FAÇA DIFERENTE

Faça Diferente com Hallyson Flávio

O atleta da categoria Culturismo Clássico, Hallyson Flávio conta um pouco de sua história e nos ensina a fazer o exercício remada a cavalo

Em 2017, com pouca estrada nessa nova carreira Hallyson já conseguiu se destacar, subindo para o nível PRO.
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO - ANO 11 - EDIÇÃO 51
Desde criança Hallyson era um garoto magro e de porte pequeno e há nove anos atrás começou a treinar, por indicação médica, pois sua idade cronológica era maior que sua idade óssea. Sem condições de financiar um tratamento hormonal, o garoto foi indicado a fazer musculação, quando ainda tinha 16 anos, porém não levou a recomendação muito a sério. Até que com 18 anos foi escalado para entrar no exército e nesse período de um ano não conseguiu frequentar a academia. Hallyson seguiu carreia e por lá ele está até hoje, onde agora já é 3º sargento.

Na infância nós temos ídolos em quem sempre nos espelhamos. A vida passa, entramos para a adolescência, para a fase adulta e ali eles permanecem, porém mudam de figura. Hoje eles não estão mais na TV, atualmente os ídolos da nova geração gravam suas matérias e programas para o canal do YouTube e lá na rede social fazem sucesso, arrastando e inspirando milhares de seguidores. 

Com Hallyson não foi diferente, já adulto seu passatempo era assistir vídeos de exercícios com atletas de fisiculturismo e assim seus ídolos foram despontando na internet. Felipe Franco, Rafael Brandão e muitos outros atletas que atualmente são celebridades no YouTube e nos palcos de bodybuilding do Brasil e do mundo, foram personagens principais para Hallyson se descobrir como atleta.

Inspirado nos vídeos disponíveis na internet pelos atletas Felipe Franco e Rafael Brandão, Hallyson começou a levar a academia e os treinos a sério. 

Em 2014, entrou de cabeça no universo bodybuilding e começou a treinar dia e noite, sozinho e sem qualquer orientação, quando no início de 2016 resolveu competir, porém sem sucesso em nenhuma das competições. 

Desde o início Hallyson se considerava um atleta Men’s Physique, afinal fã de Felipe Franco essa era a categoria dos sonhos, mas em duas subidas no palco e sem êxito, o atleta percebeu que algo estava errado resolveu procurar ajuda. Foi assim que conheceu o treinador Nilton Sousa, especializado em treinar e preparar atletas para serem fisiculturistas, e percebeu que essa atitude foi um divisor de águas em sua carreira. 

Logo na primeira conversa, Nilton Sousa percebeu que Hallyson não estava na categoria certa, seu físico era muito mais equilibrado, harmônico e preparado para categoria Culturismo Clássico do que para a categoria Men’s Physique. Inicialmente o atleta não gostou nenhum pouco da ideia de mudar de categoria, mas o resultado mostra que o treinador estava completamente certo e atualmente Hallyson não troca a categoria Culturismo Clássico por nenhuma outra. “Eu estava na categoria errada e fazia tudo sozinho, sem orientação. Três meses após conhecer o Nilton, receber suas orientações e entrar para equipe - logo no primeiro campeonato -  fui campeão overall. Desde então não paramos mais, só em 2017 foram oito campeonatos e dos oito em seis fui campeão”, vibra o atleta.

Em 2017, com pouca estrada nessa nova carreira Hallyson já conseguiu se destacar, subindo para o nível PRO. Atualmente sua maior dificuldade é conciliar a carreira de militar do exército com a carreira de atleta de bodybuilding. Por isso é preciso ficar atento nas refeições diárias e treinos dentro do quartel. 

Como todo atleta de bodybuilding Hallyson sai de casa pela manhã preparado com suas marmitas e é a esposa Danieli quem prepara tudo. “Acordo muito cedo e não tenho tempo de preparar tudo, então minha esposa é quem prepara tudo, todos dias. Ela cozinha, pesa e monta todas as minhas marmitas!”, detalha.

A rotina do atleta começa bem cedo, às 07h30 da manhã quando entra no quartel e permanece até o final do dia. Depois do trabalho Hallyson vai para a faculdade e somente depois da aula, por volta das 23h, é que ele tem tempo para ir para a academia finalmente treinar. Hallyson acaba de se formar em Educação Física e para 2018 o plano é entrar para o curso de Nutrição. “Na academia fico mais ou menos 1h30, todos os dias, sete vezes na semana, sem folga. Na fase de pré-contest a minha rotina começa ainda mais cedo, pois três vezes na semana ainda pratico o cardio em jejum e chego a treinar até quatro vezes por dia nesse período”, conta o atleta.

Fora de competição o atleta treina apenas uma vez ao dia, sem o aeróbico. Fã assumido da musculação, nas horas de lazer e estresse é para lá que ele corre, mas também não deixa de lado o futebol com os amigos e todas as quintas é para lá que Hallyson vai para se distrair.

Não adepto do jejum intermitente, Hallyson tem em sua alimentação regrada a força para manter a linha. “São sete refeições por dia, independente do meu período de competição. Não perco a linha, não saio da dieta, fico bem o ano todo. Basicamente minha alimentação é batata doce, mandioca, arroz integral, frango e carne vermelha magra (patinho moído)”, detalha.

A suplementação da fera ainda é leve, no momento ele consome somente uma proteína no pós-treino. Mas, ele sente falta de entrar com uma suplementação com mais variedade, afinal no dia a dia os shakes proteicos fazem toda a diferença na preparação de um verdadeiro bodybuilder. Além da praticidade do suplemento alimentar é nele que vem todo o aporte necessário para suprir as necessidades diárias de um atleta profissional. “Às vezes no trabalho não tenho tempo para sentar e comer minha marmita, além de todos os benefícios o shake proteico iria facilitar meu dia”, conta.

 Hallyson sabe que a rotina alimentar de um fisiculturista não é fácil, porém a vontade de subir nos palcos e vencer as competições é muito maior e por isso ele afirma que já se acostumou a passar algumas vontades. “Sinto falta de comer coisas simples, fruta, arroz branco, feijão. Alimentos básicos do dia a dia de qualquer pessoa e que na minha dieta ficam de fora”, destaca.

No dia a dia o atleta e também militar tem jornada de trabalho pesada a cumprir. Lá ele pratica o treinamento físico militar do exército, completamente diferente do treinamento que recebe do seu coach Nilton Sousa. “É muito difícil conciliar as duas carreiras, pois no período de preparo de competição eu muitas vezes já estou com o carboidrato bem baixo e mesmo assim preciso cumprir com meu treinamento militar. Teve uma ocasião em que eu já estava com o carbo baixo e tive que fazer uma marcha de 16km com mochila e equipamento. Foi bem difícil e não podia fugir dessa missão”. 

Diariamente o atleta pratica pequenas atividades físicas no quartel e geralmente é informado antes quando vai ter grandes atividades, sendo assim conversa com seu treinador e consegue adequar a alimentação para o período.

Com vida regrada de atleta bodybuilder, Hallyson conta que foi paixão à primeira vista pelo esporte. “Subi no palco, quando desci queria ir cada vez mais longe. Me dediquei muito e com a ajuda do Nilton, foram só vitórias. A cada campeonato a motivação e a dedicação eram ainda maiores e em menos de um ano de competição e parceria fui campeão da minha categoria. Entrei para o profissional e estou com o maior time de atletas do Brasil, o Generation Iron. Hoje os atletas em que eu sempre me inspirei são meus colegas de treino”, relembra Hallyson.

A vida de bodybuilder não é para qualquer um, os gastos ainda são muito altos e só fica no esporte realmente quem gosta do que faz. “Estar nesse esporte é amar o bodybuilding, pois não é fácil permanecer nesse no universo do fisiculturismo. Os gastos e as despesas são muito altas e infelizmente quando subimos no palco, além do título de campeão só ganhamos um troféu”, comenta o ateta.

O futuro de Hallyson é promissor e ele está classificado para todos os campeonatos Arnold Classic de 2018, embora ainda não sabe em qual competição irá conseguir ir. Mas, deixa uma dica para quem está começando: “Nunca desista, por mais difícil que seja a sua situação, sempre mantenha a calma e se encha de orações. Depois volte a lutar”, aconselha. O sonho de Hallyson assim como de todo atleta é viver do esporte e ele está em busca dessa realização. 


A IMPORTÂNCIA DO TREINADOR

Não é de hoje que sabemos que a verdadeira importância de um treinador e preparador na vida de um atleta e a relação de Hallyson e Nilton Sousa não foi diferente. Somente com a entrada de Nilton no dia a dia de Hallyson é que ele além de descobrir sua verdadeira categoria, saltou de quinto para primeiro lugar, além de se tornar um atleta PRO. “Hoje em dia as pessoas se inspiram nos atletas, porém para conseguir subir no pódio sabemos que 50% depende do atleta e 50% do treinador, que além de ser um profissional da área precisa ser especializado em treinamento e preparo de fisiculturista”, afirma o coach Nilton Sousa, que cuida do preparo do atleta desta matéria.

FAÇA DIFERENTE

Na modalidade Culturismo Clássico, os atletas treinam para desenvolver todas as partes do corpo e músculos a fim de obter o tamanho máximo, porém de forma equilibrada harmônica, entre peso e altura.

Pensando nisso, um dos exercícios preferidos do atleta quando se fala em treino de dorsais é o remada a cavalo. O exercício solicita grandes quantidades de grupos musculares e não permite o uso de grandes cargas, porém necessita boa coordenação e motivação e não é aconselhado para iniciantes ou pessoas não treinadas. Feito de forma livre, o exercício que é queridinho de muitos atletas é muito conhecido nas academias. Mas, será que você está fazendo ele corretamente? Confira abaixo o passo a passo de cada movimento.

STEP BY STEP - Remada a cavalo

Fase inicial
Posicione uma barra apoiada na parede e coloque as anilhas na outra extremidade. Coloque o puxador em formato de triângulo próximo as anilhas e posicione as mãos no triângulo.

Fase final 
Mantenha os joelhos estendidos, inspire e eleve a barra próximo ao peito, flexionando os braços. Desça a barra de forma controlada, expirando, até a extensão total dos braços. Mantenha as costas retas, sem arredondar o dorso.


DIETA DO ATLETA

Refeição 01
35g de farelo de aveia
8 claras + 2 ovos inteiros
100g de abacate ou 7 castanhas do Pará ou 45g de coco seco

Refeição 02
150g de carboidrato
200g de proteína

Refeição 03
100g de carboidratos
250g de proteínas
04 colheres de azeita extra virgem (cru)

Refeição 04
150g de carboidratos
200g de proteínas

Refeição 05
50g de carboidratos
200g de proteínas
30g de coco seco

Refeição 06
50g de carboidrato
200g de proteínas

Refeição 07
Zero carboidrato
200g de proteínas
100g de abacate 
ou 07 castanhas do Pára 
ou 45g de coco seco


TREINO DO ATLETA

O atleta costuma fazer 40 segundos de intervalo entre as séries

TREINO DE BÍCEPS
Rosca direta 3X12/15 - 20kg 
Rosca alternada em pé 3X12/15 - 14kg
Rosca Scott 3X12/15 - 40kg 

TREINO DE DELTOÍDES
Elevação lateral 3X15 - 50kg
Desenvolvimento de ombros 3X15 - 50kg
Elevação frontal no Crossover 3X15 - 20kg

TREINO DE DORSAIS
Puxador alto/pegada aberta 4X12/16 - 100kg
Remada unilateral com halter 4X12/16 - 30kg
Remada com barra 4X12/16 - 60kg
Remada cavalo 4X15/20 - 80kg
Levantamento terra 4X15 60kg

TREINO DE QUADRÍCEPS
Agachamento livre 4X15 - 100kg
Leg press 4X15/20 - 280kg
Cadeira extensora 3X até fadiga - 60kg
Leg press 45º - 4X30 80kg



Hallyson Flavio Alves Muniz
Data de nascimento: 15/09/1992
Local: São Paulo
Altura: 1,73m
Braços: 47cm
Tórax: 88cm
Peso em off season: 86 kg
Peso em pré-contest: 77kg
Patrocinador: 3VS
Treinador: Nilton Sousa

TÍTULOS

2017 - Campeão 63º Mr. Santos IFBB - Clássico até 1,75m e overall
2017 - Campeão Sul Brasileiro IFBB - Clássico até 1,75m e overall  
2017 - Vice-campeão Sul-americano - Clássico até 1,75m
2017 - Campeão Brasileiro IFBB -  Clássico até 1,75m 
2017 - Campeão Estadual IFBB - Clássico até 1,75m
2017 - Campeão Copa IFBB Brasil Fitness - Seletiva Mr. Olímpia Amador - 
Clássico até 1,75m e overall
2017 - Arnold Classic Brasil - Top 05 Culturismo Clássico 
2017 - Campeão seletiva Arnold Classic Brasil - Clássico até 1,75 e overall - Campeão sênior até 80 kg
2016 – Vice-campeão Mr. Santos IFBB - Sênior até 80kg
2016 - Campeão Copa IFBB Oldskull - Clássico até 1,75m - Sênior até 80 kg e overall 
2016 - Campeão Copa IFBB Ponchet Classic - Sênior até 80kg e overall 
2016 - Campeão Copa Limeira IFBB - Clássico até 1,75m - Sênior até 80 kg e overall 

Comentários