MITOS DO BODYBUILDING

Mitos do BodyBuilding: Chris Dickerson

O atleta que desbancou o preconceito de sua cor e levou o Mr. Olympia aos 43 anos!

Mitos do BodyBuilding: Chris Dickerson Aos 75 anos, Chris vive na Flórida
Crédito: BANCO DE IMAGENS

O ditado diz que a vida começa mesmo aos 40. Se é verdade ou não, é nessa idade que muitas pessoas atingem o sucesso. Nos dias atuais muitas são as mulheres que decidem serem mães aos 40; muitos alcançam a tão esperada ascensão profissional também nessa idade, sem falar na maturidade que naturalmente a era do ‘enta’ garante.

Nosso mito do bodybuilding sabe muito bem o sabor da conquista depois dos 40. Henri Christophe Dickerson ou simplesmente Chris Dickerson levantou a taça de campeão de um dos maiores campeonatos da classe, o Mr. Olympia, aos 43 anos.

O ano era 1982 e essa foi a única vez em que nosso campeão pode levar um título de Mr. Olympia para a casa, provando a qualquer competidor que vencer independe da idade. Nos dois anos anteriores, ele havia entrado na disputa, levando a segunda colocação. Em 1984, amargamente ficou em 11º, a pior colocação dele na disputa.

Nascido no dia 25 de agosto de 1939 em Montgomery, no Alabama, Estados Unidos, Dickerson é o trigêmeo mais novo da família. Hoje, aos 75 anos, Chris vive na Flórida, onde continua treinando e motivando cada vez mais, para que novas pessoas adotem uma vida saudável e que novos atletas fisiculturistas se inspirem em sua história. Sua agenda de consultoria de musculação está sempre cheia, e com razão!

Sua trajetória dentro do fisiculturismo durou mais de 30 anos, somando participações em mais de 50 competições. Dentre seus inúmeros títulos vale ressaltar que Chris Dickerson foi o primeiro atleta negro americano a conquistar o campeonato Mr. América no ano de 1970. Sua fama foi tão estrelada que foi reconhecida no ano 2000 com a inclusão do seu nome no Hall da Fama da IFBB.

A MARCA DICKERSON

Sua passagem pelo universo bodybuilding foi de participação. Muitas vitórias foram conquistadas pelo caminho e muita superação também. Ao longo dos anos, Dickerson construiu um físico denso e simétrico. Em sua primeira competição no esporte, Dickerson levou o terceiro lugar no Mr. Long Beach (Califórnia) em 1965, e ficou em quarto lugar em sua última participação no fisiculturismo, especificamente no Mr. Olympia no ano de 1994.

Além do Mr. Olympia, Dickerson venceu nove outros campeonatos da IFBB profissional no final dos anos 70 e início dos anos 80, tornando um dos concorrentes mais bem sucedidos de todos os tempos. Chris foi o primeiro atleta a estampar a primeira edição da revista Flex, em 1983. Além das marcas deixadas nesse esporte, Dickerson também se destacou ao estudo da música, dedicando seu talento à ópera, onde até os dias de hoje se apresenta com sucesso.

Sua veia para a arte garantiu a ele uma desenvoltura diferenciada ao realizar suas poses nos shows de bodybuilding pelo mundo. Durante sua carreira, foi considerado um dos melhores ‘posadores’ do esporte, e suas apresentações assemelhavam-se a uma coreografia teatral, exibindo sua estrutura de apenas 1,60m, distribuída em seus 82kg.

COM A PALAVRA, O MESTRE

Certa vez o filho do bodybuilding, Arnold Schwarzenegger citou Chris Dickerson, como sendo o único fisiculturista cujas panturrilhas sempre foram naturalmente maiores do que seus braços. Essa citação garantiu a Dickerson mais esse título.

Schwarzenegger ainda explicou que as panturrilhas, como os deltóides e abdominais, são uma parte do corpo muito estética. “Um bom par de panturrilhas fica muito bem na praia, na quadra de tênis e no palco. Mas, mais do que isso, um desenvolvimento notável das panturrilhas tem sido associado historicamente com o físico masculino ideal. Em condições ideais, o seu desenvolvimento de panturrilhas deve ser igual ao desenvolvimento dos seus bíceps. Se as panturrilhas são menores do que os seus braços, você precisa dar mais atenção a elas”, afirmou e aconselhou o astro Arnold.

PRECONCEITO DA COR

Como todos já sabem, o evento Mr. America existe desde 1938, mas somente 32 anos depois, em 1970, um atleta negro foi premiado como o grande vencedor dessa disputa. Chris Dickerson venceu esse concorrido evento. Nas 32 edições anteriores do Mr. America, grandes atletas como George Paine, Melvin Wells, Art Harris e Elmo Santiago participaram e simplesmente tiveram a premiação negada por um simples fato: serem negros. Dickerson venceu o preconceito da cor e deixou sua marca!

Os principais títulos de Chris Dickerson são:

2000: Hall of Fame – IFBB1982: 1º Mr. Olympia - IFBB1981: 2º Mr. Olympia - IFBB1980: 2º Mr. Olympia - IFBB 1979: 1º Canadá Pro Cup - IFBB 1974: 1º Geral Universe - Pro NABBA 1973: 1º Geral Universe – NABBA1970: 1º Mais Musculoso, Mr. America1970: Mr. America1968: Mr. USA1966: 1º Mais Musculoso, Junior Mr. USA

 

Comentários