MITOS DO BODYBUILDING

Mitos do Bodybuilding: Rachel Mclish

Listamos um a um os vencedores do Mr. Olympia, na sequencia conhecemos os vencedores do Arnold Classic e hoje a seção Mitos do Bodybulding inicia e uma nova fase, vamos falar de todas as mulheres que chegaram ao topo do Ms. Olympia!

Mitos do Bodybuilding: Rachel Mclish Campeã de bodybuilding, Rachel McLish fez história como atriz, escritora e aos 62 anos segue inspirando seus fãs a terem hábitos saudáveis.
Crédito: DIVULGAÇÃO
Nascida em 21 de junho de 1955 na cidade de Harlingen, no Texas – EUA –, a campeã de bodybuilding Rachel McLish foi desde a infância uma mulher a frente de seu tempo. Apaixonada por esportes desde criança, período em que praticava futebol e beisebol com seus irmãos mais velhos, Rachel sentiu ainda na escola a falta de incentivo e as dificuldades em praticar esportes femininos. 

Movida não só pelo seu amor pelo esporte, mas principalmente pelas adversidades encontradas ao longo do caminho, Rachel teve a chance de mudar sua vida aos 23 anos.  Foi nesta idade que se formou em Fisiologia do Exercício e Nutrição pela University of Texas e pode iniciar seus projetos para finalmente trabalhar com o que gostava. 

Recém-formada, foi no ano de 1978 que Rachel McLish idealizou sua primeira parceria na área esportiva. Em sociedade com o gerente de uma academia fundou o Sport Palace Association em Harlingen. Um empreendimento que em pouco tempo tornou-se sucesso e ganhou mais duas unidades, uma em Corpus Christi e outra Brownsville. 

Colocando um pouco de lado sua visão empreendedora, em 1980 ela deu mais um passo em sua carreira, desta vez 100% focada no mundo do bodybuilding e passou a acompanhar o trabalho de bodybuilder da atleta Lisa Lyon. Na ocasião, Rachel enxergou nos campeonatos uma ótima oportunidade para promover sua nova academia, então estreou nos palcos e conquistou já em sua primeira competição o primeiro lugar no US Bodybuilding Championship.  

Competidora mais próspera do início dos anos 80, Rachel McLish derrotou a favorita Auby Paulick, conquistou o primeiro lugar no IFBB Ms. Olympia na Filadélfia – concurso mais importante do ano – e conseguiu por meio de suas vitórias virar todos os holofotes da imprensa para sua carreira.  Uma conquista importante não só para Rachel, mas para todas as mulheres praticantes do fisiculturismo. 

Questionada durante uma entrevista ao site Flex em 2008, Rachel McLish falou sobre as dificuldades do início e sobre toda atenção que recebeu. “Eu me sinto orgulhosa por ser embaixadora do culturismo feminino. Ganhei meu primeiro campeonato mundial e alguns meses depois fui a primeira Ms. Olympia. Basicamente me tornei um nome familiar baseado na minha primeira competição em Atlantic City. Foi nesta oportunidade que minha foto foi publicada em jornais de todo o mundo. Tinha equipes do Japão, Suécia e vários outros países querendo saber qual era essa estranha forma de exercício que as mulheres faziam”. 

Colhendo os frutos do sucesso, em 1982 Rachel foi convidada para apresentar um vídeo Shape Up ao lado de ninguém menos que o astro Arnold Schwarzenegger. Porém anos depois as derrotas vieram e com isso a atleta decidiu abandonar as competições. Extremamente sensata Rachel afirmou em entrevista que toda pessoa precisava saber o momento de sair do palco.  “Senti que talvez fosse um pouco prematuro. Mas a última vez que concorri em 1984, cheguei ao segundo lugar, mas na realidade eu deveria ter ficado em último”. 

Um dos destaques do documentário sobre o Bodybuilding Pumpung Iron II: The Women lançado em 1983, sua participação rendeu diversos convites para filmes e fez com que Rachel McLish se tornasse a primeira mulher do fisiculturismo a seguir a carreira de atriz. Além disso, a atleta ainda trabalhou como modelo e escritora de livros, entre os títulos estão Flex Appeal e Perfect Parts, ambos sobre musculação para mulheres e entraram na lista de Best Sellers do New York Times. 

Apesar da carreira breve no fisiculturismo, Rachel fez história e em 1999 entrou para o IFBB Hall of Fame e em 2006 no World Gym Hall of Fame. Aos 62 anos e morando na Califórnia, Rachel ainda mantém viva sua paixão pelo fisiculturismo, esbanja saúde, um corpo escultural e é extremamente ativa nas redes sociais, local onde compartilha todo seu conhecimento e incentiva milhares de seguidores a terem uma vida saudável. 

TÍTULOS PROFISSIONAIS

1984 – 2º lugar - IFBB Ms. Olympia 
1983 – 3º lugar - Caesars World Cup
1982 – 1º lugar - IFBB Ms. Olympia
1982 – 1º lugar - Pro World Championship
1981 – 2º lugar - IFBB Ms. Olympia
1980 – 1º lugar - IFBB Ms. Olympia
1980 – 2º lugar - Frank Zane Invitational
1980 – 1º lugar - US Bobybuilding Championship

Comentários