MITOS DO BODYBUILDING

Mitos do Bodybuilding: Dorian Yates

O precursor da era Freak

Mitos do Bodybuilding: Dorian Yates A cada competição vivida por Dorian Yates, uma nova emoção
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Dorian Andrew Mientjez Yates ou simplesmente Dorian Yates é o mito da vez na lista dos melhores fisiculturistas de todos os tempos. Nascido na pequena aldeia rural de Hurley, cerca de 20km a partir de Birmingham, no Reino Unido, em 19 de abril de 1962 foi responsável por revolucionar o bodybuilding na década de 1990. Para tanto, levou o mais alto lugar no pódio do Mr. Olympia por nada mais, nada menos, que seis vezes!

Depois do falecimento de seu pai, em 1978, Dorian, aos seus 16 anos, se mudou com a mãe e a irmã para a cidade de Birmingham, um choque de realidade para quem , até o momento, só havia vivido na zona rural. Em uma era Punk e rebelde da juventude, Dorian começou a enfrentar certos apuros diante às autoridades locais.

Com a chegada do fim da adolescência, Dorian começou a notar que a rebeldia não o levaria a nada, pelo contrário, nesse momento ele teria que optar por uma vida atrás das grades ou uma vida de liberdade. Com a criação exemplar dada pelos pais, Dorian optou pelas regras de um caminho liberto e encontrou no fisiculturismo uma chance promissora de mudança de realidade.

A jornada competitiva do futuro fisiculturista teve início 18 meses depois que ele começou a treinar. Incerto de seu potencial, Dorian entrou em seu primeiro show local ainda como um novato, apenas para ser informado por funcionários que ele deveria ter competido na categoria pesado aberto dos homens. Sabendo que eles estavam certos, Dorian Yates finalmente estrelou nesse esporte para brilhar por muitos anos.

Dorian Yates serve de motivação para muitos atletas, principalmente por suas raízes operárias, determinação fora do comum e confiança elevada. Seu livro, co-escrito por Peter McGough, é intitulado “História de um Guerreiro”, é o incentivo necessário para quem pretende iniciar nesse esporte. Assim como outros mitos do bodybuilding, Dorian Yates mantém um site sobre sua vida. Além de contar um pouco sobre sua trajetória dentro desse esporte, o site contém ainda dicas de treino e oferece aos fãs produtos camisetas, DVDs, squeezes, entre outros.

O campeão mantém ainda uma linha de suplementos alimentos que leva o seu nome, entre opções em pó, cápsulas e comprimidos para todas as finalidades quando se pensa em definição muscular. Nesse espaço na internet, Dorian divide com os fãs e consumidores, suas experiências como bodybuilder e cada suplemento traz explicação técnica minuciosa e criteriosa.

A DÉCADA DORIAN, A ERA FREAK

Ao subir nos palcos, a vitória era uma certeza. A cada competição vivida por Dorian Yates, uma nova emoção, com vitória esmagadora diante aos demais competidores. Sem dúvida, Yates foi um dos maiores nomes do fisiculturismo, tendo revolucionado o esporte na década de 1990, conhecida como “A Década Dorian”, a “Era Freak”, onde o que importava mesmo era o tamanho do competidor.

Possuidor de uma genética de causar inveja, além de exibir força de vontade e disciplina extremas, Dorian Yates revolucionou sua época por acumular músculos de definição absurda. Apelidado de sombra, por aparecer de repente e aniquilar seus competidores, Dorian é o fisiculturista responsável pelo culto ao aumento de massa visto até os dias atuais.

Com tantos atributos, foi inegável sua vitória em seis edições consecutivas do Mr. Olympia, entre os anos de 1992 e 1997, com seus 1,80m e os impressionantes 120kg, algo nada imaginável até aquele momento.

O precursor "freak" no fisiculturismo mundial treinava muito pesado. Definido por muitos como agressivo, adepto ao treinamento "heavy duty" - método desenvolvido pelo lendário Mike Mentzer (único atleta a vencer o Mr. Universo com a pontuação perfeita de 300 pontos).

O estilo extremamente puxado de treino garantiu a Dorian excelentes resultados nas competições mundo afora, mas o fez pagar caro anos mais tarde, quando lesionou o tríceps e foi obrigado a abandonar o esporte, prematuramente, aos 33 anos, no início de 1998. O desejo de Yates era sair do cenário bodybuilding no auge da fama, mas obviamente sem uma lesão no currículo.

Prestes a completar seus 53 anos, Dorian é casado, pai de dois filhos e vive nos Estados Unidos. O campeão de todos os tempos divide sua rotina com palestras, orientações, viagens e caridade. Ele é conhecido por ações desenvolvidas principalmente em países de terceiro mundo, em eventos que envolvem o fisiculturismo, um exemplo dentro e fora dos palcos, sempre e para sempre.

The Temple Gym

Pensou em treino hardcore, pensou na Temple Gym. O ano era 1962 quando as portas da Temple Gym se abriam em Birmingham. Vinte anos mais tarde, tornou-se o segundo lar do aspirante a fisiculturista Dorian Yates. Anos mais tarde, com o sucesso do local, graças à presença de Yates, a academia foi vendida ao astro Dorian e até hoje é comandada por ele.

Os principais títulos de Dorian Yates, são:

1997 - Mr. Olympia - 1º lugar 1996 - Mr. Olympia - 1º lugar1996 - Spanish Grand Prix - 1º lugar1996 - German Grand Prix - 1º lugar1996 - English Grand Prix - 1º lugar1995 - Mr. Olympia - 1º lugar1994 - Mr. Olympia - 1º lugar1994 - Spanish Grand Prix - 1º lugar1994 - German Grand Prix - 1º lugar1994 - English Grand Prix - 1º lugar1993 - Mr. Olympia - 1º lugar1992 - Mr. Olympia - 1º lugar1992 - English Grand Prix - 1º lugar1991 - Mr. Olympia - 2º lugar1991 - English Grand Prix – 1º lugar

Comentários