SUPLEMENTAÇÃO GOURMET

Suplementação Gourmet: Panetone Fit

Até o papai-noel vai querer provar essa delícia!

Suplementação Gourmet: Panetone Fit As frutas selecionadas para esta receita são, na maioria, de baixo índice glicêmico
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Quando as festas de final de ano se aproximam bate aquela vontade irresistível de provar todas as delícias servidas nessa época não é mesmo? Mas para quem vive em dieta a solução mais acertada é se manter bem longe de qualquer tentação gastronômica, capaz de garantir gramas ou quilos indesejados (nem pensar!).

Pensando em levar o panetone à mesa de quem já está salivando só de pensar nessa gostosura, o nutrólogo Henrique Teixeira vem mais uma vez presentear nossa seção com uma invenção nutritiva: o panetone fit. Pronto, pode preparar e comer sem culpa essa iguaria e prepara-se para degustar o Natal mais feliz da sua vida!

A ideia de criar essa receita surgiu logo após Henrique diagnosticar que as opções de panetone existentes no mercado não se encontram adequadas ao padrão dietético de atletas ou dos praticantes de atividade física.

Na receita desse delicioso panetone fit, Henrique optou por farinha de banana verde por ser um alimento de baixo índice glicêmico e rica em amido resistente. Ela é hoje uma das farinhas mais indicadas para as pessoas que buscam perder massa gorda e ganhar massa magra em curto período de tempo.

“Além disso, podemos destacá-la como grande aliada no controle e prevenção do diabetes tipo II, no fortalecimento do sistema imunológico, na redução dos níveis de colesterol, na prevenção da osteoporose, no aumento da saciedade, na prevenção do câncer de intestino, no alivio dos sintomas da TPM e por último mantém a adequada saúde intestinal”, orienta Henrique.

A receita leva ainda o agave por ser um adoçante natural de baixo índice glicêmico, se tornando hoje uma das opções mais saudáveis de adoçar as receitas sem promover o tradicional pico de insulina. “Sempre procuro buscar opções saudáveis para aqueles que não usam açúcar e os adoçantes artificiais”, conta. O chá verde foi escolhido para promover o efeito termogênico da receita e ser capaz de potencializar o efeito funcional da mesma.

“Sabe-se que o efeito termogênico do chá verde é atribuído a interação natural que ocorre entre os seus altos teores de cafeína e catequina-polifenóis. Essa interação sinérgica mostra-se de grande poder em dietas cujo o objetivo principal é a substituição da massa gorda pela massa magra”, explica o nutrólogo.

As frutas selecionadas para esta receita são em grande maioria de baixo índice glicêmico, evitando os picos de insulina e o processo de armazenamento do excesso de açúcar na forma de gordura.

O suplemento é o mais querido de todas as receitas: a whey protein. Caso você queira fazer alguma substituição de ingrediente, Henrique dá a dica: “Minha sugestão é substituir as uvas passas pelo damasco seco”. Anotado? Mãos à obra!

PANETONE FIT by Henrique Miranda Teixeira

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de farinha de banana verde1 scoop de whey hidrolisada sabor baunilha1 e 1/2 xícara de adoçante sucralose ou 3 colheres (sopa) de agave1 colher (sopa) de fermento em pó4 claras2 colheres (chá) de essência de panetone1 e 1/2 xícara de chá verde sem adição de açúcar1 colher (sobremesa) de uva passas6 kiwis desidratados e triturados4 peras desidratadas e trituradas5 maçãs desidratadas e trituradas

Modo de preparo: Misture bem todos os ingredientes. Em seguida despeje a massa em uma forma de silicone e leve ao forno pré-aquecido em 230ºC por 30-40 minutos. Retire do forno e decore seu panetone com as mesmas frutas secas utilizadas para a confecção da massa.

Rendimento: 25 fatiasValor Calórico (por porção): 55,08 KcalCarboidratos: 9,69gProteínas: 2gGorduras: 0,16g *Fibras: 1,72g* Naturalmente presente nos ingredientes. Sem adição de gorduras.

Comentários