HORTIFRUTI DE A a Z

Hortifruti de A a Z: Abóbora e abobrinha

Por favor, me manda também as abóboras!? Hum, esse cardápio está nutritivo que só

Hortifruti de A a Z: Abóbora e abobrinha A abóbora é colhida somente bem madura, podendo ser armazenada por dias
Crédito: BANCO DE IMAGENS

 O abecedário de opções hiper saudáveis deste hortifruti está estacionado na letra A, afinal ela confere ao ser humano uma lista muito variada de alimentos capazes de rechear de qualidade de primeira o cardápio do dia a dia. A lista chega agora nas abobrinhas e abóboras, dois frutos pra lá de nutritivos e super recomendados para todo mundo.

 Já ouviu falar em jerimum? Pois bem, esse é o sinônimo de abóbora e já que a abobrinha é uma derivação da abóbora, ela também é jerimum, mas com o título de mirim. A principal diferença entre as duas está na cor. Enquanto a abóbora é laranja, a abobrinha é verde (escuro ou claro).

 O tamanho também é diferente de uma para outra. A primeira opção é maior e muitas vezes impressiona pelo tamanho. Nos meses de outubro, ela é protagonista das festas de Halloween, nos Estados Unidos, no Brasil e em outros países que adoram transformar este fruto em uma carranca iluminada. Doces ou travessuras? A abóbora é conhecida também como moranga.

 Como o nome já traz consigo o diminutivo, ela só poderia mesmo ser pequenina. A abobrinha tem uma característica interessante dos demais frutos, por apresentar pescoço na maioria das vezes. Quando não apresenta, pode ser um pouco mais roliça, mas mesmo assim, pequena.

 As duas são frutos muito sensíveis. “A abóbora é muito mais pesada e seu tamanho é muitas vezes maior que a abobrinha. A abóbora é colhida somente bem madura, podendo ser armazenada por dias. Já a abobrinha, é colhida antes de estar completamente madura, ainda verde, deve ser logo consumida, pois acaba apodrecendo”, explica a nutricionista funcional Francesca Holanda.

 Segundo a nutricionista, a abobrinha é rica em niacina e fonte de vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, ferro e quantidades menores de vitamina A. A abóbora é rica em vitamina A, com ação oxidante que beneficia a visão, além de fibras, que favorecem a digestão.

 “A abobrinha contém altos níveis de magnésio (um patrocinador de energia e atuante na absorção de proteínas e carboidratos), e possui mais ácido fólico que a abóbora, responsável por baixar os níveis de homocisteína (substância atuante em causar danos ao sistema cardiovascular), pois provoca danos ao revestimento das artérias”, explica a profissional.

 

VAMOS COMPARAR!

Segundo a nutricionista Francesca Holanda, a abóbora é rica em vitamina A e em complexo B. “A abóbora possui mais calorias que a abobrinha, mas é muita rica em fibras.  Já a abobrinha tem altos níveis de água com densidade calórica menor”, explica a nutricionista. Confira:

Abóbora

Alimento

Calorias (100g)

Proteínas (g)

Carboidratos (g)

Gorduras (g)

Abóbora

40

1,20

9,80

0,30

 

Abobrinha

Alimento

Calorias (100g)

Proteínas (g)

Carboidratos (g)

Gorduras (g)

Abobrinha

27,8

1

5,50

0,20

 

Abóbora: A abóbora precisa ser cozida, podendo ser consumida refogada, em sopas, purês, pães ou doces. Consome-se abobrinha cozida em refogados, sopas, suflês, em saladas, pode ser crua ou cozida.

 

Abobrinha: A abobrinha contém baixo teor em açúcares e índice glicêmico. A abóbora possui manganês, auxiliar na regulação dos níveis de açúcar, amenizando a resistência à insulina, prevenindo o diabetes tipo 2.

 

DICA DA NUTRI

“As sementes cruas regulam a saúde cardiovascular e ajudam a reduzir radicais livres, amenizam lesões da pele e dão mais saúde aos ossos, atuando, também, no combate à depressão. As sementes podem ser consumidas na forma crua, ou seja, natural e, nas sopas e saladas farão a diferença reparando o metabolismo”, orienta Francesca Holanda.

 

 

CREME DE ABÓBORA E GENGIBRE

Ingredientes:

Abóbora cabotiá ou outra 1/2 cebola picada 500ml de água 5cm de gengibre Sal e pimenta do reino à gosto Salsinha picada

 

Modo de Fazer:

Coloque todos os ingredientes na panela e tampe. Quando a abóbora estiver bem cozida é hora de bater no liquidificador ou mixer. Tempere a gosto. Se preferir mais rala, acrescente mais água. Se preferir mais grossa, deixe cozinhar um pouco mais. 

 

Nota da cozinheira:Além de ter pouquíssimas calorias (100g = 40cal), abóbora é rica em  cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas. E o gengibre que é um super antioxidante e fonte de vitamina B6, cobre, magnésio e potássio”, diz Jacke Roque.

 

LASANHA DE ABOBRINHA

Ingredientes:

3 abobrinhas cortadas em rodelas

200g de queijo cottage

200g de ricota passada na peneira

2 colheres (sobremesa) de sal marinho

1 pitada de noz-moscada

3 colheres  (sopa) de cheiro verde picada

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado light

 

Modo de Preparo:

  Ferva as rodelas de abobrinha em água com sal até tirar delas o aspecto de cru. Retire e mergulhe-as em água fria. Retire novamente e seque com papel toalha e reserve. Misture à parte o cottage, a ricota, o sal, a noz-moscada, o cheiro verde e os demais temperos. Faça camadas intercalando abobrinha e creme de queijos. Cubra com molho de tomate (opcional). Leve ao forno médio (180ºC) para aquecer e dourar. Salpique o parmesão light e sirva.

 

Nota da nutri:Opção nutritiva e light. Hum, bom apetite!”, diz Larissa Rodrigues

 

 

FONTES CONSULTADAS:

Francesca Holanda: Nutricionista funcional

Jackeline Roque: Estudante de Nutrição e blogueira

Larissa Rodrigues: Nutricionista esportiva e funcional

Comentários