MATÉRIAS DE CAPA

Edição nº35 - Fernanda Lacerda: a Mendigata do Pânico na Band

Na adolescência, foi modelo fitness, hoje ela é um sucesso cada dia maior na TV, com um personagem popular e que esbanja muita beleza por onde passa. Com vocês, Fernanda Lacerda, a Mendigata!

Não há quem duvide. Domingo é mesmo dia de diversão e entretenimento. E onde você pode encontrar tudo isso, sem sair de casa? Na televisão, claro! Com produções cada vez mais elaboradas, os programas vistos hoje em dia pela TV só repetem a mesma fórmula quando o assunto é gente bonita. Escolher apresentadores, repórteres e integrantes de palco com belas estampas é requisito básico para a formação da equipe.

Quem tem charme, irreverência e simpatia também compõe esse time, com certeza. A entrevistada desta vez mescla um pouco de todos esses requisitos. Na adolescência, foi modelo fitness, hoje ela é um sucesso cada dia maior na TV, com um personagem popular e que esbanja muita beleza por onde passa. Com vocês, Fernanda Lacerda, a Mendigata!

Contratada pela Band, para fazer parte do programa Pânico há dois anos, Fernanda buscava um crescimento ainda maior na atração. Sem o espaço que esperava conquistar, Fernanda estava decidida a abandonar a vida que levava no Brasil, para se aventurar na Austrália, local onde sempre desejou conhecer. Lá gostaria de abrir seu estúdio de Yoga e descobrir assim uma nova profissão e um novo estilo de vida.

Durante sua passagem pelo programa, ela estudava Yoga, até se formar no ano passado. Até aquele momento, sua participação se resumia apenas como figurante. “Pensei: ah, acho que vou desencanar! Eu sentia uma necessidade de mudança”. Seu ritual de mudança de vida começou com a radical transformação dos cabelos, no início de 2014.

Era Páscoa e a morena abandonou o estilo de antes para ter dreads, o famoso cabelo rastafári. Em apenas duas semanas, o novo visual chamou a atenção da equipe do programa, que a convidou para uma participação na atração dominical, desta vez participando como uma mendiga em uma pegadinha. “Estava super disposta em largar tudo e ir embora, mas decidi arriscar e aceitar essa proposta”, conta.

A gravação foi um sucesso, o público amou e a simples participação deu à Fernanda a chance de uma nova mudança em sua vida. Hoje, Fernanda Lacerda é a Mendigata, umas das personagens de maior sucesso dentro do programa e com direito a quadro próprio.

Em dez meses de surgimento na telinha, a mendiga intitulada ‘gata’ hoje é um sucesso por onde passa. “Eu queria mesmo era estar no palco e essa foi à chance que eu tive de virar integrante do programa, que está me dando um voto enorme de confiança e um estímulo incrível de crescimento profissional. Estou amando viver a mendigata e espero que ela cresça cada dia mais”, conta Fernanda.

Para evoluir cada dia mais, Fernanda está investindo em alguns módulos de teatro e está sempre antenada ao que o público espera de sua personagem. Viver um laboratório real da vida de mendigos, também está fazendo com que ela saiba mais como agir nas gravações, através do modo de se portar, das gírias em que utiliza, trazendo cada vez mais expressão à Mendigata.

Recentemente, o Pânico ganhou um reality show, que leva Fernanda Lacerda e Carlinhos Silva para as ruas de todo o Brasil, e futuramente outros países, a fim de descobrirem como Mendigata e Mendigo a realidade, nua e crua, vivida por mendigos. Em 24 horas a dupla sente de perto as dificuldades reais de viver nas ruas brasileiras.

“Esse é um novo desafio para minha personagem. Nas ruas, temos que nos virar para tomar banho, arranjar comida, poder encontrar um local para dormir, conviver com o uso pesado das drogas. Essa está sendo uma experiência de vida, uma vivência tensa, mas muito prazerosa pra Mendigata e acima de tudo pra Fernanda”, conta a bela, que nunca havia passado por uma experiência tão cruel de vida.

“Além do humor, nós temos a chance de trabalhar com essas questões sociais. Sempre estive envolvida em projetos sociais. Com essa oportunidade, estou aprendendo a valorizar ainda mais a minha vida!”. Futuramente, Fernanda pensa em se dedicar mais a essas questões, com a abertura de uma ONG. Mas hoje, os projetos são outros.


WIGGLE WIGGLE WIGGLE

O foco profissional da gata é tornar o nome Fernanda Lacerda conhecido e para isso é preciso muito trabalho. Agora mesmo ela acaba de ser convidada para um projeto para trabalhar no cinema e em breve, lançará uma linha de cosméticos com sua assinatura. “Quero ser livre para poder criar, mas sempre valorizar o que vivo, o que vivi e o que viverei com a Mendigata”, explica.

Para manter o personagem vivo, a gata terá que manter também os cabelos em dia e com os dreads, até o momento em que a Mendigata deixar de existir. Quando esse momento chegar, Fernanda terá que raspar a cabeça. Já imaginou a cena transformada em humor no programa dominical?

“Eles vão ficar loucos e garanto que cada um vai querer cortar um pouco”, diverte-se a gata. Ficar careca não é problema algum para ela. “Não tenho medo de mudança, pelo contrário, adoro uma novidade. Tenho vontade de me ver sem cabelo quando tirar os dreads. Quero mesmo viver essa experiência”, conta.

Fernanda é morena, mas optou por descolorir os dreads para ganhar um ar mais moderno, mais fashion. A transformação demorou três dias inteiros, em um processo bem artesanal, começando bem cedo e terminando bem tarde da noite. “Enquanto você vai vendo o processo, sem saber como ficaria, chorei muito. No primeiro dia, chorei horrores. Os dias foram passando e eu fui me acostumando”.
Para manter os dreads, não é nada fácil. A cada um mês, Fernanda reserva um dia todo de sua agenda para dar um ‘talento’ no visu, mexendo na cor, dando um retoque na raiz.

“Demora, mas por incrível que pareça hoje eu demoro menos com os cuidados do que quando tinha meu cabelo de antes”.

A preocupação da modelo não é apenas com os cabelos, mas sim com o shape em geral. Ela que já foi forte, chegando a pesar 69kg de puro músculo, hoje sobe na balança e enxerga cinco quilos a menos. “Estou mais magra e mais feliz. Estou entrando em dieta, mudei meu estilo de treino, quero ter mais qualidade. Nessa minha agenda louca, acabei emagrecendo um pouco, mas gostei porque você pode colocar qualquer roupa e acaba ficando mais elegante

Acho que a mulher deve sempre estar feliz e satisfeita, mas pela nossa natureza, sempre queremos mais”, conta.

O treino de Fernanda é assinado pelas personais, as irmãs Samantha e Samara Cahanovich. “Minha ficha agora tá faca na caveira, o esquema é tipo exército, não tem moleza. E esse é o estilo que eu mais adoro”, revela. A gata adora treinos funcionais também, para mexer com a resistência, tipo escadarias. Ela adora agachamento para pernas e bumbum.

No momento, ela quer focar em definição muscular.

Em casa, Fernanda não dispensa as meditações e respirações aprendidas nas salas de aula quando cursava o curso de Yoga. O ritual já começa pela manhã, com pensamentos positivos. “É muito importante metalizar coisas positivas e visualizações de positividade. Essas vibrações têm me ajudado a crescer pessoal e profissionalmente. Quando a gente pensa no bem, as coisas positivas acontecem”, revela.

A indicação de Fernanda é tentar desviar todo o pensamento que possa ser negativo, tudo o que parece confundir a mente, o que desconcentra ou o que causa preocupações. Fernanda conheceu o Yoga há três anos. Por ser muito ansiosa, a técnica tem ajudado a gata a manter o equilíbrio.

Com a rotina maluca com campanhas e gravações, é difícil ter um horário fixo para malhar. “Sou daquelas doidas que vão para a academia à meia-noite. Não gosto de passar um dia sem treinar. O tempo que encontro no dia, lá vou eu!”. Na fase mais forte, Fernanda era rata de academia, mas com foco na mudança da dieta, ela vai ter mesmo que reencontrar um tempo na agenda para estar mais presente na academia. “Pretendo tentar uns aeróbios em jejum também”, adianta.

Fernanda vive com o pai e o irmão na cidade de São Bernardo do Campo, no grande ABCD paulista. No momento, está reformando um apartamento em São Paulo para se mudar com a família. Quando pode, o pai acompanha Fernanda nos trabalhos, mas sem ciúmes, apenas apoio. O assedio aumentou ao ponto de Fernanda mobilizar mais de dez seguranças de uma vez para uma simples gravação na praia.

“É uma loucura. Não posso mais ir sozinha a um shopping badalado. O Pânico tem um apelo muito popular, é ótimo receber esse carinho, esse reconhecimento, sinal de que tudo está dando certo”, diz. Para quem já foi muito desencanada, ao ponto de chegar de pijama e pantufa no salão de cabeleireiro, Fernanda tem mesmo que tomar cuidado hoje em dia pra sair de casa.

Hoje, por exemplo, ela não vai pra rua sem passar uma máscara para os olhos e um blush natural. “Não tem erro!”. Para começar o dia de bem com a vida, a gata recomenda a ingestão de muita água, dica aprendida no curso de Yoga. “Tome 1 litro e meio de água em temperatura ambiente uma hora e meia, antes de tomar o seu café da manhã, para purificar o seu organismo. O resultado é maravilhoso!”, sugere a gata.

Se a agenda de Fernanda está livre, a bela pode acordar às 9h, como gosta. Quando o dia está aquela loucura, a loira ingere pelo menos um copo de água um pouco antes da primeira refeição do dia. A musa é adepta dos sucos detox. Seu preferido é feito com couve, gengibre, maçã e limão. Ela é viciada assumida em água de coco. Açúcar e sal quase nem entram no cardápio da gata. Fritura então nem pensar.

Carne vermelha e carboidrato, ela evita. “Sou bem natureza. Adoro produtos orgânicos e integrais e como muito frango e salada”. Fernanda não sabe o que é um lanche e uma pizza há muito tempo. “Amo doce. Sempre faço docinhos de proteínas, fit para matar minhas vontades”.

RAIO-X DA MUSA

FERNANDA LACERDA

26 anos

Data de nascimento: 12/08/1988
Altura: 1,73m
Peso: 64kg
Quadril: 99cm
Personal trainer: Samantha e Samara Cahanovich
Nutricionista: Carlos Eduardo Saporito

Redes sociais:

Instagram: @fernandalacerda_oficial
Facebook: www.facebook.com/oficiallacerda
Twitter: @FeLacerdaReal

Comentários