MATÉRIAS DE CAPA

Edição nº36 - Karina Bacchi

Com meta bem traçada e definida, a bela loira de olhos claros conquistou o que tanto almejava: a saúde e a definição de um shape dos sonhos!

Hoje em dia sou instruída. Não saio por aí tomando qualquer coisa. Por exemplo, tenho intolerância à cafeína, então tenho que conhecer o meu corpo par
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO - ANO 08 - Nº36

Muitas pessoas têm o discurso de que o tempo passou para tomar determinada atitude e não adianta de nada correr atrás do prejuízo. Por essas e outras, se acomodam e aí sim é que a situação se agrava. É inevitável, mas todos nós precisamos de motivação para ir além. Seja para iniciar um novo curso, um novo trabalho, um novo estilo de vida. Aquele empurrãozinho de alguém que seja realmente motivador, é a injeção de ânimo perfeita para esse pontapé inicial.

Karina Bacchi, essa linda mulher que estampa a nossa capa, é o modelo perfeito de que correr atrás de um objetivo bem traçado e executado, é a receita correta para chegar a um resultado satisfatório. Prestes a completar seus 39 anos, Karina está cada dia mais linda e com um corpo deslumbrante, típico de uma garotinha de 20, aquela que está acostumada a bater cartão todos os dias na academia e por isso só tem mesmo é que estar maravilhosa.

Mas este não era o perfil de Karina até um ano atrás. Isso porque essa nunca foi a meta dessa linda loira. Suas passagens pela academia eram raras, ela era uma verdadeira turista. “Na academia todo mundo me incentivava, mas não dava certo. Comia pouco para estar magra e minha saúde estava indo embora. Chegava a comer um pouco de dia e um pouco à noite. Meu metabolismo é super lento e eu comecei a notar que estava toda flácida”, conta.

Por não dedicar um tempo para si, seu corpo era como uma sanfona. “Eu emagrecia e engordava, sempre alternando minhas medidas. Para os trabalhos, ficava na paranoia e não comia. Tomava muita água para disfarçar. Era um horror. Eu chegava a recusar trabalho porque não aceitava meu corpo. Fiquei um tempão sem fazer fotos de biquíni, por exemplo. Até em casa, eu ficava andando de canga. Se desse eu entrava de canga na piscina. Na praia eu não ia até o mar”, confidencia.

Ela tinha preguiça de tudo, até de brincar com seus cachorrinhos. O esporte dela era entrar e sair do shopping, e nada mais. Um belo de um dia, ao olhar para o espelho, ela tomou uma decisão: correr literalmente atrás do prejuízo. “Com o passar dos anos, não é nada fácil se manter durinha. Levei um puxão de orelha do meu próprio espelho e aí dei uma acordada e disse pra mim mesma: chega de preguiça!”.

E essa mudança teve começo, meio e pelo jeito, não terá fim. “Eu me desafiei, coloquei um projeto de três meses, onde eu queria ver uma mudança que eu não via há muitos anos. Nunca achava tempo para treinar direito. Então eu passei a levar a sério e comecei a sentir diferença. Aí fui me entusiasmando. E passou a ser uma filosofia de vida, que pretendo seguir para sempre, pois através dela me sinto mais saudável, mais forte e consequentemente mais satisfeita”.

Essa transformação começou há exatamente um ano e quem vê o antes e o depois de Karina nota que valeu muito a pena esse tempo todo de restrições e muita determinação. Muito disciplinada e sabida do que realmente quer pra vida, ela pesquisou por bons profissionais para auxilia-la nessa busca pelo corpo ideal. Nesse caminho, encontrou a personal trainer Valéria Aprobato e o nutrólogo Thiago Volpi.

“Procurar um profissional fez toda a diferença na minha vida. Passei a me alimentar corretamente e a treinar sem me machucar. Eu vi resultado rápido porque me dediquei 100%. Nos primeiros meses cheguei a treinar seis dias por semana. Chegava a sonhar que estava treinando. Quase se tornou uma obsessão, mas foi algo positivo”, conta a loira.

Karina já tomou pré-treino por indicação de amigos e não se deu bem. “Hoje em dia sou instruída. Não saio por aí tomando qualquer coisa. Por exemplo, tenho intolerância à cafeína, então tenho que conhecer o meu corpo para saber o que devo consumir”, revela. A linda loira dos olhos azuis sempre se alimentou muito bem, afinal é modelo desde os quatro anos e por isso, sempre precisou cuidar de sua beleza.

Além das passarelas e dos inúmeros trabalhos publicitários que já estampou, Karina se aventurou pelo mundo da teledramaturgia, foi campeã de um reality show, participou de um quadro dos famosos em um programa dominical e hoje se arrisca como apresentadora. Sem um contrato de exclusividade com nenhuma emissora, ela aparece por vezes na Record e no SBT. Nos dois canais, sempre se dedica ao universo da saúde através da atividade física.

Recentemente ela participou de uma matéria sobre o Mahamudra, - uma verdadeira filosofia de vida, que une três pilares: corpo, mente e espírito, - e por conhecer a técnica, se encantou e hoje é uma adepta. “Adoro o contato com o ar livre. O sol me faz bem, me dá energia e a natureza é encantadora”, diz. Por não temer os desafios impostos pela vida, Karina esta agora testando uma nova técnica: o ballet fitness, uma aula que mescla o ballet tradicional, com exercícios funcionais, ótimo para modelar o corpo, onde treina duas vezes por semana às segundas e quartas.

ESTILO K

E não e só de malhação e demais técnicas que vive essa linda mulher. Na rotina de Karina estão ainda seus projetos como escritora, ela é autora de dois lindos: um infantil e outro juvenil e com as crianças, um dos que ela mais adora fazer. A mãe mantém há quase 25 anos a ONG Florescer, que auxilia crianças carentes na capital de São Paulo. Karina é filha única e apoia todas as atividades desenvolvidas pela ONG, como madrinha da instituição.

Deste projeto, surgiu a parceria com a “Trupe do Bem”, um grupo formado por atores que se vestem de palhaços para alegrar as crianças da ONG e de hospitais. Dessa união, acaba de ser lançado um CD, que traz Karina como cantora em algumas canções. “Essa foi uma brincadeira deliciosa. Estar perto das crianças e poder colaborar nas ações que colaboram para o futuro delas são algo que me motiva muito”, conta.

A gata possui um blog que leva sua assinatura e ali esbanja motivação. No espaço, ela compartilha com seus fãs toda sua rotina, seus novos treinos, suas novas receitas, adora falar sobre a maneira de comer aquelas comidinhas básicas da dieta, sem enjoar. Como adora desafios na vida, curte muito inventar novos pratos, nessa matéria, ela traz uma panqueca de morangos que é de comer de joelhos, como diz o ditado popular!

E por falar em alimentação, a bela é fã de arroz integral. Nunca foi de comer gordura, chocolate ou todas as guloseimas que são deliciosas, mas engordam! “Meu cardápio sempre foi regrado. Nunca fui de tomar refrigerante. Mas o problema é que chegava de manhã, tomava um shake de frutas e à noite me empanturrava de carboidrato. Adorava sentir a sensação de que estava com fome, ouvir meu estômago roncando. Eu achava que tava abafando”, diz.

Por não comer bem, Karina teve muito problema com gastrite, dor de estômago e nunca tinha energia. Ela teve que fazer um tratamento para se livrar das dores. “Sentia mesmo quando comia algo mais pesado e cheguei muitas vezes a trabalhar com fome”, conta. O marido que é publicitário, sempre treinou e se alimentou bem. “Ele sempre esteve na linha, eu não, mas sempre me incentivou a me manter saudável”. Para evitar qualquer tentação, na casa deles não entra guloseima. Beliscos durante o dia só se forem castanhas, cenoura baby e em última opção, barrinhas de cereal. Ela insere batata doce de diferentes maneiras, no shake, salgada, com tempero, faz várias adaptações. “Eu adoro inventar para não enjoar”.

Karina já inventou várias receitas integrais e muitas com o uso da whey protein. Suas receitas ganham um reforço especial com os ingredientes que são plantados em sua própria hortinha como manjericão, orégano, alecrim, hortelã, alface, rúcula, agrião, salsão e até mesmo as flores comestíveis, que são plantados em vasos. Na casa que ela tem no interior paulista, com mais espaço, são fixados na terra, diretamente do chão. “Me alimento bem sem sair de casa”, conta.

Apesar da variedade de alimentos e sabores, Karina não come de tudo. Por exemplo, carne vermelha só a de cordeiro e essa preferência tem um porquê. Ela foi vegetariana por 15 anos, do tipo que não comia peixe, leite, ovos e nenhum derivado. Voltou a comer há oito anos por sentir necessidade. “Deixei de lado porque começou a me fazer mal e voltei porque estava sentindo falta”, conta.

De família típica italiana, Karina ama massas e seu pecadinho é visitar os pais ao final de semana e experimentar as delícias que seu ‘babbo’ prepara no fogão. Uma das especialidades dele são os pães e de todos os tipos. “Minha receita preferida é de bruschetta. Eu mereço um dia de folga, não é mesmo?”. Para queimar todas as calorias e definir o shape, lá entra a personal Valéria Aprobato com suas dicas maravilhosas. Acompanhe no box o método que ela executou com a Karina, nesses doze meses.

Quando viaja, a apresentadora leva seus elásticos de resistência para sempre se exercitar caso não encontre uma academia. “Eu sinto uma vontade enorme de fazer força. O período que eu tenho livre, procuro treinar todos os dias para compensar os dias de viagem, assim não me sinto tão culpada se não puder treinar durante o trabalho”, revela. Ela se define como uma pessoa agitada e quando não tem compromisso nenhum (o que é raro), ela inventa para que a vida não fique monótona e não passe em vão.

Para quem deseja sair do marasmo que impera em sua vida, Karina tem a dica: “Acredito que a pessoa não deve se esconder, não deve evitar se olhar no espelho e muito menos se encher de roupas para esconder aquilo que não lhe agrada no corpo. Ao invés de fazer tudo isso e no fundo, se manter infeliz, o correto é encarar de frente essa realidade, assumir a responsabilidade para si mesma para batalhar por resultados”, conta.

Segundo ela, é preciso desafiar a vida. “É preciso estabelecer objetivos em curto prazo para começar a sentir melhoras. Traçar um planejamento é importante, mas sem loucuras, buscar resultados possíveis. É preciso se comprometer 100%. Seria interessante também divulgar seu novo estilo de vida, essa transformação. No meu caso isso aconteceu pelas redes sociais e isso me ajudou muito a motivar novas pessoas e a receber o estímulo que precisava para continuar, finaliza.

TRANSFORMAÇÃO DE KARINA

Com a palavra, a mestre Valéria Aprobato: “Karina sempre foi muito predestinada em tudo o que fez. Sempre muito determinada e dessa vez não poderia ser diferente. Ela leu meu livro, O Segredo do Corpo Perfeito, e me procurou porque decidiu que não queria mais o corpo de ‘gostosa da praia’, ela queria ser sarada, mas tinha uma dificuldade muito grande porque não se alimentava corretamente, com grande intervalo de horas. Ela não tinha uma rotina correta de treino.

A partir daí traçamos um planejamento, mostrei o caminho e ela seguiu corretamente as instruções. Ela achava que comendo mais vezes ao dia poderia engordar, pensamento totalmente errado, não só dela, mas de muitas pessoas. Comendo mais vezes ao dia faz com que seu metabolismo acelere. A minha dieta é rigorosa e a dela é mais ainda, é do tipo que não sai da linha.

No início ela fez um trabalho para adquirir força, depois um foco em pré-hipertrofia para ter um pequeno aumento da massa muscular e agora um trabalho de hipertrofia para membros inferiores, pois os superiores ela não pode ficar tão grande. Trabalhamos bastante abdômen e as pernas foram ficando fantásticas. Novos objetivos com desafios para aprimorar o que ela já tem. Vamos aumentar um pouco mais as pernas dela, com lapidação. Se você tiver o planejamento correto, com objetivos curtos, o resultado vem. Karina tinha objetivos a cada vinte dias. Os resultados são mais eficazes”.

RAIO-X DA MUSA

Karina Bacchi

38 anos

Data de nascimento: 08/10/1976Altura: 1,67mPeso: 57kgBusto: 89cmCintura: 61cmQuadril: 90cmPersonal trainer: Valéria Aprobato

Redes sociais:

Blog: www.karinabacchiblog.com.brInstagram: @karinabacchi

Panqueca de morango da Ka

Ingredientes da massa:

3 medidas (scoop ou colher de sopa cheia) de farinha de aveia integral3 medidas de whey protein (baunilha) ou mais 3 medidas de farinha de aveia integral1 copo de leite de sua escolha1 ovo inteiro1 colher (chá) de canela em pó1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de preparo:

Misture tudo e despeje um pouco na frigideira deixando dourar dos dois lados Recheio/cobertura morangos: Leve ao micro-ondas, por 1 minuto, 6 morangos inteiros (sem folhas- por panqueca) em um pratinho fundo com uma colher de mel, até que fiquem cozidos e como uma calda. Toque final:

Com a panqueca aberta, recheie com queijo cottage e regue com a calda de morangos. Dobre a panqueca e coloque ao lado os morangos que sobraram. Polvilhe com canela e serva. Fica bom demais!

*Rende 4 panquecas

Treino K by Valéria Aprobato

Treino A – Pernas

- Cadeira flexora - 4 x 12- Mesa flexora - 4 x 10 - Leg press 45º - 5 x (pirâmide decrescente) 20 - 15 - 12 - 10 - 8 - Agachamento livre - 4 x 12 - Cadeira extensora - 5 x 20 - 15 - 12 - 10 - 8- Cadeira abdutora - 4 x 15 - Cadeira adutora - 4 x 15

Treino B – Pernas + 30 minutos de escada no final dos 2 treinos

- Flexora em pé - 4 x 12 - Stiff - 4 x 12 - Avanço com step no Stiff - 4 x 12 - Hack squat - 4 x 10 - Leg press 45º - 4 x 15 - Cadeira extensora - 5 x 12 - Cadeira abdutora - 4 x 15- Cadeira adutora - 4 x 15

Treino C – Membros superiores

- Remada sentada - 4 x 15- Supino na máquina - 3 x 15 - Elevação lateral - 3 x 15 - Rosca direta com halteres - 3 x 15- Triceps pulley com barra W - 4 x 15

Com abdômen supra

- Na máquina - 4 x 15- Livre com bola - 3 x 15 - Livre no solo com caneleira nos braços - 3 x 15

Treino D – Aeróbio

- 45 minutos de transport - Abdômen lateral no aparelho pulley costas - 3 x 15 - Abdômen lateral no aparelho de hiperextensão lombar - 3 x 15

Treino E – Aeróbio

- 45 minutos de transport - Abdômen infra no banco declinado - 3 x 15 - Abdômen infra nas paralelas - 3 x 15

Treino F – Alongamento

Obs: O treino de membros superiores é realizado 1x por semana para não correr o risco de aumentar os músculos devido ao seu trabalho em fotos, vídeos e TV.

Plano Alimentar por Dra. Camila Del Papa

Dieta de Baixo Índice Glicêmico – 1710kcal

Jejum sublingual: 1 colher (de café) de geleia real

Desjejum (antes do treino)1 porção de pão: 2 fatias de pão sem glúten ou 2 pãezinhos de abóbora ou 150g de batata doce ou yacon ou 1 tapioca (3 colheres + 1 colher de semente de chia) ou 3 colheres de aveia ou quinoa em flocos. Omelete com 4 claras com 2 colheres de cottage zero ou 4 fatias de peito de peru Ou 1 medida de whey protein + 2 colheres de aveia + água + 1 xícara de frutas vermelhas congeladas ou polpa de açaí sem guaraná ou 1 colher de goji berry + 1 cubo de clorofila Ou Omelete com 1 ovo + 4 claras, 1 porção de fruta + 2 colheres de aveiaOu Panqueca: 4 claras + 2 colheres de aveia + 1 banana + canela + stevia (bater no liquidificador, untar frigideira com um fio de óleo de coco e dourar dos dois lados)

Durante o treino:

1 medida de xtend ou amino decanate com água

Caso treine perna: 2 colheres de sopa de maltodextrina com água

Pós treino: 1 medida de whey protein hidrolisado + 10g de glutamina

Almoço:

Salada de folhas verdes à vontade: espinafre, couve, almeirão, pepino, rabanete, chicória, rúcula, agrião, endívia, catalônia, mostarda, alface, erva-doce, hortelã e salsão.

Legumes: 6 colheres de: abóbora, abobrinha, alcachofra, aspargos, berinjela, brócolis, broto de alfafa, cenoura crua, cogumelos, chuchu, palmito, couve-flor, nabo.

Cereais: 4 colheres de cereais, 120g quinua cozida ou arroz integral ou 150g batata doce.

Proteína: grelhada, assada ou cozida (150g):

Peixes: atum fresco, bacalhau, sardinha, anchova, truta, robalo, pintado, abadejo, st. Peter, pescada branca, merluza.

Carnes vermelhas magras: carpaccio, mignon, alcatra, maminha, lagarto, músculo.

Aves: peito de peru ou peito de frango.

Suíno: lombo e mignon ou 1 ovo + 6 claras (150 cal).

1 col de chá de azeite extravirgem, aceto balsâmico, limão e mostrada dijon

Lanche da tarde 2

1 porção de pão: 2 fatias de pão sem glúten ou 150g de batata doce Ou 1 tapioca (3 colheres de sopa + 1 colher de sopa de semente de chia) Ou 3 colheres de sopa de aveia ou quinoa em flocos

Omelete com 4 claras ou ½ lata de atum em água ou 80g de peito de frango cozido e desfiado ou 2 colheres de pasta de amendoim Ou 1 porção de fruta + 2 colheres sopa de quinoa em flocos + 4 claras Ou 1 barra de proteína + 1 porção de fruta Ou Shake whey + 1 remix de oleaginosas

Jantar

Salada de folhas verdes à vontade: espinafre, couve, almeirão, pepino, rabanete, chicória, rúcula, agrião, endívia, catalônia, mostarda, alface, erva-doce, hortelã e salsão.

Legumes: 4 colheres de : abóbora, abobrinha, alcachofra, aspargos, berinjela, brócolis, broto de alfafa, cenoura crua, cogumelos, chuchu, palmito, couve-flor, nabo.Raízes: 100g batata doce ou inhame ou cara.Proteína: prelhada, assada ou cozido (150g) Peixes: atum fresco, bacalhau, sardinha, anchova, truta, robalo, pintado, abadejo, st. Peter, pescada branca, merluza.Carnes vermelhas magras: carpaccio, mignon, alcatra, maminha, lagarto, músculo.Aves: peito de peru ou peito de frango.Suíno: lombo e mignon ou 1 ovo + 2 .

• 1 xícara de chá de hortelã ou alecrim

 

Comentários