HORTIFRUTI DE A a Z

Hortifruti de A a Z: Cacau

O alimento abençoado pelos deuses!

Hortifruti de A a Z: Cacau O fruto possui uma casca firme de cor amarela ou vermelho escuro, podendo chegar a 20cm.
Crédito: BANCO DE IMAGENS
Nesta edição o Hortifruti traz um fruto que é sinônimo de infância, o cacau. Seu nome é Theobroma Cacao, que significa ‘manjar dos deuses’. Matéria-prima para fazer o chocolate que tanto amamos, o cacau é uma das frutas mais antigas cultivada pelo homem.  

O fruto possui uma casca firme de cor amarela ou vermelho escuro, podendo chegar a 20cm. Já, o seu interior está recheado com uma polpa branca, as amêndoas – que a partir da fermentação e do processamento, obtém-se o tão conhecido cacau em pó e a manteiga de cacau.

Logo que os primeiros colonizadores espanhóis pisaram na América conheceram o fruto cacau - que já era cultivado pelos índios, principalmente pelos Astecas e Maias.  Historiadores revelaram que para essas tribos o cacaueiro era considerado uma árvore sagrada. Segundo informações do Ceplac, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, os botânicos acreditam que o cacau é originário das cabeceiras do rio Amazonas e se expandiu em duas direções, originando dois tipos importantes: Criollo e Forastero. 

O Criollo, se espalhou em direção ao norte, penetrando na América Central e Sul do México, produzindo frutos grandes de superfície enrugada, com sementes também grandes e com o interior branco ou violeta pálido. Já, o Forastero se espalhou pela bacia amazônica em direção às Guianas.  Esse tipo é considerado o verdadeiro cacau brasileiro e se caracteriza por frutos ovoides, com a superfície lisa, imperceptivelmente sulcada ou enrugada e o interior de suas sementes possui uma coloração violeta escura ou, algumas vezes, quase preta. Para que o cacaueiro possa se desenvolver melhor, ele necessita de solos profundos, ricos e um clima quente e úmido, com temperatura média de 25°C e precipitação anual entre 1.500 e 2.000 milímetros, sem períodos secos prolongados.

Atualmente, segundos informações do engenheiro agrônomo da Cacau Show, Lucas Cirilo, as principais regiões produtoras de cacau no Brasil são o Sul da Bahia, Pará, Rondônia e Espírito Santo. “O Brasil deixou de ser exportador de cacau, devido ao aumento do consumo interno e queda na produção. Somos importadores da matéria-prima, porém, alguns lotes especiais são exportados para países como Bélgica e França”, completa o especialista. 

Sempre que ouvimos a palavra cacau automaticamente lembramos do chocolate. Mas, o fruto vai mais além, a partir da extração de sua polpa é possível produzir um delicioso suco de cacau, geleias, destilados finos, fermentados - a exemplo do vinho e do vinagre - e xaropes para confeito, além de néctares, sorvetes, doces e iogurtes. Existe um mercado amplo para esses produtos, principalmente para o suco de cacau, tanto aqui no Brasil como em outros países.

CACAU EM PÓ

Levar o fruto cacau para casa tornará sua alimentação mais saborosa e saudável. Apesar de ser nativo do Brasil, encontrar o fruto nos supermercados pode ser uma tarefa um pouco difícil e uma opção é utilizar o cacau em pó. A nutricionista Livia Hasegawa, especializada em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia, explica que o cacau em pó possui efeito termogênico por conter cafeína e consequentemente causa aumento na termogênese corporal, tendo um efeito de aumento do gasto calórico. Além disso, é antioxidante, por possuir polifenóis, que possuem efeitos contra ação de radicais livres no organismo, contra o envelhecimento celular precoce e até previne o aparecimento de doenças, ajudando ainda no controle da pressão arterial, devido à maior concentração de magnésio e presença dos flavonoides.

Assim como os deuses, você já deve estar apaixonado pelo cacau, não é mesmo? A nutricionista Anita Viecelli Konrath, especializada em Reeducação Alimentar Individualizada, dá dicas de como soltar a imaginação e saborear ainda mais essa iguaria. “Podemos consumir o cacau na versão em pó no dia a dia em diversas receitas de bolos, biscoitos, vitaminas e inclusive pitadas do cacau em pó nas frutas ou iogurte”, detalha. 

Com todas essas dicas não perca mais tempo e adicione os benefícios do cacau à sua vida. Pensando nisto, as nossas nutricionistas elaboraram duas receitas com cacau que vão deixar você com água na boca.

Bolo Integral de Cacau by Anita Viecelli Konrath

Ingredientes:
3 ovos 
1 xícara (chá) de chocolate (50% cacau) picado ou em pedaços
1 xícara (chá) de óleo de coco 
1 xícara (chá) de açúcar demerara 
1 e 1/2 xícara (chá) de leite desnatado ou leite vegetal
1 colher (sopa) de fermento em pó 
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha integral 
1 e 1/2 xícara (chá) de flocos de aveia

Modo de preparo:
Bata os ovos e o açúcar, acrescente as farinhas (integral e aveia), o chocolate (50% cacau) – já derretido em banho maria. Depois coloque o leite e óleo de coco. Continue batendo e por último, acrescente o fermento em pó. Pré-aqueça o forno a 180°C. Deixe assar por aproximadamente 40 minutos em forno médio.

Panqueca de banana com cacau by Livia Hasegawa

Ingredientes:
1 ovo
2 colheres (sopa) de aveia
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 pitada de canela 
1 banana

Modo de preparo:
Misture o ovo, a aveia, o cacau em pó. Coloque uma pitada de canela. Amasse e acrescente a banana. Misture tudo em um recipiente. Depois coloque em uma frigideira e vire a panqueca para que asse dos dois lados. 

Dica: Você pode servir a panqueca acompanhada de uma geleia de amoras (sem adição de açúcar) ou se preferir, com pasta de amendoim.



FONTES CONSULTADAS
Anita Viecelli Konrath: Nutricionista Formada pela UNISINOS. Especialização em Nutrição Esportiva e Reeducação Alimentar Individualizada. CRN: 2-8751
Ceplac: Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira
Livia Hasegawa: Nutricionista Formada pela USP. Especialização em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia pela VP Consultoria. CRN: 3-22030
Lucas Cirilo: Engenheiro Agrônomo da Cacau Show 

Comentários