SUPERAÇÃO

Superação: Rogério Pereira

O empresário Rogério Pereira encontrou na atividade física a solução para um  distúrbio que o obrigava a dormir com um aparelho para respirar melhor

Superação: Rogério Pereira Aos 47 anos e em plena forma com 89kg, Rogério recuperou não apenas a confiança, mas também a autoestima.
Crédito: BANCO DE IMAGENS
“Meu interesse pela corrida veio depois de encarar a realidade de que se eu não tivesse paixão por mim, em primeiro lugar, a minha saúde estaria comprometida no futuro. Este 'insight' aconteceu quando percebi que focava apenas no trabalho e protelava ter hábitos saudáveis, como fazer exercícios e me alimentar bem. Foi apenas após um diagnóstico difícil que consegui enxergar como eu poderia ser melhor para mim mesmo!

Ao chegar aos 41 anos com 98kg, pressão alta, colesterol e gordura no fígado, fui diagnosticado também com apneia, um distúrbio que, de forma simples, atrapalha a respiração durante o sono e pode causar paradas longas do ritmo cardíaco e respiratório. Um dos primeiros sintomas é o ronco excessivo e foi minha mulher quem me incentivou a procurar um tratamento. Após receber o diagnóstico comecei a dormir somente com a ajuda de um CPAP, uma máquina para garantir minha respiração durante o sono. Este momento foi um divisor de águas, pois percebi que remédios não bastavam e que, se eu não mudasse meus hábitos, só dormiria com ajuda externa durante toda a vida.

Procurei, então, um nutricionista e comecei a caminhar diariamente. Estas duas mudanças foram cruciais para concluir minha primeira corrida de 5km e depois as demais de 10km. Matriculei-me em uma assessoria esportiva e hoje corro três vezes por semana e pedalo, no mínimo, duas vezes. Após mudar completamente minha rotina e perder 9kg, não precisei mais da ajuda de uma máquina para dormir. Meus exames deram um salto positivo e hoje olho com orgulho para a minha história, sempre encarando o passado como incentivo para seguir com uma rotina mais saudável e também motivando outras pessoas a fazer o mesmo.

Comemoro cada vitória, como a realização de um Duathlon, mas meu objetivo maior não é ser apenas fitness ou acumular títulos, pelo contrário, eu quero transformar o exercício em um hábito contínuo para me sentir bem e não ter a frustração de protelar o que eu posso fazer hoje.

Participo de um grupo de corrida na empresa onde trabalho e uma das minhas frases de motivação para quem deseja começar a correr é: “Para nós não importa o PACE (medida de velocidade na corrida), mas sim o P.A.C.E, pré-disposição a continuar evoluindo”.

EVOLUÇÃO

Aos 47 anos e em plena forma com 89kg, Rogério recuperou não apenas a confiança, mas também a autoestima. Voltou a vestir roupas M, deu adeus aos medicamentos para pressão, colesterol e o principal, venceu o questionamento contínuo de seu médico sobre a prática de atividades físicas. 

“Pela primeira vez depois de muitos anos pude responder ao médico que faço exercícios físicos. Antes quando era questionado eu respondia baixo e constrangido, afinal eu sabia que a resposta dele viria acompanhada de vários argumentos negativos”, lembra Rogério.

Obviamente que muito desse resultado ele deve a sua esposa, a principal incentivadora para que ele buscasse ajuda especializada, porém, nada disso seria alcançado sem sua determinação e disciplina. Além disso, ainda teve outro fator dominante nesta mudança, que foi o uso do CPAP. Imagine dormir por um ano conectado a uma máquina? Foi esta à realidade que fez com que Rogério saísse da ‘zona de conforto’ e desse uma virada de 360º na sua vida. 

VIDA DE ATLETA

Com auxílio de uma assessoria esportiva, Rogério pratica corrida três vezes na semana, pedala uma vez por semana e ainda faz trilhas todos os fins de semana com uma turma de amigos. Além disso, apesar de academia não ser seu ambiente preferido, ele ainda complementa parte do seu treino com um pouco de musculação, a fim de fortalecer os músculos. 

Foi na prática de atividades físicas que encontrou a disciplina que tanto desejava e, principalmente, foi no mundo dos esportes que também encontrou sua maior motivação para conciliar as coisas: família, trabalho e saúde.  

Sem seguir uma dieta específica, Rogério que não consome suplementos alimentares, explica que mesmo assim faz acompanhamento constante com seu endocrinologista e sua nutricionista. “Não tenho facilidade de perder peso, porém para manter o peso preciso estar em dia com as atividades físicas, e isso é algo que me dá muito orgulho nestes últimos seis anos. Por isso, não conto calorias, me alimento adequadamente e aos fins de semana sempre relaxo um pouco, mas sempre usando da regra da compensação, senão o mundo fica muito chato. Com bom senso como até meu chocolate e este, assim como as sobremesas, são meus maiores desafios!”, brinca.

Após seis anos de luta, uma briga com a balança, reeducação alimentar, toda uma fase de adaptação nos treinos e claro, voltar a dormir bem e sem ajuda de aparelhos, hoje Rogério é uma pessoa infinitamente melhor, mais feliz e o principal, extremamente saudável! “Recuperei minha autoestima, saúde e não tem preço ter a sensação de se ver melhor estando mais velho do que quando era mais novo. É o inverso da regra do relógio biológico”, finaliza. 

Nós estamos torcendo por você Rogério!

PERFIL: 

Nome completo: Rogério Pereira da Silva
Data de nascimento: 30/11/1970
Local de nascimento: São Paulo – SP 
Onde vive atualmente: São Paulo – SP 
Peso: 89kg
Altura: 1,75m

Comentários