympia.

Apesar de concorrer ao lado de grandes ícones da época como Rachel McLish e Carla Dunlap, a musa fitness não teve medo e encarou o desafio. A vitória de Cory foi certeira, tornando-a o centro das atenções e a melhor atleta da categoria Bikini do mundo naquele ano.

Além de tantas conquistas dentro fisiculturismo, Cory se tornou parte da história do esporte ao ficar em 1º lugar no Ms. Olympia durante seis anos consecutivos, de 1984 a 1989 e a única atleta a vencer todos os Ms. Olympia em que participou. Assim, se consagrando com uma das grandes referencias da modalidade.

Em 1989, a aposentadoria chegou, Cory Everson fechou um ciclo de sua vida em grande estilo, com sua última vitória no Ms. Olympia.  Apesar de se afastar das competições, a musa fitness continuou mantendo o ‘shape’ que lhe rendeu diversos convites para o cinema.

Com a carreira de atriz à todo vapor, em 1996, outro ciclo foi fechado – dessa vez com Jeff Everson. Mesmo após o fim do casamento Cory manteve o sobrenome do ex-marido, agora como seu nome artístico.

O sucesso nas telonas lhe rendeu convites para a televisão, onde estrelou diversas séries e teve a oportunidade, assim como Carla Dunlap, de apresentar o programa fitness, BodyShaping – voltado para musculação, exercícios cardiovasculares, alongamentos e nutrição.

Outra forma que Cory Everson encontrou para motivar seus fãs à praticarem exercícios físicos foi através da escrita, no total foram seis livros lançados. Com tanta devoção aos esportes o reconhecimento não demorou muito para chegar. No ano de 1999, a atleta passou a integrar o IFBB Hall of Fame. Em 2005, se tornou parte do Muscle Beach Venice Body Building Hall of Fame. Já no ano de 2007, durante o Arnold Classic, foi a primeira mulher a receber o Lifetime Achievement Award. No ano seguinte para completar suas conquistas, foi introduzida no National Fitness Hall of Fame.

Hoje, aos 59 de idade, Cory Everson ainda se mantem em forma. Grande adepta das atividades físicas, a eterna musa fitness conta com as redes sociais como uma de suas ferramentas para motivar e inspirar seus seguidores. Mas, quem deseja conhecer essa referencia do esporte pessoalmente, pode encontrar ela pelos eventos fitness, como Arnold Classic pelo mundo afora!

TÍTULOS

  • 1989 – IFBB Ms. Olympia – 1º lugar
  • 1988 – IFBB Ms. Olympia – 1º lugar
  • 1987 – IFBB Ms. Olympia – 1º lugar
  • 1986 – IFBB Ms. Olympia – 1º lugar
  • 1985 – IFBB Ms. Olympia – 1º lugar
  • 1984 – IFBB Ms. Olympia – 1º lugar
  • 1984 – NPC Nationals – 1º lugar (HW and Overall)
  • 1984 – American Women's Championships – 1º lugar (HW and Overall)
  • 1983 – NPC Nationals – 2º lugar (HW)
  • 1983 – AFWB American Championships – 8º lugar (HW)
  • 1983 – U.S. Bodybuilding Championships Couples – 1º lugar
  • 1983 – Bodybuilding Expo Mixed Pairs – 1º lugar
  • 1983 – Bodybuilding Expo IV – 1º lugar (MW and Overall)
  • 1982 – IFBB North American Mixed Pairs – 1º lugar
  • 1982 – IFBB North American – 1º lugar (MW and Overall)
  • 1982 – AFWB American Championships – 5º lugar (HW)
  • 1982 – Bodybuilding Expo Couples – 2º lugar
  • 1982 – Bodybuilding Expo III – 2º lugar (MW)
  • 1982 – Ms. East Coast – 1º lugar (MW)
  • 1981 – American Championships – 11º lugar (MW)
  • 1981 – Couples America – 1º lugar
  • 1981 – Ms. Central USA – 1º lugar (HW and Overall)
  • 1981 – Ms. Midwest Open – 1º lugar (Tall & Overall)
  • 1980 – American Couples – 3º lugar
  • 1980 – Ms. Mid America – 1º lugar (Tall and Overall)

Comentários