MITOS DO BODYBUILDING

Mitos do BodyBuilding: Samir Bannout

O Leão do Líbano levou o Olympia no ano de 1983

Mitos do BodyBuilding: Samir Bannout Por onde passava, Samir Bannout impressionava ao exibir uma região lombar definida
Crédito: BANCO DE IMAGENS

O mito bodybuilding dessa nossa edição vem de um lugar distante. Nascido em 1º de novembro de 1955 em Beirute, no Líbano, Samir Bannout lutou muito para ganhar seu lugar ao sol na profissão de fisiculturista. O ‘Leão do Líbano’, como ficou conhecido dentro desse esporte, desde sempre foi elogiado por sua forma física digna de um campeão.

Sua paixão pelo esporte veio de casa, quando na adolescência, acompanhava seu irmão mais velho até a academia, quando este praticava levantamento de peso. Por muitos anos, Samir também fez levantamento, até que em 1973, o destino decidiu rumar sua carreira para a musculação. Ao passar por uma banca de jornal, se identificou com o conteúdo exibido pela revista Muscle Power Body, trazendo em sua capa o astro Arnold Schwarzenegger.

O fato da publicação ser totalmente escrita em inglês não serviu de empecilho para que ela fosse comprada por Bannout. Totalmente impressionado com a forma física de campeões como Franco Columbu e Frank Zane ali retratados, - que já faziam sucesso na Califórnia. Samir decidiu de vez deixar o levantamento de peso de lado para se dedicar à musculação. Leitor assíduo da publicação norte-americana, Samir investiu na compra de novas edições, além de um dicionário em inglês para compreender os textos ali escritos.

Por onde passava, Samir Bannout impressionava ao exibir uma região lombar definida e que se encaixava perfeitamente com os padrões esperados na época dentro do bodybuilding. Através de um convite para disputar o amador Mister Universo, várias foram as viagens feitas pela Europa. Lá o atleta aprendeu mais sobre o esporte, se aperfeiçoando em musculação para encarar de frente a América.

Em 1974, o ‘leão’ veio rugir na América, quando se mudou para Detroit. Quatro anos depois, foi nessa cidade que Bannout foi coroado como Mr. Michigan. Antes disso, recebeu o título de Mister Líbano. Os títulos foram conquistados pouco a pouco e a fama foi uma consequência. A definição muscular extrema que o atleta possuía foi capaz de alcançar sua região inferior das costas, ajudando a garantir um apelido a ele quando posava mostrando suas costas. Daí em diante suas costas eram referidas como “Cedro do Líbano” nas competições que participava.

A fama conquistada pouco a pouco rendeu a Samir a aparição em algumas publicações da época, incluindo Força e Saúde, Internacional MuscleMag, Digest Muscle, Flex, Muscle Training Illustrated, Muscle e Fitness, Muscle Up, IronMan, entre outras revistas sobre desenvolvimento muscular.

O campeão Bannout esteve em 53 concursos pela IFBB e tentou por onze vezes o título de Mr. Olympia. Sua carreira profissional durou 17 anos. Seu perfil dentro do bodybuilding era o de personagem mais divertido do esporte, sempre cheio de piadas e citações marcantes que costumava usar dentro e fora das academias.

Atualmente, Samir Bannout vive em Los Angeles, Califórnia, com sua segunda esposa Randa e três filhos; Lea, Jesse e Sergio. Ele foi introduzido no Hall da Fama da IFBB em 2002. O sobrenome originou a empresa de suplementos alimentares Bannout Nutrição.

PARTINDO PARA O OLYMPIA

Sua carreira só teria mesmo sucesso com a amizade conquistada com o pai do bodybuilding: Joe Weider. Uma parceria feita com o empresário fez com que Bannout ganhasse mais espaço no esporte, com fama e inúmeros títulos. O preparo físico vinha sendo mantido com treino forte e foco em grandes competições. O atleta se mantinha em destaque com seus 1,72m, pesando 97kg nas competições e fora delas, 108 kg.

Foi quando em 1982, na Inglaterra, disputou o Mr. Olympia, levando para casa a quarta colocação. Não estar entre os três melhores da competição, só deu o combustível que Samir precisava para lutar ainda mais para levar o título de campeão no ano seguinte. E foi o que aconteceu. Bannout consagrou-se campeão do Olympia em 1983, em Munique, na Alemanha.

No início dos anos 80, apenas seis homens haviam conquistado este título de maior prestígio no fisiculturismo mundial. Bannout venceu apenas uma vez, uma distinção compartilhada com os também Olympias Chris Dickerson e Dexter Jackson. Depois de ter alcançado o sexto lugar no Olympia de 1984, Bannout foi suspenso por três anos pela IFBB como punição por sua participação na federação rival, WABBA, (World Amateur Body Building Association).

Em 1990, ele novamente se classificou em 1º lugar em um campeonato promovido pela IFBB Pro: o IFBB Pittsburgh Pro Invitational. Em 1996, Bannout conseguiu a 6ª colocação no Mr. Olympia na categoria Master.

Bannout Nutrition

Por amar o fisiculturismo até os dias de hoje, Samir Bannout resolveu investir pesado na criação de uma linha de produtos voltados à nutrição, batizada com seu nome. A Bannout Nutrição é uma empresa que busca reunir o que há de mais inovador no mercado de suplementos alimentares. Liderada por Samir Bannout, a empresa tem como missão levar ao consumir produtos eficazes, sem as promessas vazias que muitas marcas lançam no mercado.

Os principais títulos de Samir Bannout são:

1985 e 1986 - WABBA World Championship - 1º lugar

1984 - Mr. Olympia - 6º lugar

1983 - Mr. Olympia - 1º lugar

1982 - Mr. Olympia - 4º lugar

1981 - Mr. Olympia - 9º lugar

1980 - Mr. Olympia - 15º lugar

1977 e 1978 - Mr. International, peso médio - 2º lugar

Comentários